terça-feira, 24 de março de 2009

Lutchadores II(originalmente escrito em 21/11/2008)

"El Tigre:As Aventuras de Many Rivera"(El Tigre:The Adventures of Manny Rivera,2007-)dos animadores mexicanos Sandra Equihua e Jorge R. Gutierrez para o canal Nickelodeon que de vez em quando surpreende apresentando uma animação que vale a pena assistir(para depois cancelar sem mais nem menos.Vide os casos de Ren e Stimpy, Doug, Invasor Zin, A Vida Moderna de Rocko. Felizmente "Avatar" e o próprio El tigre estão escapando)

Bem , o jovem Many Rivera, que junto de sua família e sua amiga Frida, filha do delegado local, vivem na mítica e improvável Cidade do Milagre(Miracle City), cheia de super-vilões com cara de folclore mexicano.

Many que ao girar a fivela de seu cinto se transforma no herói felino El Tigre, é filho do herói aposentado White Pantera(ou Rodolpho Rivera) cuja fonte de poder, as brilhantes e poderosas Botas de Bronze da Verdade, que já não são mais como eram antigamente, Pantera faz o que pode para educar seu filho nos caminhos da verdade e da justiça, os quais nem sempre são seguidos pelo precoce Rivera que ao fazer algo muito, muito, muito, muito ruim seu pai o chama pelo seu nome inteiro: Manual Pablo Gutierrez O'brian Equihua Rivera.
Essa ambiguidade moral de Many é uma possível influência do Granpapi Rivera de Pantera, o vilão Puma Loco que no passado foi muito mais perigoso e todos tremiam quando ele aparecia por perto, não que ainda não cause problemas quando ativa seu Sombreiro Dourado do Caos. Este é o clã Rivera.

Talvez a única pessoa do circúlo social de Many que não tem poderes é a menina de cabelo azul, Frida Suárez(como certa vez disse, muito gentilmente, White Pantera:"Não se preocupe com isso, Frida , nem todos podem ser úteis.") que vive tentando convencer(não que seja dificíl) Many a fazer coisas erradas(como o fazedor de tatuagens que Manny comprou com o dinheiro que seu pai lhe deu para comprar guaca-mole ou roubar seu cinto e se tornar La Tigresa). O que não quer dizer que a espivetada menina não encare o perigo de frente.
No episódio "Entra El Cuervo/Um punhado de Coleiras"(Fool's Goal)Frida está usando uma indumentária amarela similar a Noiva do Kill Bill de Tarantino, ou a roupa que Bruce Lee(1940-1973) usa em "O Jogo da Morte"(Sǐwáng de Yóuxì,1973)

Os vilões são um show a parte, como a líder zumbi Satana dos Mortos(paródia do guitarista latino Santana), a maior vilã da cidade(dizem que já namorou Puma Loco).

O super morto-vivo Che Chapuza e seu neto Che Chapuzinha, o Burro Zebra - animal interessante que é muito dócil e que foi ressuscitado por Manny e Frida com a Guitarra dos Mortos de Satana, após o pobre bichinho comer banana (que, como todos sabem, é veneno para um burrinho zebra) - que acaba virando o terrível zumbi Burro Zebra , que é amado por toda a Cidade!
A excentrica Máfia do Bigode, entre eles só o líder tem bigodes inquebráveis (não quer dizer que não se possa apará-lo) e loiros.

Os heróis coadjuvantes não ficam para trás no quesito esdrúxulo, a começar pela mãe de Many, Maria Rivera, que foi embora porque ela ficava muito estressada quando Pantera ia lutar contra monstros e quase tem um ataque quando descobre que Many é El Tigre. Mas acaba aceitando. No passado foi a súper-heroína Plata Peligrosa.
A lista segue com o fantástico Albino Burrito - É um garoto chato que acha que pode ser super-héroi. Frida e Manny o escravizam dizendo que seus trabalhos domésticos tinham o incrível poder de ajudá-lo, para ele virar super-herói. E vive cantando(em tom de "A cavalgada das Valkírias" de Wagner) "Albino burrito! Albino burrito! Albino burrito! Albino burritoooo!" .

A interessante filha de vilões baseados em pássaros, o Bando da Fúria ,Black Cuervo, que na verdade é a garota Zoe Aves, interessada romanticamente em Many e com ódio mortal de Frida.


Os trajes da apática caçula do Bando da Fúria lembram muito os super uniformes dos integrantes do clássico da Tatsunoko, "G-Force"(Kagaku Ninjatai Gatchaman,1972-1974,105 episódios)de Hisayuki Toriumi.

Sem contar as esporádicas aparicões , em flasback , dos ancestrais de Many , como Leão Dourado , o primeiro Rivera a ser um Super Herói. Suas roupas são semelhantes às de um conquistador e ele é o filho do Leopardo Negro , pai do poderoso Cheeta, avô do Justisa Jaguar , bisavô do Puma Loco , tatara-vô do White Pantera.
As aventuras de El Tigre foram transpostas para video game nos razoaveis jogos "El Tigre: The Adventures of Manny Rivera"(2007 para Nintendo DS e 2008 para Playstation 2).

Many também pode ser visto na versão DS do grande slam da Nick "Nicktoons: Attack of the Toybots"(também conhecido na europa como "SpongeBob and Friends: Attack of the Toybots",2007)da Blue Tongue Entertainment(Wii, PS2) , Natsume (DS) e Firemint(GBA).Que é sequencia de "Nicktoons Unite!"("SpongeBob SquarePants and Friends: Unite!" na Europa)de 2005 , pela Blue Tongue Entertainment(PS2, GC) e Climax Group(GBA, DS), que por sua vez derivou "Nicktoons: Battle for Volcano Island" ("SpongeBob and Friends: Battle for Volcano Island" para os conterâneos de Churchill e Napoleão)da Blue Tongue Entertainment(PS2,GC) , Halfbrick Studios(GBA)e Natsume(DS).Todos publicados pela THQ.



Tenho que dar muitos créditos a dublagem brasileira e a incrível trilha sonora do cartoom.
O tópico heroísmo da obra tem o interessante ponto de que Many Rivera convive com as facetas da justiça(White Pantera) e com a vilania e as coisas não tão boas assim(Pum Loco , e Frida em muitas ocasiões) , embora as vezes seduzido pelo "lado negro" seu discernimento(e algumas confusões)só enriquecem seu caminho para o bem e o altruísmo.
Esse é o heróico El Tigre.

0 comentários:

Postar um comentário