domingo, 6 de maio de 2012

Wolverine Art Appreciation Month

Wolverine Art Appreciation Month, realizado em Abril de 2009, foi um dos vários eventos da Marvel planejados para a celebração dos 35 anos do super-herói canadense. Wolverine, criado pelo trio Len Wein, John Romita Sr. e Herb Trimpe, que estrelou na revista The Incredible Hulk #181(Novembro de 1974) teve capas alternativas cujo tema central foi Wolverine concebido no estilo de celebrados pintores da história.
As capas:
*Capa variante de EXILE-S #1, com arte de Jason Chan.
Chan imitou soberbamente o artista belga surrealista René Magritte(1898-1967), Chan dá ao mutante um guarda-chuva, recorrente em uma série de obras de Magritte, e que ganha destaque em "As Férias de Hegel"(1954), ao mesmo tempo que coloca Logan, ou James Howlett, no sereno mar visto em alguns dos quadros do belga como em seus auto-retratos - junto do guarda-chuva -
ou como belamente mostrado abaixo do "Castelo dos Pirineus"(1959).
*Capa variante de X-MEN: LEGACY #223 de Morry Hollowell Aqui Hollowell, um dos artistas mais competentes da editora nos últimos anos, transforma a icônica capa de Frank Miller para a minissérie "Eu Wolverine"(Wolverine, 1982, 4 partes) em um quadro de um dos estilos mais marcantes do século XX, a pop art com sua reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos embebidos em temas do cotidiano e artigos de consumo criada por Andy Warhol(1928-1987). Tal como as figuras reproduzidas serialmente com a plasticidade das variações de cores, Hollowell submete o Wolverine de Miller ao mesmo processo. De fato Warhol, como grande captador da essência do que compunha a segunda metade do século XX, já flertou com super-heróis, concebeu telas com o Superman como motivo - abaixo uma obra de 1961 - e chegou a fazer o filme experimental "Batman Dracula"(1964), por muito tempo considerado perdido.
Também interessante é o filme adaptação do clássico máximo Watchmen, lançado quase um mês antes do evento Wolverine Art Appreciation Month, que mostra um passado alternativo com Warhol - ao lado de Truman Capote - exibindo um quadro de reprodução serial com o super-herói Coruja da Noite.
*Capa variante de AGENTS OF ATLAS #3 de Gerald Parel.
O detalhista Parel reproduz a arte ao estilo do artista norueguês, e um dos precursores do expressionismo alemão, Edvard Munch(1863-1944), Parel consegue pegar os pormenores do social existencialismo de Munch, dando a Logan as mesma características frágeis e angustiantes das mulheres vistas em obras como a lamuriante moça de rosto baixo e escondido vista em "Weeping Nude"(1913) .
*Capa variante de GHOST RIDER #34 de Alina Urusov .A artista canadense transmutou a intrínseca arte japonesa em blocos de madeira de Tōshūsai Sharaku(ativo entre os anos 1794-1795), em uma incrível capa do Wolverine Art Appreciation Month, uma das mais famosas obras de Sharaku, o retrato do ator de teatro Otani Oniji vira um Wolverine estilizado.
*Capa variante de DAREDEVIL #118 de Juan Doe e Russ Heath.
Doe e Heth emulam outro artista da estirpe pop art como Wharhol, o antigo proeminente parodista e defensor do que chamava pintura industrial, Roy Lichenstein(1923-1997), que usava as histórias em quadrinhos do meado do século XX como inspiração para o grosso de seu trabalho, valorizando os clichês desta mídia, movimentando sua crítica em cores brilhantes e pontilhadas as culturas de massa. Esta capa coloca Wolverine junto a garota muito vista no catálogo de Lichenstein, sobretudo em "Crying Girl"(1963), "Girl in Mirror"(1964) e "I...I'm Sorry"(1965-66)
* Capa variante de MOON KNIGHT #29 de Juan Doe. Novamente Doe simula mais um grande nome moderno, na verdade O Nome Moderno ao se embrenhar no estilo de Pablo Picasso(1881-1973), o espanhol dono da mais famosa assinatura de todos os tempos e versátil tutor da modernidade artística e criador do cubismo inspirou este Wolverine como um de seus "retratos" em linhas caoticamente ordenadas como em "Retrato de Uma Mulher Sentada"(1913). Notando que o mutante Wolverine lutou na encarniçada Guerra Civil Espanhola(1936-1939),embora as core não sejam as mesmas, nada impediria da capa de Doe ser um detalhe da obra mais lembrada e comentada de Picasso, o quadro "Guernica"(1937), também conhecido
como "el último exiliado".
* Capa variante de AMAZING SPIDER-MAN #592 de Paolo Rivera. Rivera pega direto a mais lembrada e referenciada obra do pintor catalão Salvador Dali(1904-1989), "A Persistência da Memória"(1931) expoente do surrealismo. Rivera aproveita a mesma mescla de onirismo com a plasticidade fluída do quadro de Dali, trocando a flácidez dos relógios, símbolos da preocupação humana pelo uniforme e adamantiun. Dali disse acerca do quadro: "ninguém poderia esquecê-lá uma vez vista", creio que o mesmo pode ser dito da capa de Rivera.
*Capa variante de MS. MARVEL #38 de Paolo Rivera.Rivera convenceu que é capas de simular um trabalho altamente estilizado na capa alternativa de Amazing Spider Man #592, aqui o artista volta para colocar mutantes no sóbrio poético de Andrew Wyeth(1917-2009). O competente artista da Marvel Comics colocou os X-Men, Wolverine e Ciclope -versão anos 1980 -, no que parece uma versão do cenário noturno mesclando as telas "Distant Thunder"(1961)
e "N.C. Wyeth Orchard"(1961), mas ao invés dos pacatos figurantes de Distant Thunder, os gigantes Sentinelas dividem a cena com os X-Men.
*Capa variante de RUNAWAYS #9 de David Lafuente.
o espanhol Lafuente, na época artista da linha Ultimate e casual capista, seguiu para a capa da nona edição da revista dos Fugitivos o belíssimo estilo que fez do checo Alfons Maria Mucha, ou Alphonse Mucha(1860-1939), uma das celebradas figuras do movimento Art Noveau.
Lafuente usou como base os fantásticos cartazes de Mucha para os os espetáculos da atriz e cortesã Sarah Bernhardt da França de 1894 a 1900.*Capa variante de SECRET WARRIORS #3 de Gerald Parel.
Parel, depois do expressionismo de Munch passa para o simbolismo do austríaco Gustav Klimt(1862-1918), um dos fundadores da Secessão de Viena. Um Logan de tempos atrás lutando contra ninja do Tentáculo. A arte de Parel, parece também seguir a de Klimt em se início de carreira, a de se manter fiel ao modelo histórico.
Parel coloca em sua capa a fluidez da paleta de cores de Klimt em alguns de seus melhores momentos - não a toa conhecido como "fase dourada" do artista - como em "Retrato de Adele Bloch-Bauer I"(1905)
e na arte erótica da conhecida tela "O beijo"(1907-1908).
*Capa variante de UNCANNY X-MEN #508 de Laura Martin.
Embora simples, as referencias aliadas ao estilo do maior artista holandês, Vincent Van Gogh(1853-1890) dão a capa alternativa de Uncanny X-Men um poder impressionável podendo ser colocada como uma contraparte, imbuída de certo humor negro, de seu "Auto-retrato"
e "Auto-retrato com a Orelha Cortada"(ou "Auto-retrato com a Orelha Enfaixada", ambos de 1889). As obras que foram realizadas por Van após uma discussão com Gauguin em 23 de Dezembro de 1888, representa parte da loucura que crescia no pintor, Laura Martin coloca um rosto para a esta loucura - embora um pouco exagerado, diferente do credo popular, Vincent Van Gogh cortou "apenas" um pedaço do lóbulo da sua orelha esquerda -. Parece que outro que não Van Gogh, embrulhou o pedaço da orelha em um lenço e o levou para a prostituta de Arles com a qual o pintor mantinha relações, e ainda teve a sensibilidade de deixar um bilhete que dizia: "Guarde com cuidado".
*Capa variante de HULK #11 de Ed McGuinness.
O talentoso artista conhecido pelos melhores arcos da série Superman/Batman evoca o acurado primitivo da arte rupestre, o mais antigo meio de representação artística conhecido. Um Wolverine de aproximadamente 40.000 enfrentando um grande Smilodon, ou Tigre Dentes de Sabre como é popularmente conhecido, em uma referencia aberta a mitologia do personagem.
McGuinness parece ter retrocedido no tempo até a aurora da criatividade humana, sua técnica e sóbrio conjunto de cores o parece colocar no conjunto dos ancestrais artistas das magníficas pinturas da caverna de Altamira, na velha Espanha expandindo os motivos de bisões e megaloceros.
*Capa variante de AMAZING SPIDER-MAN #590 de Paolo Rivera.
Rivera faz a sua versão do clássico satírico do artista visual Cassius Marcellus Coolidge, ou C.M. Coolidge(1844-1934), conhecido por sua coleção de 16 pinturas a óleo com cães de maneiras antropofórmicas jogando póquer. assim como Coolidge que colocou uma variada miríade de raças caninas na mesa de carteado, Rivera colocou uma fauna de 5 Wolverines em um, ao que parece, não muito amistoso jogo de cartas. Rivera tem como pedra fundamental o quadro "Waterloo"(originalmente intitulado Judge St. Bernard Wins on a Bluff, 1903).
*Capa de CAPTAIN BRITAIN AND MI13 #12 de Skottie Young.
O artista e ilustrador, até o momento exclusivo da Marvel Comics, replica o estilo do compatriota estadunidense Edward Gorey(1925-2000), escritor e ilustrador de livros, em sua maioria desconhecidos fora dos países que não usam o idioma inglês. Young conseguiu captar com maestria as linhas de humor mesclados ao tons macabros que Gorey lugubremente orquestrava. A fonte de Young aparentemente pode ter sido uma das páginas de "The Gashlycrumb Tinies: or, After the Outing"(1963), uma coleção de contos de 26 crianças representando o alfabeto em passeio por situações embebidas de teor mórbido. *Capa variante de Wolverine: First Class # 14 de Chris Eliopoulos.
Eliopoulos imita as mundialmente aclamadas tiras de jornal "Peanuts" de Charles M. Schulz(1922-2000) , o gato "Garfield" de Jim Davis e o garoto e seu tigre de pelúcia da tira Calvin e Haroldo de Bill Watterson. Chris Eliopoulos, como bom cartunista, recria os mais afamados instantes das três tiras como o sempre fracassado chute de Charlie Brown, a ingenuidade de John perante Garfield e os diálogos existenciais entre Calvin e Haroldo.
Até mais e que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário