terça-feira, 24 de março de 2009

Um filme e outras coisas legais(originalmente escrito em 18/08/2008).


"Omega Doom-A Maldição"(Omega Doom,1996)de Albert Pyun e com Rutger Hauer no papel do andróide Omega Doom 5.5, em sua caminhada na Terra devastada pela guerra nuclear que acredita-se extinguiu a humanidade, deixando o planeta para as tribos de andróides reunidas conforme seu modelo, geralmente com as "castas" não-guerreiras subordinadas as classes bélicas.

Os artificiais de um vilarejo procuram os depósitos de armas deixados pela humanidade embalados pelo desespero do boato de que os humanos estão retornando e irão usar estas armas para retomar a Terra. O rumor se intensifica com a chegada de Omega Doom que na guerra teve sua mente alterada por uma bala saída da arma de um humano morimbundo do exército rival ao do andróide.

As máquinas com forma humana tem pertinentes dúvidas sobre Omega Doom, se ele é um batedor das tropas humanas ou simplesmente mais um forasteiro do mundo que se recupera da ruína termonuclear.

Filme de baixo orçamento, mas com um roteiro que compensa muito bem suas limitações, chegando a ser, por alguns instantes, bem contemplativo.
Ficcão pós-apocalipse com bom detalhes de space western, incluindo apoteóticos duelos, aqui com armas brancas.

Omega Doom tem muito do clássico japones "Yojimbo,o Guarda-Costas"(Yojimbo,1961) do genial Akira Kurosawa(1910-1998) e com o icônico ator Toshiro Mifune(1920-1997) ,

que tem muitas similaridades com o livro "The Glass Key"(1931) de Dashiell Hammett(Samuel Dashiell Hammett,1894-1961)que teve duas adaptações cinematográficas noir , "Capitulou Sorrindo"(The Glass Key,1942)de Stuart Heisler (1896-1979)

e o anterior "A Chave de Vidro"(The Glass Key,1935)de Frank Tuttle(1892-1963).Mais tarde seria a vez da versão dos irmãos Coen com "Ajuste Final"(Miller's Crossing,1990).

e Walter Hill com "O Último Matador"(Last Man Standing,1996).

Yojimbo também deu origem ao anime "Kaze no Yojimbo"(2001-2002,25 episódios)de Hayato Date

, a hq cult "Usagi Yojimbo"(1984-)de Stan Sakai

A ficção científica militar "The Sharp End"(1993), parte da série "Hammer's Slammers"(1979-2006).

aos games "Way of the Samurai"(2002)da Spike , BAM! Entertainment e
Eidos Interactive.

"Tenchu:Wrath of Heaven"(2003)da Activision Publishing,Inc. e K2 LLC.

Creio que o maior trabalho com base em Yojimbo seja a trilogia Spaghetti Western do "Pistoleiro Sem Nome" ou "Trilogia dos Dólares" de Sérgio Leone e com Clint Eastwood como protagonista.
Composta pelos filmes "Por um Punhado de Dólares"(Per un pugno di dollari,1964)

segue com "Por uns Dólares a Mais"(Per Qualche Dollaro in Più,1965)

e conclui com o mais conhecido dos três filmes "Três Homens em Conflito"(Il buono, Il Brutto, Il Cattivo,1966).

Todos contam com a presença de Lee Van Cleef(1925–1989)que em 1984 faria o mestre ninja John Peter McAllister em busca da filha desaparecida(a então desconhecida Demi Moore) na série "O Mestre"(The Master,13 episódios)de Michael Sloan .

A celebrada trilogia deu status quo ao western italiano , mas filmado na Espanha , e intrínsecamente irmanada ao gênero samurai , ficando assim como um grande celeiro de influências das mídias imediatas e vindouras , em especial os sintéticos anos 70 , um bom exemplo são os seriados com elementos steampunk "Lion Man"(Raion Maru,1972,1973 e 2006)que conta inclusive com uma trilha sonora nos moldes do mestre Ennio Morricone.

Também digno de menção é o encontro de Yojimbo , com Mifune no papel , com o ronim cego Zatôichi(Shintarô Katsu,1931-1997) em "Zatôichi to Yôjinbô"(1970).

Kurosawa usou como baseamento para o exímio espadachin guarda-costas os westerns americanos , em especial os da filmografia do vigoroso John Ford(1894–1973).

Voltando ao campo da ficção ciêntífica , o diretor havaiano Albert Pyun já tinha experiência com o gênero pós-apocalipse com a ímpar comédia "Viagem Radioativa"(Radioactive Dreams,1985)onde dividiu a direção com John Spencer.O filme mostra
dois garotos de 4 anos que escapam do holocáusto nuclear e crescem em um abrigo subterrâneo, em contato apenas com filmes e novelas de detetives dos anos 40.Depois de 15 anos no abrigo , eles conseguem arrebentar a porta que os separa do mundo exterior e saem dali julgando-se detetives onde se portam como Humphrey Bogard, assumindo os nomes de Philip e Marlowe , com todos aqueles maneirismos linguístas da década de 1940 em plena devastação pós-holocaústo cheio de mutantes.Nestes inusitados preceitos Philip e Marlowe não fazem idéia que podem ser os entes que talvez acendam o estopim da próxima guerra nuclear.
Com uma busca arqueológica nas locadoras creio que seja possível encontrar este filme.

Mais famoso de Pyun é "Cyborg-O dragão do futuro"(Cyborg,1989)com Jean-Claude Van Damme como Gibson Rickenbacker um lutador sobrevivente de uma praga que levou a civilização a "anarquia , genocídio e fome" transformando-se em um pesadelo de insensata barbárie.

Durante a busca desesperada de Pearl Prophet(Dayle Haddon), para obter informações e conseguir o antídoto para o mundo, é capturado por canibais , os Flesh Pirates, que planejam manter a cura apenas para eles e assim serem senhores da Terra.Agora apenas as exímias habilidades de Gibson podem resgatá-la e salvar o que resta da civilização.
Filme bem produzido e apesar de ter o belga tem instantes de rara sensibilidade.Acessível a uma busca rápida por entre as prateleiras da locadora.

Cyborg teve duas continuações um tanto indiretas mas recomendáveis pela extensão do conceito de seu mundo pós-apocalipse."Cyborg 2"(1992)de Michael Schroeder com o antigo apresentador de "Acredite se Quiser"(Ripley's Believe It or Not!,1982-1986), Jack Palance(nascido Volodymyr Palahniuk,1919–2006)e a estreante Angelina Jolie(essa mesma).

O outro filme é direto para vídeo e é o que mais se distância do filme original "Cyborg 3-A Criação"(Cyborg 3:The Recycler,1994)também de Schroeder , com Khrystyne Haje no lugar da Lara Croft e com o ex-moleque delinquente de "Laranja Mecânica" , Malcolm McDowell.

Quanto a Rutger Hauer já teve a experiência de interpretar um artifial na sintética pele do replicante Roy Batty em "Blade Runner,O Caçador de Andróides"(Blade Runner,1982)de Ridley Scott
"todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva"
O filme foi vítima do comercialismo do cinema rendendo quatro versões , duas de 1982 (Versão para cinema EUA e Versão para cinema internacional) , a Versão do diretor (1992) e a Versão final do diretor (2007).

Outra boa ficção com a participação de Hauer é o telefilme "Nação do Medo"(Fatherland,1994) de Christopher Menaul baseada na novela de Robert Harris

A novela de Harris faz parte do subestilo que no léxico ficcional de ficção de realidade alternativa chamamos de "Pax Germanica" onde a Alemanha e o Eixo venceram a Segunda Guerra Mundial e exercem comando sobre as rédeas do globo

O gênero foi inaugurado por Philip K. Dick(1928-1982)com o livro vencedor do Hugo Awards "O Homen do Castelo Alto"(The Man in the High Castle,1962), considerada a melhor história de universo alternativo já realizada.
A última guerra mundial foi vencida pelos Nazistas e o mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão.Os negros retornam ao horror da escravidão e os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados.
O homem que vive no castelo escreve influenciado pelo I Ching, trazido pelos conquistadores japoneses, uma história proibida onde os aliados são os vencedores do coflito.
K Dick é mais famoso por escrever "Do Androids Dream of Electric Sheep?"(1968), inspiração para o filme Blade Runner.

Outro bom exemplo é o filme britânico "It Happened Here"(1966)de Kevin Brownlow e Andrew Mollo que mostram uma bem sucedida invasão e ocupação alemã ao Reino Unido de Churchil.

"The Ultimate Solution"(1973), de Eric Norden mostra a partilha do mundo entre o III Reich e o Império Japonês após a vitória total destes no embate global.
Norden parece ter inspirado "In the Presence of Mine Enemies"(2003)do escritor, historiador e mestre da ficção da realidade alternativa Harry Turtledove que mostra a Terra de 2010 resultante da vitoriosa intervenção do Eixo no século XX com a política isoacionista dos Estados Unidos.


Também recente é o livro "A Conspiração Contra a América"(The Plot Against America,2004), de Philip Roth no qual o enredo parte da premissa de que Frank Delano Roosevelt, em vez de disputar a presidencia em 40 com um inexpressivo candidato republicano, perdeu a disputa para o popular aviador Charles A. Lindbergh, simpatizante do nazismo.
Construindo um relato ficcional em torno da sua própria família , Roth descreve a luta pela sobrevivência em uma América fascista.

O livro "1945"(1995)de Newt Gingrich e William R. Forstchen relata um mundo onde os Estados Unidos da Segunda Guerra lutaram exclusivamente contra o Japão. Com a derrota da soviética na invasão alemã e a subsequente dominação européia pelos germânicos, a Guerra Fria é entre a Alemanha e os Estados Unidos.

A invasão a ilha britânica também logra êxito em "SS-GB"(1978) do historiador e novelista Len Deighton.Aqui a Alemanha não invade o solo soviético prontamente , o rei George VI(Albert Frederick Arthur George,1895–1952) é preso na Torre de Londres sob guarda SS.O título refere-se a "SS-Great Britain branch".

O mesmo pode ser dito do ganhador do Sidewise Award , "Collaborator"(2003) do jornalista Murray Davies.

Com muitos elementos de horror e viagem no tempo "The Sound of His Horn"(1952)do diplomata John William Wall(1910-1989)ou simplesmente Sarban , mostra os nazistas no controle após 102 anos da Segunda Guerra Mundial , sujeitando as minorias caçadas a experiências genéticas.

Influência para Poul Anderson em "The Corridors of Time"(1965) , que não usou a vitória nazi em seu romance.

Anterior a guerra mas que cabe perfeitamente no estilo e "A Noite da Suástica"(Swastika Night,1937)de Murray Constantine(nascida Katharine Penelope Cade e depois chamada Katharine Burdekin,1896–1963)que fez um plausível exercício de futurologia.Sua "Guerra dos Vinte Anos" é analga a nossa Segunda Grande Guerra.

Mais ou menos na mesma linha , porém mais leve e tratando-se de dimensões paralelas , é o episódio "California Reich" da série "Sliders,Dimensões Paralelas"(Sliders,1995-1999,88 episódios)de Tracy Tormé e Robert K. Weiss , onde os deslizadores das dimensões param em uma Terra onde Hitler nunca existiu , mas as minorias são escravas das etnias nórdicas , tidas como superiores.

O episódio parece ter tido como base o livro "O Homem da Suástica"(The Iron Dream,1972)de Norman Spinrad , não faz parte do gênero Pax Germanica , mas especula uma realidade sem a grande interferência política de Hitler.

A terceira novela de Stephen Fry , "Making History"(1997) também vencedora do Sidewise Award for Alternate History , toma partido de uma realidade onde Hitler nunca existiu , o que não impediu o surgimento do nacional-socialismo , a guerra e a Alemanha de ficar com uma boa fatia do mundo.

Talvez fuja um pouco do tema germanico , o policial sul-coreano "2009- Memórias Perdidas"(2009:Lost Memories) de Si-myung Lee , é quase um Homem do Castelo Alto asiático.Ficção muito competente.

De volta ao estilo "com Hitler" , "The Children's War"(2001)de J.N. Stroyar , tem a premissa que o astrólogo de Hitler o convence que invadir a União Soviética não é uma idéia tão brilhante quanto acha e que o progresso está no programa nuclear nazista , as cartas foram lançadas...

O ganhador do Sidewise Award teve a continuação "A Change of Regime"(2004).

O manga "Kerberos saga"(1986)de Mamoru Oshii , deu origem uma intrincada , rica e bem definida linha temporal multimídia.
Suas obras de mais facíl acesso são os filmes a começar com "Akai Megane"(1987)

iniciando uma bem constrúida linha temporal a partir da exitosa campanha do Eixo no conflito global , segue com
"Kerberos:Jigoku no Banken"(1991)

Indo para o ótimo e mais conhecido "Jin-Roh"(1999)de Hiroyuki Okiura sobre o roteiro de Mamoru Oshii , mostra o conflito interno de um policial militar em um Japão cada vez mais germanizado após a vitória fascista e ocupação alemã do arquipélago .Uma das obras primas das animações dos anos 90 , seu enfoque máximo é o paralelo com a antiga história do "Chapéuzinho Vermelho".

o rádio drama de 2003 "Kerberos Panzer Jäger" , projeto para filme animado a ser feito em 2009 , cuja prévia não oficial é o curta preto e branco "Images of the Last Battalion"(2005)de Koichi Kishita.Com exceção deste último e de Jin-Roh , todos tem a direção de Oshii.

Ainda na animação , a poderosa "Liga da Justiça" do Cartoon Network , no episódio triplo intitulado "Nos Tempos de Savage"(The Savage Time,2001)onde o longevo vilão imortal Savage volta no tempo com tecnologia do presente depõe Hitler e comanda a Alemanha rumo a vitória.No presente , Batman lidera a resistênco na América do Norte , o resto da Liga , imune as mudanças cronais é a esperança de a história voltar ao seu rumo.

Assista e leia o que der e não , espero , terá arrependimentos.
Bem , que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário