terça-feira, 24 de março de 2009

Mangas(originalmente escrito em 22/08/2008).

É fato que nos últimos anos as obras japonesas tem usado muito o veio ocidental como inspiração, exemplos:
Os momentos cartunescos dos OVAS "Furi Kuri" ou "FLCL"(2000-2001) de Kazuya Tsurumaki do ótimo estúdio GAINAX.

A pirataria de Eiichiro Oda em seu "One Piece"(1997-) com suas expressões quase de um Tex Avery.

E a taciturna Lain, protagonista dos 13 episódios da série com a série de índole cyberpunk "Serial Experiments Lain"(1998) de Ryutaro Nakamura, tem muita inspiração dos quadrinhos europeus, principalmente a banda desenhada francesa.

Ou a vigente moda visual que remete ao movimento alternativo dos quadrinhos americanos independentes do meado dos anos 90.

O mesmo vale para as mídias ocidentais é difícil encontrar hoje uma animação ou hq que não tenha sido tocada (ou forçada , vide a linha "Mangaverse" da Marvel) pela técnica oriental.
Bem , é uma simples lista de HQs, não entrarei em especulações sobre manga ocidental, manga híbrido e técnicas. Nem vou dar vazão a inútil e estúpida discussão de que o manga é melhor do que comics ou vice versa, o que vale é a cinética da arte, que é claramente a dinâmica máxima do manga.
Se é bom merece ser lido, não importa se veio do Japão ou de Tangamandapio.
Começaremos por aqueles que fazem manga o
mais próximo possível do original japonês:
É digno de menção o artista da nova geração conhecido simplesmente como Bengal , que também mescla com exito elementos americanos e europeus.

O americano Adam Warren que junto com Toren Smith fundou o Studio Proteus, creio que é um dos que melhores pegaram o espírito da coisa.

O compatriota de Warren, Brandon Peterson, arte impecável embora eu ache que falte um pouco de dinamismo no quesito ação quase cinematográfica, que é o que realmente caracteriza o quadrinho japonês.

Os ótimos trabalhos de Jill Thompson em "Morte-A Festa"(Death:At Death's Door,2003) que abrilhanta ainda mais o universo de "Sandman"(1989-1996) criado por Neil Gaiman para o selo Vertigo.

O nipo-americano muitas vezes ganhador do Eisner Award, Stan Sakai com o apurado coelho espadachim explicitadamente criado aos moldes de Miyamoto Musashi(1584–1645),
"Usagi Yojimbo"(1984-).

Indo para o bem intencionado âmbito nacional, na minha opinião a mais bem sucedida artista é Karina Erica Horita, infelizmente não é tão facíl encontrar seus belos trabalhos.

Seguido pela mais conhecida dama do quadrinho nacional Érica Awano, do sucesso "Holy Avenger".

O veterano Julio Shimamoto muito conhecido por seus trabalhos no gênero terror e erótico, talvez o pioneiro do estilo no Brasil.
>

E o velho Mauricio de Sousa, o clássico infantil da turma da baixinha, gorda

e dentuça tem clara influência da obra do prolífico mestre do manga, Osamu Tezuka(1928-1989), só para constar, Tezuka não inventou o manga e sim o popularizou criando as premissas básicas do gênero, baseadas no trabalho de Disney e de Max Fleischer(1983-1972).


Alias, os quadrinhos da menina com cabelo similar a um cacho de bananas(eu sei , estou arriscando a ser fulminado por um coelhinho encardido)ultimamente tem amelhado uma boa influência visual de One Piece sobre as expressões faciais de seus personagens. A turma da baleia de vestido vermelho(acredito que seja melhor parar antes que o pior aconteça) ganhou recentemente seu manga intitulado "Turma da Mônica Jovem", o qual

torço para que não seja uma versão de "Os Rugrats Crescidos"(All Grown Up!,2003-2008,55 episódios)da Nickelodeon.

A turma da guria de vestido vermelho segue a tendência de fazer o que convencionou-se chamar de "modernizar" personagens de longa data, como aconteceu com "A Turma do Archie"

com "Os Simpsons

, "Futurama" ambos experimentações artísticas no devianART sobre o usual de Matt Groening.

e o também experimental de os "Peanuts", que não faço idéia de quem seja a arte , "Que puxa..."

Agora vamos para a arte que não é prontamente identificada como sendo manga, ou seja, que não tem "zoião".
Outro veterano no cenário nacional, o infelizmente pouco conhecido
, Luiz Saidenberg

O sul coreano Jae Lee, ganhador do Eisner Award junto com Paul Jenkins pela mini-série "Os Inumanos"(The Inhumans,1998) para Marvel.

O canadense Travis Charest que sob os roteiros de Alan Moore, foi responsável por uma das melhores histórias de super-heróis dos anos 90 , os "WildC.A.T.s"(1992-) que sairam daquele marasmo de mediocridade que era a Image Comics.

O talentoso e detalhista filipino da Marvel, responsável pela arte de boas fases de Wolverine e X-men, Leinil Francis Yu.

O brasileiro internacional, Luciano Queiroz, ou Luke Ross como é mais conhecido(acho uma frescura isso de mudar de nome só por que está lá fora).

O britanico Alan Davis, mais conhecido por uma das fases mais encheção de linguiça do supergrupo inglês "Excalibur"(1987-)e também por coisas boas como o "Elseworld"(tá bom , "Túnel do Tempo") "Liga da Justiça-O Prego"(JLA:The Nail,1998)junto de
Mark Farmer.

O artista em franca ascensão Michael Ryan , do bem menos embromado
"New Excalibur", ao lado do costumeiro e quase embromador Chris Claremont.

O icônico e revitalizador de heróis, Frank Miller, grandemente tutelado pelo estilo do excelente manga "Lobo Solitário"(Kozure Ōkami,1970-1976,28 volumes)de Kazuo Koike e Goseki Kojima(1928-2000), Hq a qual apadrinhou quando está veio para o lado oeste do globo.

Tal inspiração é facilmente observável , e admitida por Miller , na mini-série "Ronin"(1983-1984).

Na história definitiva de Batman , "O Cavaleiro das Trevas"(Batman:The Dark Knight Returns,1986)de Miller e Lynn Varley
estas incríveis qualidades narrativas vão ainda mais longe. Por isso , tecnicamente , não é hiperbólico dizer que um dos absolutos ocidentais é um manga.

Outro excepcional súdito da rainha é Bryan Hitch , um dos maiores da atualidade , ganhando destaque com a primeira fase de "The Authority" ao lado de Warren Ellis na Wildstorm e com o estrondoso sucesso "Os Supremos"(Ultimates,2002-) com Mark Millar.

Acredito que o suprasumo do meio seja o texano John Cassaday , que com Warren Ellis é responsavel por uma das melhores Hqs desta geração , os arqueólogos do impossível(sem ligação com "Martin Mystère") "Planetary"(1998-).A cinética de sua arte é fantática , ouso dizer que muitos mangas inteiros não possuem tal cinemática que uma página de Cassaday possui , sobretudo em Planetary e sobre as cores de Laura DePuy , creditada por Garth Enis como o "paint shop de deus".

Por emquanto é só, fique a vontade para discordar, listas servem para isso(até os mais exacerbados perderem a elegancia e começarem a deplorar a genitora alheia).
Que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário