terça-feira, 24 de março de 2009

The Sunshine in the Morning(originalmente escrito em 16/10/2008).


Em meados do século XXI o Sol está se extinguindo e sua extinção está atrelada a de toda a Terra que já está sofrendo com o mais rigoroso inverno de sua história, aquém da fraca luz de oito
minutos de idade. A humanidade em sua hora mais negra uniu-se e enviou sua esperança em forma da nave Icarus I , com um artefato nuclear capaz de reacender a estrela que ainda queremos como astro-rei.
A Icarus I perdeu contato com a Terra, então o último suspiro da humanidade reside nas bravas mãos da tripulação multinacional da Icarus II , que é o recurso definitivo contra a obliteração total.

"Sunshine-Alerta Solar"(Sunshine,2007) ótima ficção hard do diretor inglês Danny Boyle , mais conhecido pelo cult "Trainspotting-Sem Limites"(Trainspotting,1996) , produção escocesa que revelou talentos como Ewan McGregor , Robert Carlyle , Kevin McKidd e Jonny Lee Miller , e tem
como base o livro escândalo de Irvine Welsh escrito em 1993.

Boyle é recentemente mais lembrado pelo comentado e a dinâmica ficção zombie apocalypse "Extermínio"(28 Days Later,2002).

A situação dos tripulantes da Icarus II é similar a do grupo mostrado no filme "O Comboio do Medo"(Le Salaire de la Peur,1953)de Henri-Georges Clouzot(1907-1977) , baseado no livro de
mesmo nome escrito em 1950 por Georges-Jean Arnaud ,

que mostrava um grupo que devia transportar explosivos sem os equipamentos necessários. Agora, uma missão similar vai a cabo até o centro do Sistema Solar e espera ter um resultado diferente da primeira.
A missão parece começar a tomar o rumo do fracasso quando a Icarus II entra na órbita de Mercúrio, quando a comunicação com a Terra é perdida , no entanto isto já era esperado.
Os reais problemas tem inicío quando a perdida Icarus I ressurge.



Alguma coisa da primeira missão sobreviveu e foi corronpida e ameaça a missão e impõe a possibilidade do supremo sacríficio para que a Terra possa ver o Sol nascer novamente.
O grandioso e sublime bailado de cenas , as imagens limpas como se a câmera estivesse flutuando no cosmo, os fabulosos jogos de imagens além de um bom elenco - Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão), Cillian Murphy (Batman begins, Extermínio), Chris Evans (Quarteto Fantástico,Celular), Rose Byrne (Tróia), Cliff Curtis (Encantadora de baleias), Troy Garity (Ladrão de diamantes), Hiroyuki Sanada (O último samurai) e Benedict Wong (Coisas belas e sujas) - , tudo permeado com um intrínseco e contemplativo existencialismo , fazem de Sunshine uma espécie de resposta tardia ao "2001:Uma Odisséia no Espaço"(2001:A Space Odyssey,1968)de Stanley Kubrick(1928–1999), baseado no conto "The Sentinel"(1948)de Arthur C. Clarke(1917–2008),

e ao soviético "Solaris"(Солярис, ou ,já transliterado , Solyaris,1972)do perfecionista Andrei Tarkovsky(Andrei Arsenyevich Tarkovsky,1932-1986) que usou o livro homônimo do polonês
Stanisław Lem(1921-2006).

É possível ver claramente outras inspirações de Boyle que faz magistrais referências a outros filmes do cinema de ficção científica.
O belo design da Icarus e a dedicação da bióloga Corazon(Yeoh) com o verdejante jardim de renovação de oxigênio ,



detalhe este que nos remete ao clássico e líbelo ecológico "Corrida Silenciosa"(Silent Running,1972),de Douglas Trumbull.

Após a abordagem feita a Icarus I e o subseqüente e infeliz destino que se abate sob os tripulante da Icarus II , o clima é uma mescla angustiante de "Alien-O Oitavo Passageiro"(Alien,1979) de Ridley Scott,

com o terror crescente e palpável de “O Enigma do Horizonte”(Event Horizon,1997) de Paul W. S. Anderson , mas o maior peigo para o homem ainda é o homem , "Homo homini lupus".

O fato da Icarus estar levando a mais poderosa arma já criada , para ser usada como um agente estabilizador no cosmo é alusiva ao filme de humor negro "Dark Star"(1974) do gênio cult John
Carpenter.

E , segundo Boyle , os trajes ambientais são influenciados pelo capuz exageradamente apertado do pobre garoto Kenny McCormick da série "South Park".


É bem verdade que o plot de Sunshine não é novidade, as crises solares poderiam formar um subgênero ficcional , no cinema o regular "Solar Crisis"(1990) de Richard C. Sarafian e Alan Smithee , com elenco que inclui-a Charlton Heston(nascido John Charles Carter,1923–2008) que era diretor do National Rifle Association (NRA), Jack Palance(1919-2006) e Corin Nemec ( o "Parker Lewis"), Solar Crisis é a adaptação da novela "Kuraishisu Niju-Goju Nen"(1990) de Takeshi Kawata.

Direto para vídeo podemos usar como exemplo o também regular "Ataque Solar"(Solar Attack , ou Solar Strike, 2005) de Paul Ziller .



Nos quadrinhos a saga “Noite Final”(The Final Night ,1996) de Karl Kesel e Stuart Immonen que colocava os maiores heróis da DC Comics contra o expurgo solar promovido pela criatura conhecida como Devorador de Sóis(Sun-Eater) que jogou o planeta em algo parecido com um inverno nuclear.

O clássico absoluto da animação japonesa "Patrulha Estelar" na Fase III"As guerras de Polar"(U. S. Yamato III,1980-1981,25 episódios)
Nos confins do cosmo, a encarniçada guerra entre a Federação Polar(ou Bolar) e o novo Império Galman-Gamilon de Desslock provoca um acidente cósmico. Um míssil interplanetário desvia-se de sua rota e atinge o Sol , provocando uma reação em cadeia que transformará a estrela em supernova e aniquilará a vida na Terra em um ano. Sem alternativa, a Patrulha parte em busca de uma "cura" para o Sol ou um novo planeta para a humanidade.

Como simples curiosidade sobre Patrulha Estelar , com pequenas e interessantes variações a série "Space Carrier Blue Noah"(Uchū Kūbo Burū Noa,1979-1980,24 episódios)de Kazunori Tanahashi , apresenta-se praticamente como um plágio da obra de Leiji Matsumoto.No ocidente Blue Noah recebeu o título "Thundersub".

Sunshine ao decorrer de sua exibição é deveras previsível , é tangível a observação precipitada de quem vai morrer e quem será o herói , felizmente Boyle salva seu filme com a plasticidade e o criativo enlace de suas cenas.

Independente da frieza da crítica Sunshine é merecedor de muitos méritos na ficção, a tríade de Extermínio, Boyle, o roteirista Alex Garland e o ator Cilian Murphy deram vazão ao talento de atores que tem a infelicidade de atuarem em produções constrangedoras, como Chris Evans, ou pouco apreciados, como o elenco de maioria oriental que chama bastante atenção na obra, penso eu que Boyle queria outra visão introspectiva além da ocidental.
Se fosse lançado décadas atrás , Sunshine , assim como 2001 e Solaris , teria inibido a produção barata e pouco inspirada do veio pouco digno da ficção científica , responsável por dar ao gênero uma aura pouco respeitável , valoriza-se a capacidade do diretor inglês Danny Boyle de dar uma roupagem ágil a gêneros um tanto herméticos , como na comédia romântica "Por uma Vida Menos Ordinária"(A Life Less Ordinary,1997).

a incrível e inteligente comédia familiar "Caiu do Céu"(Millions,2004),

e com o já citado Extermínio. Sunshine é a sua tentativa de dar novo alento a ficção científica com cenário cósmico.

Até a próxima e que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário