terça-feira, 24 de março de 2009

Já se foi o disco-voador !!!(originalmente escrito em 10/07/2008)

Sim , já pode destrancar a porta do banheiro.

Arquivo X(The X-Files) voltou, creio que foi uma das coisas mais inusitadas destes últimos anos.O criador da série, o Grande Morcego da Conspiração, Chris Carter , deixou a onda ufológica morrer para tirar o segundo filme do papel , e não creio que a segunda investida no cinema,"Arquivo X,Eu Quero Acreditar"(The X-Files,I Want to Believe,2008)reacenderá o interesse pelos vizinhos do Alf.

Quando "Arquivo X-Resista ao Futuro"(The X-Files-Fight the Future,1998) era planejado, a idéia era terminar a série na quinta temporada e continuar com longas metragem, mais ou menos como em Jornada na Estrelas, se os planos de Carter mudaram para levar a série ao desgaste e depois dar as caras uma vez por década, creio que deve estar muito feliz.

No começo da última década do século XX, a Alemanha se reunificava, a União Soviética deixava o cenário global para sempre(espero),

Collor sofria o impeachment,a Image Comics era fundada para deixar o mundo quadrinístico mais medíocre(mas foi bom por que "acordou" as grandes editoras), o cinema catástrofe voltova, a internet começava a mostrar as garras e o Nirvana fundava o movimento Grunge e ressuscitava a moda das camisas com o padrão de cores chamado xadrez. A apatia e alienação começavam o seu reinado(Beavis e Butt-Head que o digam)já que os tamagochi deixaram um grande vácuo de poder por prêencher.

No início da década, no cinema, a pequena onda de filmes de artes marcias, aberta por "O Rei dos Kickboxers"(The King of Kickboxers,1991) de Lucas Lowe ,

lotava as salas e abria espaço para a ascendente carreira do belga Jean-Claude Van Damme e das meteóricas carreiras de Billy Drago, Jeff Wincott, Dean Stockwell, Michael Paré

, Don "The Dragon" Wilson e da rainha do pontapé Cynthia Rothrock, que conseguiram melhor resultado no crescente mercado de vídeo.

O competente cinema de ação Made in Hong Kong ganhava reconhecimento.

Ao mesmo tempo que os filmes "étnicos realidade", aqueles do tipo "GTA:San Andreas" que dizem que a vida é uma droga iniciavam seu ciclo, como "Os donos da Rua"(Boyz n the Hood,1991) de John Singleton, e "Mentes Perigosas"(Dangerous Minds,1995)de John N. Smith ,baseado no livro "My Posse Don't Do Homework"(1995), da professora LouAnne Johnsona e com a Mulher-Gato Michelle Pfeiffer em seu papel.

O filme inclusive originou uma série de mesmo nome, pouco lembrada e com 17 episódios exibidos entre 96 e 97.

Uma derivação tardia deste ciclo é a série de comédia/biografia "Todo Mundo Odeia o Chris"(Everybody Hates Chris,2005-)de Ali LeRoi e o biografado Chris Rock.

As desventuras de Chris são uma espécie de "Anos Incríveis"(The Wonder Years,1988-1993,115 episódios)de Michael Dinner e Nick Marck, feito no Brooklin.

Ou a menos inteligente mas com muito sucesso é a série do rapper Will Smith no papel dele mesmo , como um terror para o pobre chefe de família Philip Banks e do tampinha Carlton em um "Um Maluco no Pedaço"(The Fresh Prince of Bel-Air,1990-1996,148 episódios)de Andy e Susan Borowitz.

Will Smith , que havia provado o sucesso ao lado de Martin Lawrence com o trhiller comédia/policial/ação ao estilo Máquina Mortífera no "Bad Boys"(1995)de Michael Bay ,

Conheceu realmente os louros , e creio que muitas loiras , graças a invasão alien de "Independence Day".

Bom , continuemos com a análise.
E falando na TV , parecia que estávamos entregues aos problemas da juvetude e início da fase adulta , como as tramóias da fogosa Amanda Woodward no condomínio "Melrose"(1992-1999,227 episódios), ou as aventuras e desventuras dos amigos burgueses chorões de Brandon e Brenda em "Barrados no Baile"(Beverly Hills 90210,1990-2000,293 episódios)ambas séries de Darren Star ;

E as futilidades irritantes e desnecessárias de "As Patricinhas de Beverly Hills"(Clueless,1995)de Amy Heckerling e sua série derivada
"As Patricinhas"(Clueless,1996-1999,61 episódios)

que abriam caminho para Paris Hilton e as "Três Espiãs Demais"(Totally Spy!,2001-)de Vincent Chalvon-Demersay e David Michel continuarem com a doutrina "Como ser totalmente inútil para o mundo".O meu cientista favorito , o Beakman e seu "Mundo de Beakman"(Beakman's World,1993-1998)de Jok R. Church , baseado na tira "You Can With Beakman and Jax" de Church , salvava quem podia.

As comédias eram um bom jeito de espairecer sobre estes problemas(aporinhações)adolescentes , como no topetudo "Parker Lewis"(Parker Lewis Can't Lose,1990-1993,73 episódios)de David Silverman ,

a colegial "Galera do Barulho"(Saved by the Bell,1989-1993,90 episódios)de Sam Bobrick ,

e o pequeno clássico júvenil da menina nariguda "Blossom"(1991-1995,114 episódios)de Don Reo , que era bom até virar um Barrados de pobre.

A breve dinossaumania capitaneada pelos "Simpsons Jurássicoas da Disney" ,a classe média de Pangea muito bem representada pelos Silva Sauro de "Família Dinossauros"(Dinosaurs,1991-1994,65 episódios)de Michael Jacobs e Bob Young;

a ação pura simples , como já havia nos anos 80 , como na série "Raio de Ação"(Lightning Force,1991-1992,24 episódios) ,ou os "GiJoe canadenses" como eu chamava , e pequenos sucessos como a realidade felina de "Swat Kats"(Swat Kats:The Radical Squadron,1993-1995,23 episódios)Christian Tremblay ;

as animações de profunda estilização como "Ren e Stimpy"(The Ren & Stimpy Show,1991-1996,52 episódios)de John Kricfalusi , ao qual acredito foi o último cartoon a usar música clássica em profusão.

"Dois Cachorros Bobos"(2 Stupid Dogs,1993-1995,33 episódios)de Donovan Cook

"A Vida Moderna de Rocko"(Rocko's Modern Life,1993-1996,52 episódios)de Joe Murray , também muito conhecido como "aquele do Vacão";

e os simpáticos roedores Dagget e Norbert de "Os Castores Pirados"(The Angry Beavers1997-2001,62 episódios)Michael Gerard e Russ Mooney.

O imenso experimentalismo de animação e filosofia(ou seja , uma desculpa caso você não tenha entendido o que o programa quis dizer com isso)como "Aeon Flux"(1991-1995,16 episódios)do coreano que parece que faz sempre a mesma coisa , Peter Chung ;

e tecnologia 3D como nas animações pobres da Marvel(até hoje creio que eles não sabem cuidar de seus personagens na mídia televisiva , a única coisa que deu certo que era o seriado do Blade foi cancalado) e na desmenbração descerebrada , pode-se dizer literalmente , do desenho "Liga de Mutantes"(Mutant League,1996)baseado nos games da Eletronic Arts "Mutant League Football"(1993) e "Mutant League Hockey"(1994).

E ainda séries sobre nada (não estou falando de "Malhação") como "Seinfeld"(1990-1998,180 episódios)do próprio Jerry Seinfeld.

A via alternativa das séries familiares , do estilo Simpsons , como "Uma Família da Pesada"(Family Guy,1999-)de Seth MacFarlane ,

a quase filisófica "O Rei do Pedaço"(King of the Hill,1997-) de Greg Daniels e Mike Judge("pai"do Beavis e do Butt-Head).

a escrachada , e nem por isso sem o seu grau filosófico "Duckman"(Duckman: Private Dick/Family Man,1994-1997,70 episódios)de Everett Peck , com sua dublagem nacional porreta e seu dialogos quase improváveis:
Duckman ao seu pai biológico (descoberto no episódio): "teorias da conspiração, FBI, CIA, Castro, Maoístas... sabe o que você é de verdade? Um covarde, você abandonou sua família, a mamãe e eu, por sua covardia e para se justificar se isolou do mundo usando sua paranóia e mania de perseguição". Momento deveras interessante pois Duckman revela os defeitos de seu genitor que não perde muito para ele.O próprio Duckman é um egoísta que vive ignorando a família.Emquanto isso o FBI está atirando contra eles.
Baseado em uma série de quadrinhos da Dark Horse.

e o calvo e exigente crítico de cinema Jay Sherman que tem um pai que acha que é o "El Cabong" de "The Critic"(1994-1995,23 episódios)de Al Jean e Mike Reiss.

E os estilos Cartoon Network que são praticamente um revival do que se fazia em animação , uma espécie de herança da velha e boa Hanna-Barbera , nos anos 60.

Que como propriedade do Turner Broadcasting System, Inc. concorria consigo mesmo pelas competentes animações da Warner associada com a Amblin Entertainment de Spielberg.

E ainda o revoltante fenômeno "Power Rangers"(Mighty Morphin' Power Rangers,1993-1996,155 episódios) da Saban (hoje da Disney)
que estragou tudo que o Super Sentai tinha de bom.
Tragam os Maskmen de volta!!!

Enfim , parecia que estes dez anos seriam um longo episódio de "O Fantático Mundo de Bob" ou de "Doug" , com reprises de "Anos Incríveis" , e uma pitada de Freakazoid ,(no final parecia um clipe do Marilyn Manson) até que algo aconteceu.

Havia alguma coisa lúgubre no meado dos anos 90 , série aproveitou muito bem (e foi responsável em parte)pelo paranóia sufocante que se instalava no cotidiano , talvez por não estarmos mais acostumados a idéia de não ter mais as capas vermelhas debaixo da cama para causar preocupação , os céus ficaram repletos de objetos estranhos e os cidadãos incautos eram abduzidos aos montes.
Creio que foram os anos de mais supostos avistamentos e alegadas abduções desde os anos 1960 , e isto refletia na cultura , quase tudo , desde a estréia de Arquivo X(1993-2002,202 episódios) , tinha um cunho ufológico , nem que fosse forçado ao extremo , tinha que ter U.F.O.S. no meio senão não tinhagraça(como o ridículo spin-off de SOS Malibu/Baywatch , o "Baywatch Nights").
Se você se dizia fã de ficção científica perguntavam:
"-Que tem discos-voadores?"
Se a resposta você negativa...
"-Então não é ficção científica."

As coisa pioraram com o incidente em Varginha em 96 , o subsequente fenômeno Chupacabras e o aniversário de 50 anos do caso Roswell e aquele vídeo da autópsia mais autêntico que uma novela mexicana(prefiro o filme do Pelé) ,

que por mais explicações que possam ser dadas os mais crédulos só aceitam a mais fantasiosa.
Principalmente a partir do ano de 1996 (5.000 avistamentos só no Brasil , não , a Tiazinha ainda não havia filmado o dirigível anunciando "Goodyear" bem grande)o disco-voador havia vindo com tudo.

E parecia que caloteiro e pancada de moleque nenhum poderiam para-lo
Era como se David Vincent estivesse esperando o tempo todo para dizer "Eu não te disse?".

A alegada variedade telivisiva tornou-se uma variedade de temas ufológicos e quem sabe um pouco de sobrenatural.
Quase tudo era concorrência para os casos de Mulder e Scully ,
acredito que o rimeiro rival tenha sido "Dark Skies"(1996-1997)de Bryce Zabel , mas os UFOs de Arquivo brilhavam mais deixando a série com uma única temporada de 20 episódios e o futuro ostracismo.

Roland Emmerich e Dean Devlin já haviam causado certo furor no cinema com sua fórmula , que consistia em Guerra dos Mundos+Star Wars+V:A Batalha Final=$$$ , que virou "Independence Day"(ou ID-4,1996) e antes disto o razoável êxito com "Stargate"(1994)que mexia com o famoso livro , mais tarde filme ,"Eram os Deuses Astronautas"(Erinnerungen an die Zukunft,1968)de Erich Von Däniken, e que logo virou um ótimo celeiro de seriados

(produziram a série "The Visitor"(1997-1998) sobre um aviador abduzido nos anos 50 e que de volta além de sofrer o deslocamento de sua época é caçado pelo governo , que logo tem ordens revogadas pelo Canceroso que acaba o programa com seus 13 episódios.

Surgiram até séries em que o alien era o principal autenticando o bordão "Eles estão entre nós" como a produção EUA/França/Canadá "Codename:Eternity"(1999) de William Fruet e Jeff King , com 26 episódios e depois indo para o formol da Área 51.
Os divertidos "3rd Rock from the Sun"(também conhecid na , argh , tv aberta pelos sonoros nomes "Etaterrestre" e "Uma Família de Outro Mundo",1996-2001,139 episódios)de Bonnie e Terry Turner

e o hoje cult seriado animado do megolomaníaco conquistador "Invasor ZIM"(Invader ZIM,2001-2003,27 episódios)de Jhonen Vasquez para o infeliz canal Nickelodeon.Mais o ,que eu chamo de "Alien´s Creek" , seriado "Roswell"(1999-2002,61 episódios) de Jason Katims.

Personagens com certas habilidaes psiquicas , como "Profiler"(1996-2000,83 episódios)de Cynthia Saunders.

Sem falar no retorno de "Os Invasores"(The Invader,1967-1968,43 episódios)de Larry Cohen , com um telefilme que mostrava que o pobre David Vincent ainda luta contra os invasores ."Os Ivasores"(The Invaders,1995)de Paul Shapiro aparentava ser o piloto do que poderia ser uma nova série , desta vez com Scott Bakula (Contratempos)para ser chamado de louco;
e na original série de Chris Brancato , "First Wave"(1998-2001,66 episódios).

O retorno do clássico Jonny Quest em "As Verdadeiras Aventuras de Jonny Quest"(The Real Adventures of Jonny Quest,1996-1999,52 episódios),

as aventuras do filho do Dr. Bentom Quest raramente eram lutas contra vilões étnicos como a velha ameaça amarela Dr. Zin , e sim mistérios que pareciam ter escapado das gavetas de Mulder.
A ótima animação "Big Guy e Rusty, o menino-robô"(1999-2001,26 episódios) baseada na hq de Frank Miller e Geofrey Darrow ,"Big Guy and Rusty the Boy Robot"(1996) para a editora Dark Horse , os he´rois lutavam contra montros do subterrâneo , ameaças cibernéticas e terrorismo , uma vez impediram uma frota de discos-voadores de levarem nosso gado.

Caso similar ao de "Baywatch Nights" é o do velho personagem "Archie" que ganhou sua cota de bizarrices na (terrível)animação "Os Assombrosos Mistérios de Archie"("Archie's Weird Mysteries",1999-2000,39 episódios)onde em um episódio chegam a aparecer um casal de sósias de Mulder e Scully , que , em vez de garbosos ternos usam ocúlos escuros e floreadas camisetas havainas.Baseada na hq de mesmo nome publicada pela Ashcan copy entre 1999 e 2000 , cancelada no número 25 , duraria mais se Archie largasse tudo e continuasse seus assédios com Betty e Veronica.

Mesmo séries que não passavam no eixo ufo/sobrenatural , flertavam com este como em "JAG-Ases invencíveis"(JAG,1995-2005,212 episódios)de Donald P. Bellisario , nos episódios "Desaparecido"(Vanished) e "O Jato Negro"(The Black Jet) , embora não trata-se de histórias com extraterrestres usam a ingênuidade dos crentes para compor a trama.

A série "Crusade"(1999,13 episódios)de J. Michael Straczynski , brinca com Arquivo X no episódio "The Visitors from Down the Street" onde a nós humanos é cabido o papel de aliens com fetiches por abduções , com direito a versões alienígenas da dupla de agentes e do Canceroso.
Spin-off de "Babylon 5" infelizmente cancelada muito cedo.

Mulder e Scully ainda teriam comtrapartes bem interressantes na tridimensional canadense "ReBoot"(1994-2001,47 episódios)de Gavin Blair , John Grace , Philip Mitchell , nos episódios "Não Confie em Ninguém"(Trust No One) onde os agentes Fax Modem e Data Nully advertem Bob sobre uma mítica criatura da rede (na verdade só Modem acreditava na tal criatura).

E no episódio "Arquivo Springfield"(The Springfield Files) de "Os Simpsons"(The Simpsons,1989-),em ambos tendo os próprios atores como dubladores

Caras como Batman acabam envolvidos na teia de conspiração inescapável ,

com todas as suas implicações.

Aqui , o chamado renascimento do quadrinho nacional envolvia um grupo de caçadores de ETs , o "U.F.O.Team"(1997) de Marcelo Cassaro e Joe Prado , sim aquele do Capitão Ninja , que faz aquele truque do boné.

Além do excelente RPG "Invasão"

e do romance interligado com o jogo , "Espada da Galáxia" de Cassaro.

O vídeofilme "Alien Force"(1996) é uma porcaria mas explora muito bem a paranóia quase intrínseca da época.
O tema também é muito bem colocado no telefilme "O Caso Roswell"(Roswell,1994)de Jeremy Kagan baseado no livro "UFO Crash at Roswell"(1991)de Kevin D. Randle e Donald R. Schmitt , escrito com base em entrevistas com 200 pessoas que alegaram ser testemunhas do incidente.Filmado em época muito propícia , recordo que a rede Globo exibiu no 50° aniversário do evento(4 de Julho de 1997).

Ainda fico surpreso com o fato de nunca terem feito um filme baseado no livro "The Day After Roswell"(1997) de Philip J. Corso (1915-998), iria alimentar muitas acusações e interpretações tão sem nexo , mas tão bem erigidas quanto o penteado do Walter Mercado.

Suponha que se Arquivo não tivesse feito sucesso a maior parte de nossa atenção teria ido para séries como "Buffy,a Caça-Vampiros"(Buffy the Vampire Slayer,1997-2003,144 episódios)de Joss Whedon , embora fosse possível que o malogro de Arquivo fizesse Whedon se satisfazer com o "Buffy, a Caça-Vampiros"(Buffy the Vampire Slayer,1992)dirigido por Fran Rubel Kuzui , ou seja , Buffy versão Sessão da Tarde.

Quem sabe iria para os aventurescos "Hércules"(Hercules: The Legendary Journeys,1995-1999,116 episódios)de Christian Williams , cujos telefilmes e histórico de mídias já lhe dão certas garantias para que o semideus e seu amigo Iolaus saiam espancando tudo que é criatura mitológica.O mesmo vale para "Xena"(Xena: Warrior Princess,1995-2001,134 episódios),seus estridentes gritos e a loirinha contadora de histórias(pra boi dormir) Gabrielle.

Com caráter especulativo:
Provavelmente Arquivo-X exacerbou o interesse por seriados , que já existia mas a mídia igorava , é facíl para um fã assistir muitos seriados quando maioria deles é uma abordagem diferente sobre seu tema preferido(no caso de Arquivo-X e outros do gênero há quem acredite quesão pontos de vista diferentes sobre a mesma verade).Comoa série de Carter era uma espécie de releitura de "Kolchak e os Dêmonios da Noite"(Kolchak: The Night Stalker,1974-1975,20 episódios e 2 telefilmes)de Jeffrey Grant Rice (que também escreveu o livro "The Night Stalker" que origina a série)

, a maior dica de Carter sobre isso , fora o fato e ele mesmo ter declarado isto em alto e bom som , é o episódio da segunda temporada "Terrível Simetria"(Fearful Symmetry) , claramente baseado no episódio "O Guardião da Eternidade"(They Have Been, They Are, They Will Be...) de Kolchak.
Continuando a especulação , é de se imaginar que a ótima série "Terra:O Conflito Final"(Earth: Final Conflict,1997-2002,110 episódios), criação do Grande Pássaro da Galáxia , Gene Roddenberry(1921-1991),

parece ser uma boa revisão das mini-séries oitentista "V:Os extraterrestres invadem a Terra"(V,1983,2 episódios) , "V:A Batalha Final"(V: The Final Battle,1984,3 episódios) e

a série que aqui também tinha o "Batalha Final" depois do "V"
(V:The Series,19 episódios),criação de Kenneth Johnson.

Depois de tanta embromação , o fato é de que em um espaço de poucos anos tivemos as conspiraçôes em que os líderes mundiais acendiam charrutos para os aliens que os ajudavam a se manter no poder e a luta clandestina , mas com chance de vitória na série trazida a luz pela viúva do criador de "Jornada nas Estrelas".
Virtualmente todas a facetas do que se é possível fazer com um alien foram exibidas naqueles dez anos em que eu reclamava que "V" nunca mais seria exibido(ainda reclamo).
Já que Roddenberry foi mencionado , um derivado de sua criação mais famosa que foi onde homem nenhum jamais esteve , "Jornada na Estrelas:Voyager"(Star Trek:Voyager,1995-2001,172 episódios)de Rick Berman , mostra no episódio "Os 37"(The 37's)a nave da mãezona da federação , a capitã Janeway , encontrando em um planeta perdido do quadrante Delta 8 humanos que foram abduzidos no século XX , entre eles a aviadora desaparecida Amelia Earhart(1897-desaparecida em 1937 e encontrada pela tripulação da Voyager no século 24 à 75 anos luz do espaço conhecido).
O episódio vem mais a memória por mostrar que a nova belezinha da Frota Estelar , a Voyager , diferente do resto da frota pode pousar.

Para o cinema não faltou muito para os homenzinhos verdes(ou cinzas , muito em voga).
No mesmo ano de estréia de Arquivo na TV , o filme "Fogo no Céu"(Fire in the Sky) de Robert Lieberman baseado no livro "The Walton Experience"(1978) do lenhador supostamente abduzido , Travis Walton , estreava com certo rebuliço , mas conseguindo mais êxito na TV , amaciada por Mulder e Scully.

Quase que ao mesmo tempo que os vôos presidenciais de "Indepence Day" , o bom "A Invasão"(The Arrival,1996)de David Twohy dizianos que emquanto nossos rádiotelescópios procuram inteligência extraterrestre nas estrelas , ela esconde-se bem debaixo do nosso nariz.

Com um estrondoso sucesso a primeira adaptação de hq bem feita , depois de "O Máscara"(The Mask,1994) , "Homens de Preto"(Men in Black , ou MIB , 1997)de Barry Sonnenfeld , baseado nos quadrinhos de curta duração da antiga Malibu Comics , usando a mitologia urbana dava uma pista das motivações da Lassie e que não é culpa sua de ter esquecido que no saco estava o "Corpo do Benito".

O bom , só que me decepciona pela panspermia , filme "Missão Marte"(Mission to Mars,2000)de Brian de Palma , dava vazão a idéia de que realmente existe uma esfinge alienígena no vale Cidônia em Marte , como muita gente impressionável vem afirmando desde os tempos em que o devedor do disco-voador era toureiro , ou campeão de boliche , ou Fígaro , ou...

Filme acima da média com pretensões de ser um novo "2001-Uma Odisséia no Espaço" , lugar que já havia sido preechido por "Contato"(Contact,1997)de Robert Zemeckis , baseado na única ficção escrita por Carl Sagan(1934-1996)e publicado em 1985.
O filme de Zemeckis foi um dos poucos sopros de bom senso que tivemos nos meios de entretenimento.

O filme "Fenômeno"(Phenomenon,1996)de Jon Turteltaub com o chacoalhante John Travolta , mostrava bem a que ponto a ignorância e desinformação havia chegado.

A "simples" conpiração , sem ETs também teve seu mote com Mel Gibson e Julia Roberts no bom "Teoria de Conspiração"(Conspiracy Theory,1997)de Richard Donner , não precisamos de aliens para que a vida seja uma mentira , lembre-se disso quando ouvir o ruído dos helicópteros negros.

A farsa conpiratória também é o cenário de fundo do anime responsável pelo boom oriental dos idos noventa e que sepultou de vez a expressão "japanimation" em prol do simples e funcional "anime" , o pós-apocalipse de "Neon Genesis Evangelion"(Shin Seiki Evangelion,1995-1996,26 episódios)de Hideaki Anno.
A velha revista Herói usou uma equação que achei muito apropriada para o anime(e história em quadrinhos de Yoshiyuki Sadamoto , só que o lerdo ainda não acabou o manga), era:
O Fim da Infância+2001+Arquivo-X+Robô Gigante=Evangelion.
"Enquanto deus estiver em seu céu , tudo na Terra estará bem."

Emquanto os aliens Arquivo-X invadiam todas as mídias, eu fazia a minha parte de cidadão terráqueo preocupado matando aliens com um sorriso sádico em um fliperama com o jogo "Area 51".

E era muito relaxante livrar a Terra da escória do universo com duas pistolas de plático, mesmo custando duas fichas.
Devo dizer que uma das minhas maiores desilusões com Arquivo-X, não estou contando o infame beijo que pareceu sair de uma inspiração de "A Gata e o Rato"(Moonlighting),

- é , aquela mesma do tempo em que o Bruce Willis tinha cabelo -
foi o fato de Quentim Tarantino não poder ter dirigido um episódio da série por não ser menbro do Director's Guild of America.Já tinha-se feito dois ótimos episódios escritos por William Gibson

(escritor da chamada "Sprawl Trilogy" formada por "Neuromancer" de 1984 , "Count Zero" de 1986 , e "Mona Lisa Overdrive" de 1988 , o primeiro ,alias ,é o marco do ínicio formal do movimento Cyberpunk)- o episódio "Vivendo no Ciber-Espaço"(Kill Switch)e "O Mundo Virtual"(First Person Shooter),este foi o que a pobre e patética série "Jogo Mortal"(Deadly Games,1995-1996,13 Episódios)



nunca pode ser, lamento que nunca tenha sido feito um jogo baseado neste episódio.

Também um episódio escrito pelo prolífico Stephem King - "Feitiço"(Chinga)- que classifiquei como "bom , mas não tão bom assim".Como fã do responsável pela ressurreição do dançante John Travolta (bem que tentou da Pam Grier também).Parece que seria o episódio "Nunca mais"(Never again), que devido ao desfalque de Tarantino foi parar nas costumeiras mãos de Rob Bowman e Glen Morgan.

Sempre apreciei as presenças telivisivas de Tarantino, como sua participação no bom "Alias-Codinome:Perigo"(Alias,2001-2006,105 episódios)de J. J. Abrams.
Houve muito telespectador decepcionado depois do episódio duplo de "C.S.I."(2000-), "Grave danger"(2005),dirigido por Tarantino, mas foi um bom episódio, fiel a natureza de C.S.I., talvez um tanto delongado demais. Creio que muita gente esperava outro Kill Bill (ainda mais depois da propaganda da Sony que mostrava a perita Catherine aparece usando uma versão da roupa amarela do Bruce Lee), quando viram que era mais para um Jack Brown e que Nick não ia escapar do caixão com golpes de kung fu, desligaram a tv e foram dormir.

Bem, creio que estou divagando.
Carter só conheceu o sucesso com a procura pela verdade dos agentes Mulder e Scully, suas outras séries amargaram retumbantes fracassos.

A interessante "Hars Realm"(1999), baseado na hq de mesmo nome de
James D. Hudnal(Lex Luthor-Biografia Não Autorizada) e Andrew Paquette(Parasite Eve) publicados entre 1992 e 1993 pela Harris Comics, teve 9 episódios produzidos e três exibidos.

O divertido spin-off de Arquivo X, "os Pistoleiros Solitários"(The Lone Gunmen,2001), as aventuras dos amigos de Mulder - Melvin Frohike, John Fitzgerald Byers e Richard “Ringo” Langly - tiveram um abrupto cancelamento depois de um temporada de 13 episódios, os personagens foram dados como mortos no episódio duplo da nona temporada, o último episódio para ser mais exato, chamado "A Verdade"(The Truth).

Mais sucesso, mas que não escapou do cruel cancelamento, "Millennium"(1996-1997,67 episódios)de cunho mais sobrenatural, Frank Blake encerra sua saga em um crossover com os personagens de, e em ,Arquivo X ,no episódio ,com ares de uma produção de George Romero, intitulado "Millennium",na sétima temporada.

Para falar mais de desgraças: os principais roteiristas de Arquivo, Glen Morgan e James Wong, também tiveram agruras, o seriado com elementos de ficção científica militar, e até hoje um dos meus favoritos, "Space-Comando Espacial"(Space: Above and Beyond,1995-1996,24 episódios)que não durou o bastante para os Wildcards do USS Saratoga darem um fim a guerra com os Chigs.

No final da década e princípio do novo século, mesmo com um certo desgaste da ficção de gênero ufológico e as séries que davam privilégio ao sobrenatural como as já citadas "Buffy" e seu derivado "Angel"(1999-2004,111 episódios), ou as bruxas de "Charmed"(1998-2006,178 episódios),de Constance M. Burge , os lobisomens de "Wolf Lake"(2001-2002,9 episódios)de John Leekley, com Lou "La Bamba" Diamond Phillips ,

e a , infelizmente, frustrada caça a fugitivos do inferno do detetive Ezekiel Stone em "Brimstone"(1998-1999,13 episódios)de Ethan Reiff e Cyrus Voris,

com o talentoso John Glover(o Lionel Luthor de Smallvile) no papel de um pai do Damian mais ardiloso que o senhor Burns, a TV tentava desesperadamente recuperar a frágil confiança no governo.
A já um tanto combalida crença nos contêrraneos de Spock perdia terreno para a redefinição da sétima arte que botava em prática ousadias estéticas e roteiristícas, e a redescoberta de cults outrora subestimados como "Zero Woman"(Zeroka no onna:Akai wappa,1974)de Yukio Noda,

que reabria o caminho para o oeste feito pelo "mais ocidental dos orientais", Akira Kurosawa(1910-1998)

que preparava o ocidente para o um cinema tão cinético quanto o de Hong Kong , como o de novos gênios como Takeshi Kitano

e o muito comentado coreano Chan-wook Park.

O ocidente respondia com a confecção do dinâmico francês "Dobermann"(1997), de Jan Kounen

e com a vigorosa pelícola inglesa "Jogos , Trapaças e Dois Canos Fumegantes"(Lock, Stock and Two Smoking Barrels,1998) do atual marido da Madona, Guy Ritchie

que deu vazão a tímida crítica favorável que o mexicano "O Mariachi"(El Mariachy,1992)de Robert Rodriguez

e que já havia conseguido a deixa de continuar sendo o Tarantino latino ao continuar a saga do Mariachy , desta vez com Banderas no lugar do ator Carlos Gallardo , com "A Balada do Pistoleiro"(Desperado,1995)onde Gallardo volta no pequeno papel do primo Campa.

E o explosivo final com "Era Uma Vez No México"(Once Upon a Time in Mexico,2003)com participação de Johnny Depp , Mickey Rourke e (argh!) Enrique Iglesias.

O título do último é uma provável alusão a obra prima do Western-Spagueti "Era Uma Vez no Oeste"(C'era una volta il West,1968)com o ótimo Sergio Leone(1929-1989) e trilha sonora do mestre Ennio Morricone. Melhor papel do eterno desejoso de matar Charles Bronson(1921-2003).

Embora seja também possível referência a outro filme de Leone, o elogiado drama criminal "Era Uma Vez na América"(Once Upon a Time in America,1984), a co-produção EUA/Itália e uma adaptação da novela autobiográfica "The Hoods" que Harry Gray começou a escrever em 1970.

Eu sei , entrei em outro assunto...de novo.
Proseguiremos com o celebrado alemão "Corra , Lola , Corra"(Lola rennt,1998)de Tom Tykwer , que dava uma nova versão para o conto "12:01 PM"(1973) de Richard Lupoff e colocou no mapa a atriz Franka Potente .

o quase cult "Reviravolta"(U-Turn,1997) de Oliver Stone, com o ex-marido da Madona , Sean Penn.

e as bifas na cara dos pôlemicos fazedores de sabonete de gordura humana de "Clube da Luta"(Fight Club,1999)de David Fincher, baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996.
"Evolua, mesmo que desmorone por dentro."

Ao mesmo tempo que os independentes ganhavam voz, graças a isso surgiu o super comentado caso, que por algum motivo ignorado ficou fora da jurisdição dos agentes de Skinner, "Bruxa de Blair"(The Blair Witch Project,1999)de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez.

Mesmo esquecida hoje, a bruxa, sem parestesco declarado com o ex-ministro britânico, conseguiu fundar uma nova mitologia urbana e o alcance popular que o visceral italiano "Cannibal Holocaust"(1980)de Ruggero Deodato não conseguiu (se você for afeito a piripaquis, recomendo que não assista, é sério.).

Até as chantagens e esculhambação de fundo sexual que se via em Melrose, no velho "Dinastia"(Dinasty,1981-1989,220 episódios)e na terras petrolíferas do finado JR, em "Dallas"(1978-1991,358 episódios),



tentaram uma nova investida com "Titans"(2000-2001,13 episódios,11 deles exibidos)com Casper Van Dien, o fuzileiro Jonny Rico de "Tropas Estelares" que faz um piloto da marinha, talvez tenham ficado receosos que ele contasse algúm segredo militar relativo a aliens do tipo "Cocoom".

A onda latina tomava conta dos meios de comunicação deixando tudo caliente e dando voz ao povo de Antonio Banderas, um bom exemplo é a família de pugilistas hispânicos da série "Resurrection Blvd."(2000-2002,53 episódios) de Camilo Vila.

É de se pensar que apenas estas mudanças não seriam suficientes para fazer que olhassémos menos para os céus, é possível, o que fez nosso olhar rumar para outro mirante foram as questões sobre o real que o estrondoso sucesso "Matrix"(The Matrix,1999)dos irmãos Wachowski lançava, a ponto de se tornar um grandioso evento multimídia e dividindo o cinema nas eras pré e pós-Matrix.

E reacendendo o interesse pelo cyberpunk que os ótimos filmes "Johnny Mnemonic , o Cyborg do Futuro"(Johnny Mnemonic,1995), de Robert Longo e também com Keanu Reeves , baseado no conto "Johnny Mnemonic"(1981)de William Gibson ,

o anime longa metragem "Fantasma do Futuro"(Kôkaku kidôtai , ou como é mais conhecido , Ghost in The Shell,1995)de Mamoru Oshii
, baseado na hq de Masamune Shirow.

A volta do policial Alex Murphy para proteger os inocentes no seriado "RoboCop"(1994-1995,23 episódios),

e "Tekwar" com seus quatro vídeofilmes(1994) e a série (1995-1996,18 episódios , baseados nos 9 livros de Willian Shatner lançados entre 1989 e 1997.

Sim , o capitão Kirk escreve bem melhor do que canta (sou traumatizado pelo "The Transformed Man").

Aproveitando, ou não, a mudança de interesses e a repentina vontade de amelhar conhecimento pelo deserto do real, ou não, séries dizendo "somos o seu governo , logo somos seus melhores e mais confiáveis amigos" pupulavam mais do que Pokemons.
A série animada "Invasão América"(Invasion America,1998,26 episódios) de Dan Fausett, o presidente não sabia de nada(novidade...)da invasão alien (bem o aéreo presidente de Independece Day reclamou que não tinha ciência da existência da Area 51, mas Richard "Joguem uma bomba atômica no Vietnã" Nixon sabia) ,

mas era um preocupado governante e ajuda a expulsá-los dos céus de seus pagadores de impostos.

"The Agency"(2001-2003,44 episódios)de Michael Frost Beckner, "The District"(2000-2004,89 episódios)de Terry George e Jack Maple ,

a agente dupla Sydney Bristow de "Alias-Codinome:Perigo" de J J Abrams ,

e "24 Horas"(24 Hours,2001-)de Robert Cochran e Joel Surnow, todas mostrando o suado cotidiano das agências de inteligência do governo, algumas, como 24 Horas e a maquineísta "The Unit"(2006-) de David Mamet, aproveitando o embalo da nova realidade trazida pelo 11/09/2001, e dizendo que é mais fácil prosseguir com o infâme destino manifesto do que ficar embalsamando alienígenas.

É claro que também merece citação a premiada "West Wing: Nos Bastidores do Poder"(The West Wing,1999-2006,155 episódios)de Aaron Sorkin, onde vemos que o presidente é um cara legal e que é ocupado demais tentando imitar Kennedy e procurando frases de Lincom para estar envolvido com esse negócio de ET, talvez se fosse Nixon...

Mesmo com aliens as coisas seguiram a mesma lógica, na recente (e fracassada) infiltração extraterrestre de "Threshold"(2005,13 episódios), de Bragi F. Schut, a equipe da Dr. Molly Anne Caffrey é apoiada pelo governo quase que abertamente .

Repare no "Não se preocupe nós temos um plano".
Com os donos do poder dizendo "Se vir um alien venha para debaixo de nossa acolhedora asa", a paranóia, pelo menos como a noventista, é coisa do passado, do tempo que seu madruga era toureiro, ou boxeador, ou campeão de boliche ou ...
Hoje há mais espaço para paranóicos como o Questão, do que para um Fox Mulder.

Bons tempos aqueles, eu acho.
Atualmente o máximo que se fala é que George Bush é um invasor infiltrado de uma raça reptiliana, bem, é tão intelectual quanto uma lagartixa após perder a cauda ou levar uma pedrada do estilingue do Chaves. Ainda acho que o mundo seria um lugar melhor se colocassem alguém mais inteligente, e nativo do planeta, no Salão Oval, o Al Bundy por exemplo.

"Invasão"(Invasion,2005-2006,22 episódios)de Shaun Cassidy bem que tentou, mas os subterrâneos da Area 51 e Kasputin Yar(dizia-se, na época do incidente em Varginha, que na USP tinha um grande complexo para guardar quinquilharia alien)devem estar fechados para balanço.

O ótimo curta falso documéntario "Live in Joburg" ou "Alive in Joburgo"(2005)de Neill Blomkamp, não teve o apelo merecido.

Live in Joburg poderia ter sido um "Missão Alien"(Alien Nation,1988),de Graham, Baker , menos classe média que a família Francisco.

Os azarados "Space Goofs"(1997)de Jean-Yves Raimbaud e Philippe Traversat, não preocupam ninguém(bem,eu me preocupo quando perco episódios) ,

e os ilhados de "Lost"(2004-)de J.J. Abrams que ao menos poderia ressuscitar a desconfiança nas reais engrenagens que movem a humanidade, não fez isso .

Voltando a xingar a política estadunidense: além de terem um colégio eleitoral que deve ter feito sentido a uns quatrocentos anos, sua preguiça de pensar, de ler legendas e de se afastar da prateleira de lançamentos nos levando a era da ignorância e dos milhares de remakes ruins e desnecessários. Espero que as batalhas contra zumbis

e o glorioso combate no ringue dos lutchadores possam nos salvar .


E emquanto Bush Júnior, com seu fundamentalismo cristão e vontade de por em prática o Destino Manifesto, estiver na Casa Branca e o planeta for um lugar tão seguro quanto uma criança no colo de Michael Jackson, o "American Dad!"(2005-), de Mike Barker , Seth MacFarlane e Matt Weitzman será a comédia mais imdicada e concientizadora.

Arquivo X foi a distopia do final de século, hoje , devido as bizarices da geopolítica atual, com certeza a antiutopia é a hq "DMZ"(2005-)de Brian Wood e Riccardo Burchielli (onde todo dia é 11/9).

Mas...vivemos por ciclos, já faz quase duas décadas que nada original surge, a calça boca-de-sino voltou, os calçados com plataforma ,Barrados no Baile , os filmes musicais, Mulher Biônica (pena que não deu certo), aquelas cores berrantes e horríveis...
Até a nostalgia pelos comunistas, Guerra Fria e pelo maquineísmo(que não existia) é feroz.
Por isso não se desespere por não ter sido raptado, sido vítima de exames de natureza duvidosa e levado de brinde uma sonda em um lugar desconfortável, o próximo disco voador chegará no horário.

E Mesmo que já tenha se ido o disco-voador , lembre-se que a verdade continua lá fora.

Aproveite a sonegação enquanto pode.

5 comentários:

Unknown disse...

muito bom, ótima revião dos anos 80, 90 e 00 a atualmente

fantatisco as ligações. fui sempre fanático por questões conspiratórias e ufologicas.

e parabéns pela frase

"E Mesmo que já tenha se ido o disco-voador , lembre-se que a verdade continua lá fora."

Geraldo disse...

Cara comecei ate a ler o que escrevia neste momento sei la de .... reflexao?? mas vc so fala mau cara comecei a saltar linhas e ler outras e sempre falando mau.... bom eu vi quase tudo que vc recordou.... e posso te garantir tudo teve seu valor na sua epoca, com serteza tem coisa que marca por sorte de quem escreve ou por falta de opção melhor, ou por que e bom mesmo,mas em vizao geral posso te deixar uma frase.... VC QUE CHEGA AGORA CRITICANDO O QUE ESTA FEITO DEVERIA TER CHEGADO QUANDO ESTAVAMOS FAZENDO.

Andrezinho "a Mochila" disse...

Ah...
Fazendo o que?

Bier disse...

"Geraldo disse...
Cara comecei ate a ler o que escrevia neste momento sei la de .... reflexao?? mas vc so fala mau cara comecei a saltar linhas e ler outras e sempre falando mau.... bom eu vi quase tudo que vc recordou.... e posso te garantir tudo teve seu valor na sua epoca, com serteza tem coisa que marca por sorte de quem escreve ou por falta de opção melhor, ou por que e bom mesmo,mas em vizao geral posso te deixar uma frase.... VC QUE CHEGA AGORA CRITICANDO O QUE ESTA FEITO DEVERIA TER CHEGADO QUANDO ESTAVAMOS FAZENDO."

Ih, cara, vc não tem noção do que está apedrejando. Já começa sendo contraditório quando diz que pulou as linhas: como é que vc sabe que ele vai falar mal, se vc não terminou de ler o parágrafo?

E que porra é essa de "estávamos fazendo"? Não vi seu nome dos créditos de absolutamente nada. O autor tem o direito de criticar à vontade dele. Não é porque alguém como você não aprova a opinião dele que ele pode estar errado.

Só mais uma coisinha: o Andrezinho não falaria mal de algo que ele NÃO presenciou! Todos os exemplos citados são, sem dúvidas, de conhecimento dele. DELE, não do seu!

Nisa Benthon disse...

Nossa, o texto foi longo e cheio de memorias, coitado de quem nao leu e nao sacou. deu saudade de algo q nunca tive, uma pessoa pra eu discutir (na época) as ideias conspiratorias que eu tinha sobre cada topico citado. rsrsrs

vc é UP Andre!!!

beijao na alma

Postar um comentário