terça-feira, 24 de março de 2009

Bem, pode ser encarado como uma dica de leitura(originalmente scrito em 04/07/2008).


Spaaaaaae Ghost!
Lembro de tempos mais infantis em que eu torcia para que as lâmpadas queimassem para que meu genitor comprasse novas para que assim eu pudesse colocar as embalagens nos braços e brincar que eles eram os poderosos e práticos punhos de força do heróico paladino da justiça cósmica(por isso pelo menos duas lâmpadas deveriam pifar)
A recomendação vai para a boa mini-série em quadrinhos "Space Ghost" com roteiros de Joe Kelly (Deadpool) e a linda arte pintada do argentino Ariel Olivetti (Tropa Alfa em 1997)lançada pela DC Comics entre 2004 e 2005 tem um caráter mais sério do que propunha sua série original , a origem do herói é uma dramática saga de vingança , incluindo elementos de corrupçãoe latrocínio das forças policiais de onde o íntegro guardião provem."Vocês tem o direito de viver em paz!"Brada o homem que morrerá para dar lugar a Space Ghost.

O personagem de Alex Toth(1928-2006)parecia fadado a ser eternamente lembrado não por suas aventuras singrando o cosmo e exterminando o mal , mas sim pelo animado talk show "Space Ghost de Costa a Costa"( Space Ghost: Coast to Coast, ou SGC2C ,1994-2004)de Mike Lazzo.

Em seus 98 episódios de aproximadamente 11 minutos bancava o Jô Soares do mundo da animação com entrevistas a celebridades como Matt Groening , Buzz Aldrin , Björk ,Jim Carrey ,Eric Strada (o Moltar é fã dele),e muitos outros nomes célebres(ou não).

Foi um sucesso que rendeu dois spin offs , o "reality show" chamado"Cartoon Planet"(1995-1999,22 episódios)também com dedo de Lazzo no meio.



E a sitcom de Jim Fortier , Andy Merril e Pete Smith , o sitcom "O Show do Brak"(The Brak Show,2000-2003,28 episódios e um especial)onde vimos a difícil adolescência de Brak ao lado de seu pai , um diminuto humano com a cara do Walt Disney , sua mãe , que parece um Brak figurante do clipe "I Want To Break Free" do Queen e seu sádico amigo o louva-deus Zorak em um longínquo planeta muito parecido com im subúrbio estadunidense de classe média.

Creio que foi a nova abordagem de Space Ghost que inspirou o programa "Harvey, o Advogado"(Harvey Birdman, Attorney at Law,2000-2007,39 episódios)de Michael Ouweleen e Erik Richter. "Se prepare para sentir o poder... da JUSTIÇA!"

Como no caso de Space Ghost , uma reformulação de um clássico da Hanna-Barbera , o eloquente "Hoomeeen Pássaro"(Birdman),felizmente para brincar de Homem-Pássaro não era preciso queimar nenhuma lâmpada , só infernizar todo mundo com o griteiro.

Apesar de Costa a Costa ser um bom programa a impressão que tenho é que ele fez pelo personagem o mesmo a série do rechonchudo Adam West (ah , ele também foi entrevistado) e Burt Ward(aquela mesma dos POFs , SOCs e KAPOWS , que o Robin só faltava falar "Santa Tetê Espíndola , Batman" e que Joel Schumacher tentou imitar com "Batman & Robin" de 1997 mas foi mais incopetente)fizeram pela reputação do taciturno cavaleiro das trevas. Pode se encarar que Kelly e Olivetti fizeram pelo herói residente do Planeta Fantasma o mesmo que Tommy Yune fez com Speed Racer na mini série da Wildstorm "Speed Racer"(Speed Racer: Born to Race,1999).

Talvez exagerando um pouco, ouso dizer que o que Kelly e Olivetti , ao colocarem violência incontestável , corrupção , os pensamentos de suicídio de Thaddeus Bach(sim,esse é o nome verdadeiro de Space Ghost)após o cruel assassinato de sua esposa grávida , os infantes gêmeos Jan e Jayce tendo sua colônia devastada e pais mortos pelo exécito de um Zorak faminto por carne humana

,e ter ignorado o pequeno símio Blip - não esquecendo das lindas e majestosas capas de Alex Ross(Reino do Amanhã) - realizaram algo comparável ao que Frank Miller fez em "O Cavaleiro das Trevas" na época pós-seriado camp. Estarei sendo hiperbólico?Leia e veja.
Nos Estados Unidos foram seis edicões , aqui a Panini condensou em Três caprichadas edicões que ainda podem ser encontradas com relativa facilidade.


Até mais e que a força esteja com você.

1 comentários:

Nisa Benthon disse...

adorei ouvir vc contar pessoalmente esta historia ^^ saudades suas meu anjo!!

Postar um comentário