terça-feira, 24 de março de 2009

Dançar? Nem morto.


Devo dizer que fiquei muito ansioso com a anúncio, e trailer, da metal ópera de ficção ciêntífica "Repo! the Genetic Opera", creio que é baseado no curta de Darren Lynn Bousman lançado em 2006 , Bousman também é o diretor desta versão da estória de Darren Smith , escritor e compositor dos Repo! e Terrance Zdunich , ilustrador de um episódio da séie "Bones"

, responsavel pelos storyboards de um número razoável de filmes e ator nos dois Repo!.
Também devo dizer que a maior parte do que é e foi produzida no gênero musical me causa uma profunda e grandiloquente irritação.
Tirando aqueles romances cheios de sacarose , chamados por muitos como "filme de mulher"(antes que eu seja estrangulado por uma Vivarina ou transpassado por uma lixa de unha , esclareço que esta não é a minha opinião), o musical é um gênero muuuuuito chato.Todavia prefiro ver zilhões de sapateados do que um filme do Uwe Boll.
Mas , algo escapa e não reclamo quando assisto ,juro.
Aturo as partes cantadas pelo caminho de tijolos amarelos de "O Mágico de OZ"(The Wizard of Oz,1939), de Victor Fleming(1889-1949)

e passei a dar mais atenção aos passos pluviais de Gene Kelly em "Cantando na Chuva"(Singin' in the Rain,1952) Stanley Donen e do próprio , Kelly

depois da "performance do jovem delinquente Alex(Malcolm McDowell antes de sua carreira dar em nada) no clássico "Laranja Mecânica"(A Clockwork Orange,1971)do incrível Stanley Kubrick(1928-1999), baseado no livro de Anthony Burgess(1917-1993) lançado em 1962.

Aquela versão no episódio do Chapolin também ajudou bastante(Não contavam com minha astúcia!).

Em compensação não existe nada , talvez o Uwe Boll , que me faça suportar as canções que a Disney insiste em colocar nos seus longas , é a pura definição de tédio.Se era para desperdiçar todo o potencial e know how deviam ter parado no "Fantasia"(1940,achou que era aquele programa da Carla "esbanjando sapiência" Perez?)de James Algar(1912-1998) e Samuel Armstrong(1893-1976), emquanto dava.

A moça que voa om um guarda-chuva "Mary Poppins"(1964)de Robert Stevenson(1905-1986) baseado na série de 8 livros escritos por P. L. Travers(ou Pamela Lyndon Travers,1899–1996) publicados entre 1934 e 1988.Foi outro que foi melhor apreciado após ver outra mídia
em especial o episódio de "Os Simpsons" intitulado com um nome que está sempre na ponta da língua , "Simpsons, supercalifragilespiralidoso"(Simpsoncalifragilisticexpialad'ohcious)em que Shary Bobbins aparece em Springfield com a ingrata tarefa de por ordem na vida da família de Homer.

A babá que me fazia quebrar a cabeça imaginando as forças por detrás de seus vôos(não aceito a resposta "é magia" , mágica não exite)é inspiração para a tia de "SuperNanny" que devia dar algumas guardachuvadas em certas crianças.

Outro clássico agradável é o da "Noviça Rebelde"(The Sound of Music,1965) que gosta de correr pelas verdejantes colinas aústriacas girando como uma Beyblade.O filme dirigido por Robert Wise(1914-2005) tem como base a história real da família de cantores Von Trapp , escrito pela matriarca Maria Augusta von Trapp(1905–1987)intitulados "Die Trapp-Familie"(1956) e "Die Trapp-Familie in Amerika"(1958).O filme em particular é baseado no livro homônimo de Howard Lindsay(1889-1968) e Russel Crouse(1893-1966).
Creio que seja o ameaçador espectro da guerra que torna o filme atraente.

"A Fántastica Fábrica de Chocolates"(Willy Wonka & the Chocolate Factory,1971)de Mel Stuart , a original com Gene Wilder no papel do excêntrico Willy Wonka que deve estar em dia com o sindicato de seus Oompa Loompa.Também com um livro como influência "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolates"(Charlie and the Chocolate Factory,1964)de Roald Dahl(1916-1990).

A concorrente da Nestlé e da Lacta tem uma boa sátira no episódio "Fry e a Fábrica de Slurm"(Fry and the Slurm Factory) de "Futurama"(1999-)de Groening.

Tenho de dizer que tenho ciência de que nem todos os exemplos usados são de fato musicais , mas sim filmes com músicas.
Tocando o assunto , são muito felizes os efêmeros musicais de "Os Simpsons".O musical "Dr. Zaius" - refêrencia direta a "O Planeta dos Macacos"(Planet of the Apes,1968)de Franklin J. Schaffner(1920-1989), parodiando a música "Rock Me Amadeus"(1985) de Falco- com Troy McClure(você deve lembrar dele em filmes como...)no episódio "Um Peixe Chamado Selma"(A Fish Called Selma).

Ou Mark Hammill dançando e cantando trajado de Luke Skywalker om seu sabe de luz e uma...cartola no episódio "Homer,o Guarda-Costas"(Mayored to the Mob).

E o que se pode dizer do musical mostrado na deformação dos "Thunderbirds" os marionetes mais corajosos da Terra , para a era Bush , o "Team America:Detonando o Mundo"(Team America: World Police,2004)de Trey Parker ,que como pode ver no cartaz é criador dos tormentos do pobre Kenny.Ah sim , musical em questão tem o singelo nome de "AIDS".

Ou do belo e repugnante balé das baratas companheiras de Joe , ou a srfmusic de esgoto das mesmas em "Joe e as Baratas"(Joe's Apartment,1996)de John Payson , que também escreveu e dirigiu o curta "Joe's Apt."(1992) para a MTV.

O glamuroso veículo cheio de penas e paetês "Priscilla,A Rainha do Deserto"(The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert,1994)de Stephan Elliott , e sua dançante tripulação de Drag Queens fãs de ABBA em travessia do deserto australiano , entre eles Hugo Weaving em um papel menos másculo que o agente Smith.

Igualmente divertido , que não é musical , e com "moças" mais comportadas(Wesley Snipes como a explosiva morena Noxeema Jackson , Patrick Swayze como a refinada Vida Boheme e John Leguizamo como a latina Chi-Chi Rodriguez)é a singela homenagem a mais linda Mulher-Gato dos anos 60 , Julie Newmar , no filme "Para Wong Foo,Obrigada por Tudo!Julie Newmar"(To Wong Foo Thanks for Everything, Julie Newmar,1995)de Beeban Kidron

Como falou-se nos ídolos dos ocupantes do Priscilla , a banda sueca ABBA é alvo do musical de sugestivo nome "Mamma Mia!"(2008)de Phyllida Lloyd que é responsável pela peça da Broadway que foi concebido por Judy Craymer e Catherine Johnson criadora da série ""Love in the 21st Century"(1999,6 episódios).

<
Admito que assisto "Xanadu"(1980) de Robert Greenwald , com Michael Beck , o Swan do clássico da ficção setentista "Warriors - Os Selvagens da Noite"(The Warriors,1979)de Walter Hill baseado na novela homônima de 1965 Sol Yurick(que por sua vez baseou-se no trabalho grego "Anabasis" de Xenophon, 431–355 AC).Beck ainda dubla seu personagem no game "The Warriors"(2005) da Eletronic Arts.

Depois de Xanadu foi para os filmes B(só porque é B não quer dizer que é ruim)como o pós-apocalipse "Warlords of the 21st Century"(1982)de Harley Cokeliss , adaptação do livro homônimo de Margaret Abrams ,

e "Megaforce"(1982)de Hal Needham.

Contribuiu (tenho dúvidas se foi por opção própria) com o pequeno ciclo de filmes americanos com ninjas no telefilme "O Último Ninja"(The Last Ninja,1983).Depois passou a ser visto apenas em pequenas participações em seriados como o do ex-Miami Vice , Don Johnson em "Nash Bridges"(1996-2001,122 episódios)de Carlton Cuse.

Xanadu feito no final da onda rollerdance , vale mais pela nostalgia e pelo humor involuntário que os maneirismos liguísticos dos anos 1980 provocam do que pela qualidade artística , ou a falta dela.Também serve para impressionar com o fim da picada em que se meteu o outrora amante da pluviosidade Gene Kelly(1912-1996).
br>
Como sempre assisti a versão dublada , todos os personagens falam como a Rockeira , a Cyndi Lauper de 6 milhões de dólares dos "6 Biônicos".

Xanadu é remake do filme "Quando os Deuses Amam"(Down to Earth,1947) de Alexander Hall(1894-1968) com a beldade da época Rita Hayworth(1918-1987) no papel de Terpsichore / Kitty Pendleton que na versão 80 seria a Kira (sem Death Note) de Olivia Newton-John.

Olivia Newton-John havia se dado melhor em "Grease- Nos Tempos da Brilhantina"(Grease,1978)de Randal Kleiser que mais tarde poria Brooke Shields para nadar na "Lagoa Azul"(The Blue Lagoon,1980), qu se baseia na novela de mesmo nome de Henry De Vere Stacpoole(1863—1951)publicda em 1908.
Sim , culpe ele pela Sessão da Tarde.

Olívia em Grease foi indicada como melhor atriz ao Globo de Ouro(em um total de cinco indicações que o filme recebeu).Grease é praticamente o "Embalos de Sábado a Noite" , tem o John Travolta , o que com ambientação nos anos 50.

Assim como o filme/catapulta do Bee Gees ,Grease teve uma continuação não tão legal assim quanto a primeira parte.

Desta vez com Michelle Pfeiffer que na época era só uma gatinha ,
"Grease 2 - Os Tempos da Brilhantina Voltaram"(Grease 2,1982)de Patricia Birch que dirigia seu primeiro filme(dá para notar) e que em 1988 seria responsável pela coreografia da simpática (e que simpatia , se é que podem me entender)"Elvira , a Rainha das Trevas"(Elvira, Mistress of the Dark,1988)de James Signorelli.

Ao menos Grease 2 não tinha a pretensão tangível de "Os Embalos de Sábado Continuam"(Staying Alive,1983) de Sylvester Stallone (sim , o Rambo mostrando por que é tão mortal)de ser o filme símbolo da época como foi seu predecessor.

Os anos 80 foram da soldadora/dançarinade de "Flashdance"(1983)de Adrian Lyne e daquela música chata de "Top Gun-Ases Indomáveis"(Top Gun,1986)de Tony Scott

e do curso de dança para caipiras de Kevin Bacon em "Footloose-Ritmo Louco"(Footloose,1984)de Herbert Ross(1927-2001)
src="http://andrezinhobr.blig.ig.com.br/imagens/147321.jpg" valign="bottom">
Sobre Flashdance concordo com o trabalhador desempregado de "Ou Tudo Ou Nada"(The Full Monty,1997)de Peter Cattaneo , que dizia que a moça do filme não sabe soldar.

Neste ponto icônico temporal , mesmo não sendo fã de Kiss , sou mais o "Detroit Rock City"(1999) de Adam Rifkin.

Voltando ao primeiro Grease , Olivia Newton-John trabalharia novamente com John Travolta em "Embalos a Dois"(Two of a Kind,1983)de John Herzfeld que devia ter deixado os dois quietos rebolando.

Era a fase de amargura de Travolta talvez só um pouco amenizada pelo pequeno cult "Cowboy do asfalto"(Urban Cowboy,1980)

, mas que realmente só acabaria com "Pulp Fiction-Tempo de Violência"(Pulp Fiction,1994)de Quentim Tarantino.
A loirinha ainda espera seu "Tempo de Violência" para sair do ostracismo.

Grease também marcava a estréia no cinema , onde não frequenta muito , do renegado Lorenzo Lamas que em sua fase caçador de recompensas na série "Renegado"(Renegade,1992-1997,108 episódios)de Stephen J. Cannell , a participação na série mais assistida do planeta , ultrapassando o maiô vermelho de Pamela Anderson em "SOS Malibu".

Seguindo o embalo de Travolta (garanto que o trocadilho foi desproposital)temos o recente e nostálgico sessentista "Hairspray-Em Busca da Fama"(Hairspray,2007)de Adam Shankman , no inusitado papel da rechonchuda Edna Turnblad , melhor que a Vovózona.

Como curiosidade Jerry Stiller interpretou Wilbur Turnblad em "Hairspray - E Éramos Todos Jovens"(Hairspray,1988)de John Walters , e interpreta o sr. Pinky na nova versão.

Também oriundo do teatro , o contracultural e ícone cultural das eras 60 e 70 "Hair"(1979)sublimamene dirigido pelo tcheco de nascença Milos Forman .Não apreci a ultura hippie , mas o filme tem um dos melhores finais que os tempos de vietnamitas regados com napalm pode oferecer.

Outra referência dos anos 1960 é "Submarino Amarelo"(Yellow Submarine,1968)de George Dunning(1920-1979).Acho um pouco fraco e também não sou fã de Beatles , todavia é um interessante trabalho de animação.

Se quer saber como é ser Fliti , a barata amiga de Níquel Naúsea e viciada em naftalina , assista este filme.

Uma criativa homenagem ao longa é feita no episódio "Conhecendo os Beat-Alls"(PowerPuff Girls Meet The Beat-Alls) das meninas quase tão parrudas quanto a Mônica , as "Meninas Superpoderosas"(The Powerpuff Girls,1998-)de Craig McCracken.Episódio incrível e cheio de referências , o que inclui uma participação do Sargento Pimenta.

E também no episódio "Revolução"(Revolution) da ótima animação dos "Os Jovens Titãs"(Teen Titans,2003-2006,65 episódios) de Sam Register e Glen Murakami , com uma miríade de referência que vão de O Submarino Amarelo, Monthy Pithon e cultura de massa dos anos 60.







Outro bem feito episódio musical das três meninas é "Me Veja, Me Sinta, Gnomo"(See Me, Feel me, Gnomey)com várias referências a ópera-rock do final dos anos 60 e começo de 70.

Os coelhinhos , prefiro não apontar coincidências com o Perninha Coelho e Lilica Coelho("Não somos parentes), lutadores de Woo Foo em "Yin! Yang! Yo!"(2006-)de Bob Boyle , no episódio "O Ataque da Boa Lição"(Attack of the Lesson)onde o herói conhecido como "Boa Lição" tenta forçar todos a terem bom hábitos como comer verduras e fazer exercícios.
"Um musical educacional!Fujam!!!" diz Yin.

Outra animação pós-contemporânea que faz bom uso do musical é a luta para dominar o mundo do cérebro que vive implantado no alto da cabeça do urso roxo Boskov , o ciêntista alemão Heitor Ado de "Mal Encarnado"(Evil Con Carne,2001-2004,15 episódios)de Maxwell Atoms , no episódio "A Torta que Me Amava"(The Pie Who Loved Me).O título é alusão a "007 O Espião que me Amava"((The Spy Who Loved Me,1977).

Bem , melhor resultado que o extravagante submarino do quarteto britânico , questão de gosto pessoal , tem "Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem"(2003)de Kazuhisa Takenôchi que faz a realização visual de "Discovery"(2001), um álbum dupla alien/gay/andróide Daft Punk , aqueles da músiquinha repetitiva , mas que não é enfadonha , "Around the World".

Para fazer o bom musical , que de certa forma é uma história de abduções ao contrário , se uniram a Leiji Matsumoto , do clássico absoluto "Patrulha Estelar"(Uchuu Senkan Yamato,1974)

A dupla também fez , na contramão da produção anterior , o drama de ficção científica "Electroma"(2006) de Thomas Bangalter
Guy-Manuel De Homem-Christo.

Nas animações mais clássicas temos o ótima investida de "Tom e Jerry"(Tom and Jerry)no episódio "Carmen"(Carmen Get It!,1962) do mago da animação Chuck Jones(Charles Martin "Chuck" Jones,1912–2002), onde a dupla briguenta arruína a ópera francesa de Georges Bizet(1838–1875).

No episódio "Mucho Rato"(Mucho Mouse,1956)produzido pelo lendário duo William Hanna(1910–2001) e Joseph Barbera(1911–2006)éo episódio onde o campeão internacional de captura de ratos , Tom , viaja até a Espanha para tentar pegar o rato entusíasta de dança flamenca simplesmente conhecido e ovacionado como "El Magnífico".
"Eu lhe disse , senõrita.Nadie... mas nadie pode pegar El Magnífico".

"O Urso Dançarino"(Down Beat Bear,1956) também de Hanna e Barbera , é o episódio do urso com estilo beatnick foragido de um circo que tem o impulso incontrolável de dançar quando ouve música.

O belo episódio "Johann , O Rato"(Johann Mouse,1953)com produção de Fred Quimby(Frederick C. "Fred" Quinby,1883–1965)que tem como cenário a casa de Johann Strauss(1866-1939), onde para o espanto da criadagem testemunham um gato que toca piano para pegar um rato que dança divinamente.Logo a notícia se espalha e os dois fazem apresentações para a aristocracia vienense , incluindo o Imperador Franz Joseph I(1830-1916) da Áustria e rei da Hungria , o que nem por isso é deixado de lado seus instintos de gato e rato.

"Tom , o Maestro"(Tom and Jerry in the Hollywood Bowl,1950)de Hanna e Barbera , Tom é respeitável e exímio maestro , mas nada disso pode salvá-lo de Jerry.

"O Gato Concerto"(The Cat Concerto,1946) da trivia Quinby , Hanna e Barbera , é quase como o anterior só que Tom é pianista.Ganhador do Oscar de melhor curta animado e votado como o 42° melhor cartoon de todos os tempos em 1994 para o 50 Greatest Cartoons.

Este episódio tem como base o episódio do "coelo miselável" , "Pernalonga"(Bugs Bunny,1940) chamado "Rhapsody Rabbit"(1946,realmente não lembro do nome brasileiro) de Friz Freleng(Isadore "Friz" Freleng,1906–1995) onde o orelhudo toca no piano a "Rapsódia Hungara n°2" e é atazanado por uma irritante mosca.Também laureado , merecidamente com um Oscar.

De volta ao persistente bichano e a peste roedora , os episódios "Tom , o Maestro" e "Gato Concerto" juntamente com "O Pequeno Orfão"(The Little Orphan,1949)de Quinby , Hanna e Barbera , são considerados os melhores episódios de Tom e Jerry já feitos.

Pessoalmente dou este crédito para o episódio "The Lonesome Mouse"(1943)também do trio , é aquele que a aquela senhora que chama o Tom de Thomas o expulsa de casa por não conseguir pegar Jerry que também logo é posto para fora.Não demora muito para os dois montarem uma farsa para voltarem para dentro de casa.Destaque para o camundongo Jerry pintando Tom como Hitler.

Indo para outro clássico obrigatório o episódio "O Barbeiro Maluco"(The Barber of Seville,1944) de Walter Lantz(1899-1994)
onde o pássaro louco de topete vermelho "Pica-Pau"(Woody Woodpecker,1940)banca um "Fígaro" mais picareta que o Seu Madruga.
Votado como o 43° melhor cartoon no The 50 Greatest Cartoons.

"Momentos Musicais de Chopin"(Musical Moments from Chopin,1947)de Dick Lundy(1907-1990), onde as principais criações de Lantz , Andy Panda(1939) e Pica-Pau tocam juntamente com uma esdrúxula orquestra os Momentos de Chopin.

O Fígaro de Gioachino Rossini(1792–1868)pode ser ouvida em "Notes to You"(1941)de Freleng , com o porco , no bom sentido , "Gaguinho"(Porky Pig,1935).

Pernalonga também tapeia "Hortelino Troca-Letra"(Elmer Fudd,1940), o milionário que tem uma mansão e um iate , como Fígaro no episódio "O Coelho de Sevilha"(Rabbit of Seville,1949)de Chuck Jones.

No curta do genial Tex Avery , na época Fred Avery(Frederick Bean "Fred/Tex" Avery ,1908–1980) , "O Maestro Mágico"(Magical Maestro,1952)Fígaro é ouvido entre outras obras igualmente vultuosas.O cartoon que mostra toda a desgraça do cão que costuma perseguir o tritonho "Droopy" foi selecionado em 1993 para ser preservado no National Film Registry da Livrari do Congresso e tido muito justamente como culturalmente e históricamente significante.

seria um crime da minha parte esquecer do elegante sapo "Michigan J. Frog" protagonista da destruição dos sonhos de riqueza do pobre operário que o encontra misteriosamente deixado nas fundações de um antigo prédio que estava demolindo , no curta "Um Sapo pela Manhã"(One Froggy Evening,1955)escrito por Michael Maltese(1908-1981) e dirigido por Chuck Jones.

O sapinho com sua excelente performance com a música "Hello!Ma Baby"(1899)deu tão certo que além de ser chamado , muito acertadamente , por Spielberg de "Orson Welles dos cartoons" e ser o mascote oficial da WB Television de 1995 a 2005 , virou um ícone pop com aparicões nos mais diversos nichos de entretenimento.Na paródia "S.O.S. , Tem Um Louco Solto No Espaço"(Spaceballs,1987) um alien que deixa o ventre de John Hurt , que reprisa seu personagem de "Alien,O Oitavo Passageiro"(Alien,1979)de Ridley Scott , põe uma cartola , pega uma bengala e repete a mesma coreografia de nosso célebre batráquio.

Alias , os espaçobobos ganharam um série animada "Spaceballs:The Animated Series"(2008,13 episódios)a creiação de Brooks conta também com voz deste nos personagens que interpretava no cinema , o Presidente Skroob e o mestre da Salsicha e do merchandising Yogurt .Que a salsicha esteja com você.

Ele aparece para ser dissecado em uma instrutiva aula de Biologia que é o pesadelo do jovem suíno "Presuntinho"(Hamton J. Pig) no episódio "Para Fora da Sala"(Class Cut-up)de "Tiny Toons"(Tiny Toon Adventures,1990-1994,98 episódios e 2 especiais)de Tom Ruegger.

O finado tirano Saddam Hussein()capricha na dança no episódio "Cancelled" de "South Park"(1997-)de Trey Parker e Matt Stone.

O calvo patriarca Michael Kyle faz sua imitação em um episódio de "Eu , a Patroa e as Crianças"(I, My Wife and Kids,2001-2005,124 episódios)de Don Reo.

Em "Lua Acaba com Minerva"(Moon Over Minerva) dos irmãos Warner , a irmã Warner , os pirados "Animaniacs"(1993-1998,99 episódios)de Ruegger , patrícios de Michigan J. Frog imitam a excelência de sua espécie.

Bem , precisaria de um grande tópico para relatar todas as inusitadas menções e aparições do sapo cantante , uma delas em uma edição limitada do MMORPG "World of Warcraft"(2004)da Blizzard Entertainment onde uma criatura batráquiana dança ao estilo de Michigan.

E seu triunfal retorno em "Another Froggy Evening"(1995)de Chuck Jones na edição dupla do DVD de "Space Jam:O Jogo do Século"(Space Jam,1996)de Joe Pytka.

A versão baby dos "Muppets" da criação máxima de Jim Henson(1936-1990), os "Muppet Babies"(1984-1991,107 episódios)em qua as imaginativas crianças Muppets cuidadas pela atenciosa moça de meias brancas de listras verdes conhecida simplesmente como "Babá" , sempre apresentavam um elaborado musical que ia dos velhos clássicos a opéra rock.

A versão filhote do cachorro medroso , que não é o Coragem , "Scooby-Doo" , "O Pequeno Scooby-Doo(A Pup Named Scooby-Doo,1988-1991,26 episódios) de Arthur Davis e Oscar Dufau em cima dos personagens clássicos de Iwao Takamoto(1925—2007)para a Hanna-Barbera em 1969.Apesar das músicas serem bem repititivas junto com os Muppets foram uma das poucas versões baby que ficaram boas , acho que é culpa do Ruivo Hering.

E com tudo isso ainda existem bestas quadradas aos montes para te irritar dizendo que animação é uma coisa exclusivamente infantil , assistam com seus filhos pequenos "Fritz , The Cat" , por exemplo , e as crianças terão muitas perguntas indesejáveis para você.Vai , assiste!

Ou então o longa de "South Park" , "South Park:Maior , Melhor e Sem Cortes"(South Park: Bigger Longer & Uncut,1999)de Parker , veja a lista de algumas das canções , por motivos de decoro não darei seus nomes em português o que inclui o estopim da trama o filme de Terrance e Phillip ""Asses of Fire":
"Mountain Town" - Stan, Sharon, Kenny, Kyle, Sheila, e Cartman
"Uncle Fucka" - Dos mal desenhados canadenses flatulentos Terrance e Phillip
"It's Easy, M'kay" - Mr Mackey e seua queridos(?) aluninhos
"Blame Canada" - Dos pais ignorantes e moralistas
"Kyle's Mom's a Bitch" - Do gordo desbocado Eric Cartman
"What Would Brian Boitano Do?" - Minha preferida , de Stan , Kyle(antes de morrer...novamente) , Cartman
"Up There" - Do consorte de Saddam Hussein com arroubos de Whitney Houston , o próprio Satan
"La Resistance (medley)" - Do ateu blasfemador (adoro esse guri)Howard McGillin
"Eyes of a Child" - De Michael McDonald
"I Can Change" - Do novo tirano do Inferno Saddam Hussein
"I'm Super" - Do rapaz alegre Big Gay Al
"Mountain Town (reprise)" - Toda a população de South Park
"Good Love" - Do romântico Chef
E quando Kyle , após morrer , cai rumo ao reino de Satan , e toca a música "Hell Isn't Good" com vocal de James Hetfield do Metallica.
O filme foi posto na edição de 2001 do Guinness World Records pelo maior número de postura pouco elegante em uma animação , o que se traduz para :399 palavras consideradas profanas , incluindo 146 usos de "fuck" , 79 usos de "shit" , 66 de "bitch" , mais 128 gestos ofensivos e 221 atos de violencia.
Foi eleito em 2000 pela revista Total Film como a 13° maior comédia de nosso tempo e pela Empire Magazine como o 166° maior filme de todos os tempos.

Voltando ao cinema que veio do teatro , o bem aventurado "Jesus Cristo Superstar"(Jesus Christ Superstar,1973)de Norman Jewison , com roteiro inspirado na ópera rock de Tim Rice.Renegado pelos grupos religiosos e outros que também não tem o que fazer , e um filme necessário para entender o âmbito contextual dos sintéticos anos 70.Assista e diga "Aleluia".
A versão teatral brasileira tem tradução de Vinicius de Morais , e de vez em quando volta a estar em cartaz no teatro(queria que fosse na igreja do R R Soares?).

Com raízes igualmente teatrais as maquiavélicas intencões do Dr. Frank-N-Furter do planeta Transesual que é quase um anúncio da Victoria's Secret , "Rock Horror Show"(The Rocky Horror Picture Show,1975)de Jim Sharman com base na peça londrina "The Rocky Horror Show" escrita e musicada por Richard O'Brien(que interpreta o personagem Riff Raff no filme) que teve estréia em 1973.
Se o Dr. Frank-N-Furter abandonasse as meias de seda e o salto alto seria um ótimo Coringa.

Digno de menção é o risonho Dr. Hibbert requintadamente trajado para o festival de cinema de Springfield no episódio "Nasce um Burns"(A Star Is Burns) .

A versão século XX nova yorkina de "Romeu e Julieta" , o ganhador de 10 Oscars , 3 Globos de Ouro e 1 Grammy (que segundo Os Simpsons não é um prêmio), de Robert Wise , que adaptou livremente a peça estreada em 1957 de Arthur Laurents e encenada por Jerome Robbins, que foi também o autor da idéia.

Muito exemplar é a sátira curta metragem premiada no Festival de Sundance "West Bank Story"(2005)de Ari Sandel que põe palestinos e israelenses , envolvidos em uma implacável guerra entre restaurantes , para dançarem juntos.

Saindo do teatro , a busca por Lost Vegas no pós-apocalipse de "A Balada do Samurai"(Six-String Samurai,1998)de Lance Mungia que dirigiu um cult instantâneo.
"Vegas precisa de um novo rei."

As brilhantes confusões do último dos hippies na Los Angeles de 1991 , Jeff Lebowski , mais conhecido como "O Cara"(The Dude) e tão fã de boliche quanto Fred Flinstone leva sua vida de pequenos prazeres até ser confundido por marginais com um milionário que tem o mesmo nome de Lebowski."O Grande Lebowski"(The Big Lebowski,1998)é a tentativa dos irmãos Coen de fazer uma comédia Noir , é uma certa obsessão dos diretores de "Onde os Fracos não tem Vez"(No Country for Old Men,2007).

A saga humana de sua aurora nas cavernas passando pelo poderoso Império Romano até a Revolução Francesa sobre o irreverente olhar de Mel Brooks em "A História do Mundo-Parte 1"(History of the World,Part 1,1981), em seu segmento "Inquisição Espanhola"(The Spanish Inquisition) um grande musical com tortura e freiras nadadoras , o que inclui o suplício da Tortura Dágua reimaginada por Esther Williams.Merece especial apontamento o teaser trailer de "História do Mundo-Parte 2(History of the World:Part II)narrado por Brooks , e nunca realizado , que promete "Hitler on Ice" , um funeral viking e o apoteótico "Judeus no Espaço" com a grandiloquente melodia "Jews in Space"

Brooks ganhou renome com o vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original , "Primavera para Hitler"(The Producers,1968)adaptado como peça teatral musical em 2001 pelo próprio Brooks ,

esta versão teatral da estória do produtor desonesto e o pior musical que a Broadway já viu ganhou o filme "Os Produtores"(The Producers,2005)sob a direção de Susan Stroman em ima do roteiro de Brooks.

A parceria Brooks e gene Wilder vistas em Primavera para Hitler rende a ótima comédia "O Jovem Frankenstein"(Young Frankenstein,1974)onde mostra o descendente do ciêntista de Mary Shelley , o jovem Dr. Frederick Frankenstein(Wilder) tomando o legado de seu nefasto antepassado para tentar melhorar um pouco a imagem da família e ressuscitar a azarada criatura(Gene Hackman).Com uma ótima fotografia em preto e branco que remete aos imortais clássicos "Frankenstein"(1931) e

"A Noiva de Frankenstein"(Bride of Frankenstein,1935)ambos de James Whale(1889-1957)e cheio de absurdos , só para citar dois: o filme começa com um relógio soando 13 badaladas e o antológico sofrimento da criatura ao fazer companhia para um ancião cego , tem algumas melodias bem divertidas.

Embora eu realmente não suporte essa coisa de "Al needs love" tenho de convir que o responsável pelo novo fôlego do gênero musical o , deslumbrante "Moulin Rouge-Amor em Vermelho"(Moulin Rouge!,2001)de Baz Luhrmann , é um filme lindamente realizado.A idéia de colocar músicas contemporâneas na era vitoriana é deveras feliz.

A idéia já havia logrado êxito na aventura inglesa do ladrão fidalgo de "Os Saqueadores"(Plunkett & Macleane,1999)de Jake Scott.

O charme da história no burlesco moinho vermelho , na minha opinião , é o de mostrar com excelência a glória burguesa da Belle Époque antes que o inferno da primeira grande guerra acabasse com tudo.
Moulin Rouge é tema de quase duas dezenas de filmes , creio que o mais significativo antes do da ex-senhora Tom Cruise seja "Moulin Rouge"(1952)de John Huston(1906-1987) baseado na novela de Pierre La Mure(1909-1976) chamada "Moulin Rouge"(1950)que é uma biografia romanceada do talentoso pintor smurf vitoriano Henri de Toulouse-Lautre(1864-1901).

O impacto de Moulin Rouge foi tal que o musical em profusão ressuscitou quase que imediatamente com o sucesso "Chicago"(2002) de Rob Marshall e baseado na peça musical de Fred Ebb(1933-2004) e Bob Fosse(1927-1987)que teve sua primeira apresentação em 1975 , que por sua vez, é baseada em outra peça , também intitulada Chicago , escrita pela jornalista Maurine Dallas Watkins(1896-1969) em 1926 com base na história real de Beulah May Annan(1901-1928) e Belva Gaertner ,(1885-1965).

A versão de Watkins teve sua primeira adaptção para cinema pelas mãos de Cecil B. DeMille(1881-1959) em 1927 a segunda versão chamada Roxie Hart(1942)de William A. Wellman(1896-1975) com roteiro bastante alterado devido a censura da época.

O filme de 2002 com o título da cidade da Punk é muito influenciado por "Cabaret"(1972)drama musical advindo de outra peça de Ebb produzida em 1966 dirigido por Fosse e inspirado no livro semibiográfico da década de 30 "Cabaret,Adeus Berlin"(Goodbye to Berlin, de Cristopher Isherwood(1904–1986), fonte da peça "I Am a Camera" de John Van Druten(1901-1957)

Ainda pelo legado do Moinho Vermelho pode-se adicionar o inesperado episódio musical de "Buffy,A Caça-Vampiros" intitulado "Mais Uma Vez , Com Sentimento"(Once More , With Feeling) onde um demônio faz com que a população de Sunnydale cante e dance como em um musical , até que elas sofram uma combustão espontânea.Episódio ficou tão aclamado que ganhou trilha sonora , livro com partituras e até sessões de cinema , estas com algumas brigas da Fox com os fãs envolvendo uso indevido da marca.

A princesa guerreira "Xena" protagonista da 9° das 25 séries mais influentes da era 90 teve dois episódios musicais "O Reencontro"(The Bitter Suite) onde uma picuinha entre as duas é resolvida em uma em uma ópera nos Campos Elíseos , por que se fosse na espada Xena não teria mais as aporrinhações da loirinha.

e "A Batalha Musical"(Lyre , Lyre , Hearts on Fire)onde Gabrielle se envolve em uma disputa de bandas cujo prêmio é uma lira.
Ambos os episódios renderam CDs próprios com suas respectivas trilhas.

O Cartoon Cartoons do brucutu Brito Abelardo , o andróide Larry 3000(voz original de Mark Hamill) e do garoto Otto Lino , o "Esquadrão do Tempo"(Time Squad,2001-2003,26 episódios)de David Wasson , o episódio "Recruitment Ad/Killing Time" é uma grande propaganda cantada de recrutamento para o Esquadrão do Tempo.
Aliste-se já no Esquadrão do Tempo , emquanto mantém o status quo histórico conheça mulheres de várias épocas , faça Gengis Khan parar de ler histórias em quadrinhos o dia todo e sair da casa dos pais para espalhar o terror pela Ásia , ou fazer os Martin e os Coy pararem com essa frescura de boa vizinhança e partirem para a grande contenda.

Muito bem realizado é o episódio "Show de Variedades"(Variety) em que os detentos da Oswald State Correctional Facility apresentam um metafórico show , da dramática e comentada série "Oz"(1997-2003,56 episódios)de Tom Fontana.

O antes citado Mel Brooks tem em sua paródia de "Robin Hood , O Principe dos Ladrões"(Robin Hood: Prince of Thieves,1991)de Kevin Reynolds com o guarda-costas Kevin Costner , o aloprado "A Louca Louca História de Robin Hood"(Robin Hood:Men in Tights,1993)o divertido número musical "Homens de Fusó"(Men in Tights)finalisadocom um vigoroso cancan.

No filme o rei Ricardo Coração de Leão é interpretado por Patrick Stewart , o Professor Xavier dos filmes dos X-Men , mas antes disso foi o Capitão da Enterprise D na série "Jornada nas Estrelas:A Nova Geração"(Star Trek:The Next Generation,1987-1994,178 episódios)de Roddenberry , e da Enterprise E no cinema , pois no episódio "Qpid" por uma tramóia da poderosa e desocupada criatura conhecida como "Q" , que tranforma Picard em Robin Hood e envia-o para a floresta de Sherwood, onde ele é reunido com sua galante tripulação, que agora é o seu bando.A indumentária que Q põe nos bravos da Federação é praticamente a mesma do filme de Brooks , é inevitável que você fique na expectativa de que daqui um pouquinho eles dancem e cantem a Men in Tights.

O filme da série do menino Nino Stradivarius de 300 aninhos "Castelo Rá-Tim-Bum,o Filme"(1999)de Cao Hamburguer (eu sei que é sem graça mas é mais forte do que eu:O "cão hamburguer")naquela parte onde Dr. Victor(Raiose Trovões!!!)e Morgana são tranformados por Losângela em marionetes em marionetes , sem os recursos dos Thunderbirds , e para distrair o ganancioso imobiliário Dr.Abobrinha começam a cantar , creio que seja a "Ópera Arepó" , é incrível.
Mesmo que a relação entre a série e o filme não ser suprida de sequência lógica vale creio que deu certo.

Bom enquanto espero "Repo!The Genetic Opera" , digo que alguma coisa se escapa da premissa do gênero tão chato quanto os "filmes de mulher" (querida , lembre do que eu escrevi lá em cima).
Recomendo que preserve seus lindos pés e não me convide para dançar , fora que farei uma performance pior do que as vistas em "Rebelde" ou aquelas produções de Bollywood.

Até mais e que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário