quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bleach





"A nova geração de desenhistas japoneses vê uma identificação com as figuras ocidentais, sem estarem elas ligadas a uma nacionalidade específica. As próprias gueixas e samurais são vistos assim pelo gosto inconsciente do gosto do homem japonês moderno. E, cada vez mais, esses olhos grandes e estáticos fixam, por assim dizer, um mundo irreal que está atrás e além do próprio leitor de manga."

Página 17 da revista Quadreca, artigo "O Fantástico e Desconhecido Mundo das Histórias em Quadrinhos Japonesas"(1976), de Sonia M. Bibe Luyten.


Apesar de odiar frescuras mitológicas como deus, espiritos e vidas após a morte simplesmente adorei o manga "Bleach", originalmente iniciado em 2001, de Tite Kubo, que parece não ter feito nada de relevante antes apesar de, na minha opinião, ser um dos melhores desenhistas de cenas de ação quase se equiparando ao texano John Cassaday.

Kubo desenha mais do que choque de espadas, os combates advindos de seu pincel quase produzem faíscas, aliados a roteiros ágeis e com uma complexidade que entra de acordo com seus belos traços, pode ser uma versão menos burlesca e política (embora parece haver uma tênue crítica social em sua Soul Society) do roteirista inglês Warren Ellis.

Bem, a medida que fui adentrando nas empreitadas de Ichigo Kurosaki e seus amigos (ou não), parecia-me que algúns já passeavam displicentemente pela alameda de minhas lembranças. Posso apontar a superestimada globalização ou o fato de muito do que é feito no Japão nasce em vistas do sedento mercado ocidental, mas prefiro acreditar que o criador da hiperatividade dramática(e retardada) de Keigo Asano é genial e que fez um manga para que leitores niponicos ou não tivessem total ciência de sua obra.
Diferente do criador do bom "Samurai X"(Rurouni Kenshin, 1994-1999, 24 volumes), Nobuhiro Watsuki que visualmente homenageia personagens ocidentais em um âmbito quase estritamente oriental,

a "homenagem" de Kubo é inconsciente, ou seja, sou eu que estou "forçando" as similaridades. Não creio que Kubo pensa realmente em algúm personagem(ao menos ocidental) quando está construindo um volume de Bleach, talvez eu esteja transpassando as raias do absurdo, no entanto me é de certa facilidade certas comparações (todas bem superficiais):
Obs.: As "análises" se restringem do volume 1 ao 25.




Ichigo Kurosaki = Oliver Queen/Arqueiro Verde

"Quando alguém vos mostrar os grandes e poderosos da terra e vos disser: 'Aí estão os teus amos', não lhe deis ouvidos. Se forem justos, serão vossos servidores; se injustos, vossos tiranos."
Félicité Robert de Lamennais(1782-1854)
Oliver Queen nunca sofreu preconceito por ter o cabelo laranja (ele não tem, o que já é um bom motivo para não passar por tal situação), o ódio era dirigido a ele por ter nascido rico e desden aos que não tiveram sorte parecida. Depois de ter ficado perdido sozinho em uma ilha ignorada conheceu o sofrimento que se constitui a luta para sobreviver. Sua nova visão do mundo o levou a conversão ao socialismo e quando conseguiu se livrar do ambiente hostil da ilha decidiu usar o que teve que usar para sobreviver(o arco e flechas) para salvar as vítimas dos predadores da selva urbana.

Determinação é uma palavra que descreve bem Kurosaki e que também pode ser transliterada para Oliver Queen.

Não que os dois não tenha sua cota de pilhéria.


O fato de saber o que pode ser feito e o total desprendimento para consigo mesmo em pról dos que estão em sua volta é o que levam Ichigo a aceitar o fardo de ser um shinigami. Kurosaki aceita a responsabilidade primeiro para salvar sua família, depois para que ninguém se machucasse por causa de um hollow que ele poderia eliminar, não importa o tamanho da encrenca, alguém tem que resolvê-la. Por estas nobres razões, coloco no reflexo de Ichigo Kurosaki o esmeralda herói social - originalmente criado por Mort Weisinger(1915—1978) e Greg Papp, com primeira aparição na More Fun Comics nº 73 (1941) -.




Inoue Orihime = Dra. Cecília Reyes

"Procuram curar aos outros, quando eles mesmos estão cheios de feridas."
São Gregório(Surp Krikor Lusavorich, século 3)
Aqui as maiores semelhanças entre a mulher mutante e a menina com poder espiritual(eu realmente odeio esse termo) são as habilidades. A Doutora Reyes, criada por Scott Lobdell e Carlos Pacheco(primeira aparição em X-Men #65, 1997)escondia o fato de ser mutante até ser engolfada na caça global a sua subspécie no evento "Operação: Tolerância Zero"(Operation: Zero Tolerance,1997), onde teve que lutar por sua existência, revelando sua habilidade de criar bio-escudos de psicoplasma.

O poder de Orihime fica oculto nas presilhas de seu cabelo(Shunshun Rikka, as seis flores do shunshun) dadas a ela pelo irmão, que guardam seis seres: Ayame, Baigon, Hinagiku, Lily, Shunou e Tsubaki .
- Chamando por Baigon, Hinagiku e Lilly, Ohirime cria uma barreira que protetora de ataques externos,o Escudo dos Três Céus(ou Escudo Sagrado Triplo, originalmente chamado de Santen Kesshun). Pode ser paralela ao bio-escudo defensivo da Dra. Reyes.
- Chamando Tsubaki, Orihime lança um ataque de grande envergadura, o Escudo do Céu Único(ou Escudo Solitário do Corte Sagrado, do japonês Koten Zanshun). A Dra. Reyes pode transformar a condição de seu bio-escudo de defensivo para eficientemente ofensivo.
- Chamando Shunô e Ayame, trata todas das feridas dos que encontram-se dentro do seu escudo. Aqui é o outro ponto em comum com as duas personagens, Inoue Orihime não suporta o sofrimento alheio, Cecília Reyes, originária do Bronx, jurou, após ver seu pai morrer em seus braços, que faria o possível para salvar outras vidas e graduou-se médica, atendendo no Pronto Socorro do Hospital Santa Misericórdia, no Bronx em Nova York sua preocupação com o próximo pode ultrapassar seus limites, no entanto e assim como Orihime, ela não desiste .




Uryuu Ishida/Quincy = John Stewart /Lanterna Verde

"Quase sempre, os humanos correm com medo do escuro. Quase sempre bajulam os senhores do mal. Ele são quase saempre débeis, fúteis, vãos e tolos. Mas nem todos, e nem sempre. Junte-se a batalha"
"Caçadores Caçados"(1992), de Bill Bridges
Uryuu Ishida vem de uma grande e honrada linhagem humana de caçadores de hollows quase totalmente exterminada pelos shinigamis .Tem um grande orgulho, embalado pelo ódio aos shinigamis.

Criado por Dennis O’Neil e Neal Adams - primeira aparição em Green Lantern (vol. 2) #87, de dezembro de 1971 - John Stewart é um ex-militar escolhido pelos guardiões de OA como eventual substituto para o Lanterna Verde do setor n° 2814 (o qual compreende a Terra), Hal Jordan), após o anteriormente indicado, o temperamental Guy Gardner sofrer um acidente. Em posse do anel esmeralda, a maior arma do universo, que dá o poder de transformar objetos de sua imaginação em realidade cujo propelente é a força de vontade do usuário, Stewart abandona sua disciplina militar para adentrar de cabeça em uma perigosa autoconfiança.
Na mini-série "Odisséia Cósmica"(Cosmic Odyssey,1988), de Jim Starlin e Mike Mignola, Stewart ao contrariar as ordens de J'onn J'onzz, o experiente Caçador de Marte, colocando todas as suas fichas no poder do anel, ele comete um erro que resulta na destruição do planeta Xanshi matando seus bilhões de habitantes. A descomunal tragédia de Xanshi abre os olhos de Stewart para uma postura mais condizente com sua posição de herói.

Ishida também não era lá muito humilde, não precisou de um evento trágico como o Lanterna Verde para mudar para algo melhor, mas não creio que seu gênio tenha cedido tão facilmente, seu comportamento muda após suas lutas com Kurosaki e ao lado dele, tais combates trazem uma espécie de compreensão sobre a natureza de sua força e sobre seu lugar em uma realidade permeada de perigos que a maioria não vê.
Os dois personagens são grandes estrategistas, o Quincy Ishida pelo treino com seu finado avô, Stewart pelo serviço militar. Ambos possuem armas cujos "calibres" são dependentes deles mesmos, no caso de Stewart é a força de vontade diz a grandeza e variedade que a energia do anel pode construir, e no de Ishida o número de flechas e a força delas são atrelados a seu poder espiritual.

O rancor de Ishida pelos shinigamis que vê como responsáveis pela morte de seu avô encontra paralelo no desejo de vingança de Stewart por Safira Estrela que matou sua tutora Katma Tui.
O que não mata fortalece, a sobrevivencia a seus erros eleva seu raio de ação.




Yatsura Sado = August Hoffer/Caliban

"A minha força é igual a de dez outras criaturas, porque o meu coração é puro." Alfred Tennyson(1809-1892)
Brutamontes de bom coração.
Yatsura Sado, chamado de Chado pelos amigos(Sado e Chad usam o mesmo kanji), é de poucas palavras, levado na infância para o velho México com seus pais que morreram pouco depois. Foi adotado por Oscar Joaquin de la Rosa, seu Abuelo(avô) que o treinou e lhe ensinou a ser uma boa pessoa. Quando de la Rosa falece, Yatsura resolve voltar para o Japão.
Yatsura é uma pessoa extremamente grande e forte assim como o mutante albino Caliban, criado por Chris Claremont e Dave Cockrum(David Emmett Cockrum, 1943–2006), com primeira aparição em Uncanny X-Men #148(1981).

Caliban cresceu nos esgotos de Nova York com o resto dos párias mutantes conhecidos como Morlocks. Em paralelo a morte dos pais de Yatsura, Caliban foi um dos poucos sobreviventes do "Massacre Mutante"(Mutant Massacre,1986). Ao ser capturado e modificado por Apocalipse adquiriu grande força, a força necessária para ser Morte, Cavaleiro de Apocalipse.

Caliban consegue escapar dos domínios de Apocalipse e logo é adotado pela X-Force, onde tem como melhor amigo o herói brasileiro Mancha Solar, Roberto daCosta é o Ichigo Kurosaki de Caliban.

Apesar de Caliban, bem como Chad, parecer apenas um gigante troglodita uma espécie de genialidade se esconde por de trás de seus múculos, Yatsura consegue ser o 11º lugar no Ranking dos 322 da escola, Caliban tira lindas sinfonias no piano.
O estranho gosto por coisas "fofinhas" nutrido por Chad (vide sua corrida atrás de Kon) também é uma fraqueza de Caliban.

Bem, como se vê, coisas fofas não fazem menos de certos ímpetos.





Capitão Kuchiki Byakuya = Juiz Dredd

"Todos somos iguais perante a lei, mas não perante os encarregados de fazê-las cumprir."
Stanislaw Jerzy Lec(1909–1966)
Lei não quer dizer exatamente justiça.
O capitão do 6° esquadrão e o primeiro oponente realmente forte a lutar contra Kurosaki, é um devotado servo da Soul Society e sobretudo do clã Kuchiky. Contrariando o juramento que fez a esposa de proteger a irmã, Rukia Kuchiki capturada(por ele mesmo e seu tenente) e com execução marcada, decide obedecer as regras do clã e as ordens da Câmara 46, deixando que ela sofra as conseqüências. Byakuya tinha completa ciência de suas escolhas e dos eventos suspeitos que rondavam seu mundo, mas independentes das vítimas, as ordem eram claras, as ordens são a lei absoluta e inquestionável.

No clássico do pós apocalipse britânico criado em 1977 por John Wagner e Carlos Ezquerra para revista 2000AD, Dredd é a lei encarnada que, ao lado de outros juízes(não tão fanatizados quanto ele), mantêm a ordem na megalópole Mega City One. Com poder de se fazer cumprir a lei, dar aos infratores pena imediata e in loco, assim como, se necessário, fazer o papel de executor.

Uma frase freqüentemente utilizada na série é "Eu sou a lei!" Dredd pode ser visto como a personificação da própria Lei, portanto, seu rosto não pode(e nunca foi) ser mostrado porque, tal qual como a lei, ele transcende qualquer forma particular.
Como o capitão Kuchiki, não é para dizer que ele é totalmente desumano. A redimição de Kuchiki ao aceitar a salvação da irmã é paralela a gama de emoções de Dredd, geralmente raiva e ironia, mas a de se convir que para algo que está acima de todos, é bem humanizado.
Outra citação é Dredd "Democracia não é para o povo", que condiz com o caráter segregacionista/elitista de Kuchiki, tanto para ele como para Dredd, os que se situam abaixo da linha de seu status precisam ser rigorosamente controlados.



Zangetsu = traje infernal modelo K-7 Leetha, Filha da Sétima Casa de K.

"Você já viu um dêmonio dançando a liz do luar?"
Coringa
"Batman"(1989), de Tim Burton
Na minha opinião é uma das, ou a maior, das similaridades.
O simbionte usado pelo soldado do inferno - criado por Todd McFarlane em 1992 para a falsa revolução que foi a editora Image - parecia apenas uma proteção muito bem talhada, mesmo com suas flutuações de energia e transformações era tratado por Al Simmons como apenas uma roupa, até que o traje se revela inicialmente como "K-7 Leetha, Filha da Sétima Casa de K", consciente e muito poderoso - fatos vistos na mini-série em duas partes "Spawn: Feudo de Sangue"(Spawn: Blood Feud,1995), de Alan Moore, Kevin Conrad e Tony Daniel - , e segundo o Violador, extremamente raro. Mais tarde surge a revelação de que o traje foi o nativo do inferno chamado K-125.

Ichigo Kurosaki perdeu um tempo considerável até levar em conta a senciência de sua arma mesmo ela nunca saindo da forma Asauchi, permanecendo sempre liberada na forma de uma grande lâmina curva sem guarda-mão. Até que Zangetsu contatou Kurosaki criando uma realidade própria para esse encontro (como os sonhos de Simmons com o traje Leethah), eram as primeiras noções de Kurosaki do Shikai.

Diferentemente da grande maioria das bankais conhecidas(e do ostentoso e esvoaçante simbionte de Spawn), sua forma e tamanho não são nada impressionantes, o shihakushou de Kurosaki fica mais comprido, com mangas longas e rasgado na parte mais baixa, Zangetsu adota a forma de uma espada convencional, com a evidente exceção do guarda-mão na forma do kanji "Ban" e de sua cor negra. É a comunhão de Ichigo Kurosaki com Zangetsu que o torna forte, assim como Al Simmons, Kurosaki é auxiliado por algo muito antigo e sábio, ele não luta sozinho.


Abarai Renji = Jack Monroe/Nômade

"É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei."
Henry David Thoreau(1817—1862)
A similaridade entre Abarai Renji e o Bucky dos anos 50 é a saudável dose de rebeldia em pról do justo e o gosto por óculos escuros, fora esses detalhes não tem mais muito o que esmiuçar.
Foi um dos shinigamis empregados na prisão de Rukia Kuchiki, seguiu as ordens até onde lhe era possível, mas a pressa na punição de Kuchiki lhe dizia que algo estava muito errado.

Com a invasão de Kurosaki e seus amigos na Soul Society as pistas da conspiração por detrás da punição de Kuchiki eram cada vez tranparentes, Renji foi o primeiro a debandar para o lado da salvação de Rukia Kuchiki antes mesmo da revelação de Aizen. Depois dos eventos vistoa na fuga de Aizen para o Hueco Mundo sua postura parece tre mudado para alguém pouco apegado a seu papel de subordinado e mais ligado a fazer o que for preciso usando os métodos que tem a mão.

Jack Monroe nasceu no dia do ataque japonês a Pearl Harbor, seu pai, simpatizante da filosofia irracional de Hitler, lhe deu uma infância miserável, como a de Renji que quando jovem, vivia na violenta área 78, em Rukongai, aonde precisava roubar para sobreviver. Monroe na juventude foi o escolhido para ser o parceiro do Capitão América dos anos 50, era um herói modelo, até se opor a comissão de atividade super-humanas do governo. Sendo capturado - pode ser a contraparte da detenção de Renji - e criogenado acordando nos anos 1970, adotando o codinome Nômade e seguindo o Capitão América original.Monroe continuou seguindo a causa do herói acatador de ordens e que coloca a bandeira de volta ao final de cada crise, até que cansou de ver a lama da política bater em suas botas, deixou para trás seu antigo uniforme (que havia sido de Steve Rogers) se armou e partiu para fazer justiça, a justiça que nem sempre estava de acordo com o que os poderosos queriam. Monroe chegou a bater de frente com o Capitão América ao qual via como apenas um engraxate das botas do governo e que nas horas vagas asteava a bandeira e beijava a testa de bebês.
Renji não persegue a dita moral da ordem shinigami, e sim a sua moral, um ímpeto próprio do que é justo, aquém do "bushido" da Soul Society, chegando inclusive a treinar o humano Yatsura.
Discordar as vezes também pode ser um sinal de lealdade a seus propósitos.




Tousen Kaname = Matt Murdock/Demolidor

"A justiça é cega, mas vê na escuridão".
Juiz Nicholas Marshall
série "Justiça Cega"(Dark Justice,1991-1993, 64 episódios), de Jeff Freilich.
Pode parecer a primeira vista que a similaridade apontada é a deficiência visual dos personagens, se assim fosse o Shiryu de Dragão seria apontado, heróis cegos que se guiam pelo som não é um precedente novo, como o ronin "Zatoichi"(1962) ou o "Dr. Meia-noite"(Doctor Mid-Nite,1941). São os sensos de justiça que os ligam.

O ex-capitão do 9° esquadrão teve uma infância sofrida na periferia miserável da Soul Society, tornou-se shinigami em resposta a uma promessa. Pode ter se aliado a Aizen, mas seu motivo é bem claro, que o caminho de Aizem é o que leva a menos derramamento de sangue, Kaname lamenta as vítimas e é sua noção de justiça que o move.
"Justiça sem princípios morais não passa de mero derramamento de sangue"


O segundo herói cego dos quadrinhos (o primeiro é o Dr. Meia-noite) criado por Stan Lee e Bill Everett(William Everett, 1917–1973) em 1964(estreando em sua própria revista, Daredevil # 1, de Abril de 1964), Matthew "Matt" Michael Murdock também teve uma infância mazelada, atleta, tinha que esconder essa condição do pai não muito letrado que exigia que o filho se dedicasse integralmente aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência ao salvar um velho cego de um caminhão e sendo atingido pelo lixo tóxico que este carregava, lhe extirpando a visão e compensando a falta dela deixando seus outros sentidos ampliados.

Conseguiu se formar advogado com distinção e mais tarde assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan "Jack" Murdock, apelidado de "O Batalhador", um boxeador em franca decadência e morto ao recusar "entregar" uma luta. Quando conseguiu sua vingança reparou para o fato de vingança não significa justiça. A idealização de Murdock quanto a justiça é estreita e imutável.
"Justiça, pura e simples."
Os que escapam ao sistema judicírio em frente ao advogado cego defrontam o vigilante mascarado que não conhece limites para pô-los atrás, se vão pagar por seus erros, será em seus termos

Para os dois personagens cegos a motivação é o que os torna similares, todos são iguais e todos merecem justiça.




Sousuke Aizen = Adrian Veidt/Ozymandias

"Que seus planos sejam tão sombrios e impenetráveis quanto a noite, e, quando você se mover, caia como um raio".

Sun Tzu
Aizen construiu uma imagem de pessoa amavel e muito confiável aos que estavam a sua volta. Um integrante da estirpe shinigami honrado e acima de qualquer suspeita, mas na verdade Aizen tinha um plano sendo engrendado e que todos da Soul Socity não passavam de engrenagem muito bem lubricadas deste plano.

Na mini-série em 12 números "Watchmen"(1986-1987), de Alan Moore, Adrian Veidt, o ex-super-herói Ozymandias, é dotado de um intelecto extraordinário que o coloca no status de "o homem mais inteligente do mundo", logo, o mais rico também.
Adrian Veidt antecipou em anos a onda anti-heróis do fim dos anos 70, revelando de bom grado sua identidade secreta, multibilionário que se fez por si mesmo, grande realizador de obras de caridade, dotado de imenso carisma, a mesma opinião pública que execra os outros heróis o adora e o tornou uma celebridade adorada.

Porém o mundo não estava como Veidt queria, esse mesmo mundo passou a ser um tabuleiro, onde todos os seus habitantes são as reluzentes peças do jogo que Veidt irá ganhar.
Assim como a visão turvada de Aizem o deixava como morador do coração de todos, em uma passagem de Watchmen, Veidt é chamado de "santo". A realidade estava a caminho dos monde de Adrian Veidt e Sousuke Aizem, Veidt forja uma tentativa de atentado a sua vida, Aizem contrói seu falso assassinato. Ambos são insuspeitos no decorrer dos eventos.
A força e habilidade de Aizen se equipara ao do Capitão do 1º Esquadrão e Comandante do Gotei 13, Yamamoto Genryuusai, Aizen não luta com Yamamoto mas consegue lubridia-lo. Do outro lado da moeda, Ozymandias é com certeza o melhor artista marcial entre os super-heróis, mas isso não é nada perto do poder do Dr. Manhattan, sua intelingência força o super-homem azul a ficar fora do seu caminho.
Quando se revelam é como se um fulgurante raio caísse, cegando a todos com seu resultado.

O plano de Aizen é simples: sobre o custo de 100.000 almas e criar a Chave Real, com ela adentrar no Reino da Soul Society e matar o rei da Soul Society que se localiza nesse reino, e assim controlar tudo e todos. Veidt paga com milhares de vidas nova-yorkinas para convencer o mundo se unir sob seu engodo para assim poder liderar a humanidade rumo a uma nova era que idealizou. Assim como Veidt não contava com Coruja e Rorschach, Aizem não esperava ser descoberto por Unohana Retsu.
Com certeza o ex-capitão do 5° Esquadrão é um dos mais bem planejados vilões do quadrinho oriental, incrivelmente inteligente e grande estrategista, embora as motivações de Aizen sejam impelidas pela ganancia, diferente do altrísta Ozymandias, merece figurar ao lado do que considero o maior vilão das HQs do oeste. Aizen é o Ozymandias do manga.



Jushiro Ukitake = Paul Johnstone/ShadowHawk

"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda."
Confúcio(Kung-Fu-Tse, 551 a.C.-479 a.C.)
A comparação é quase pífia, seu foco é a enfermidade dos personagens visto que suas personalidades são bem diferentes, ambos tendo doenças fatais e ambos tem um dever a cumprir, que é maior que suas fragilidades.
O capitão do 13º Esquadrão e portador da Sougyo no Kotowari - uma das duas únicas espadas compostas por duas partes, em toda a Soul Society - Juushirou Ukitake é uma pessoa boa, dócil e dono de uma grande capacidade de fazer amigos. Sua fragilidade é tuberculose que deixou seu cabelo branco apenas três dias depois dos sintomas aparecerem. São frequentes as suas retiradas do comando sendo substituído por alguém de confiança. A honestidade de Ukitake é tão palpável quanto seu senso de justiça, se necessário, ele quebra as regras para fazer o que é certo. Ukitake vem das classes baixas da Soul Society, conhece de perto o sofrimentpo e a injustiça.

Paul Johnstone sempre soube o que é a injustiça, afinal era um advogado, e diferente de Ukitake, de caráter nada íntegro. Sua vida deu uma reviravolta após se tornar refém de um assalto e ser infectado com HIV . Imensamente abalado com sua nova condição passa a reavaliar seus valores morais e passa a zelar pelo bem comum expondo sua já debilitada existência em risco. A criação de Jim Valenino, visto pela primeira vez na revista promocional Malibu Sun(1992) e com estréia oficial no segundo número de "Youngblood"(1992-), do energumeno Rob Liefeld para a Image Comics,

Um shinigami vive um longo tempo para amealhar habilidades, Johnstone encontra seu lado shinigami após ir a óbito justamente devido a Aids, seu sucessor, Eddie Collins, atravéz de um elmo místico consegue usar da experiência de Johnstone - e dos Shadowhawks mais antigos - que lançou sua vontade através do tempo para promover a justiça.

A coragem destes homens eclipsa suas doenças que não os impedirá de banir o mal.



Soifon = Jean-Paul Valley/Azrael

É o clássico caso do substituto que se esforça para não ser uma mera sombra de seu predecessor, também não é coisa nova.
Acredito que uma das poucas personagens da vasta Soul Society que não ostenta um nome japonês tenha sua contraparte no sanguinário Batman encarnado por Jean-Paul Valley Jr., o "Azrael", visto pela primeira vez em "Batman: Espada de Azrael" #1"(Batman: Sword of Azrael #1, 1992), de Denny O'Neil e Joe Quesada.
Jean Paul Valley foi um bebê de proveta com seus genes combinados a de animais para desenvolver habilidades incomuns, sua lealdade e presteza a Ordem de São Dumas (os Templários da DC Comics) foi garantida por um intenso processo de lavagem cerebral, referido pela Ordem como "O Sistema". Foi treinado a exaustão para se tornar Azrael, o assassino da Ordem. Após se livrar do condicionamento da Ordem De São Dumas e combate-la de forma implacável . Quando o cavaleiro das trevas ficou temporariamente incapacitado por Bane, escolheu Azrael para o manto do morcego. Mas a instabilidade de Azrael obrigou Wayne, já recuperado, a reassumir seu lugar, tarefa que não foi fácil, Azrael se autoproclamava o verdadeiro e insubstituível Batman.

A Capitã do 2° Esquadrão e líder do Onmitsu Kidou , faz parte do clã Fong que por várias gerações foram soldados do Keigun, nascendo para dar sua vida a ele e encontrando a desgraça se não conseguir entrar , o valor é medido por sua força. Soifon faz parte da nona geração, a mais jovem entre sete irmãos, membros da milícia. De cinco de seus irmãos, dois morreram na primeira missão e dois na segunda. Na sexta missão o último deles é destruído, trazendo imensa vergonha pela incompetência deles.
Shihouin Yoruichi, capitã do Keigun, bela, forte e decidida era o ápice para Soifon, que conseguiu entrar para . Yoruichi queria uma amizade que Soi Fong se sentia feliz por corresponder, por lutar ao seu lado. Até o dia em que Yoruichi sumiu, Soi Fong ficou sabendo de sua fuga com o exilado Urahara Kisuke, se sentindo traída. Decidida a ficar mais forte que Yoruichi, virou capitã da segunda divisão e líder do Keigun e se tornando muito poderosa. Soifon estava determinada a ser a melhor, como Azrael no manto negro com seus disparadores de batrangues, decidida a ser a capitã definitiva com sua Zanpakutou, a Suzumebachi, totalmente ajustada a seu estilo de luta. Na invasão da Soul Society para resgatar Kuchiki Rukia, encontrou com sua antiga superior, lutando pela supremacia da mais forte. Como no caso de Wayne e Azrael, a vencedora foi a capitã original.

Voltando ao universo DC, com o tempo, Azrael realizou vários atos envolvendo bravura e clemência, dando ao verdadeiro Batman a certeza de que Jean-Paul Valley havia alcançado a superação de seus problemas psicológicos e advindo disto a aceitação como seu aliado, o que foi de importante cabal na saga "Batman: Terremoto"(Batman: Cataclysm, 1998, 18 capítulos).
Quando a traição de Aizen foi revelada, as duas mulheres se uniram como outrora para capturá-lo, toda ajuda era necessária, sobretudo de alguém como Soifon.



Arrancars Gillian = NEOs

"A violência leva à violência, e justifica-a."
Theophile Gautier(Pierre Jules Théophile Gautier, 1811–1872)
A raça de super-humanos criada por Chris Claremont e Leinil Francis Yu, com estréa em X-Men(vol. 2) #100(Maio de 2000), eram as maiores ameaças que os X-men já haviam enfrentado até então.

Como as criaturas criadas por Aizen, a espécie Neo evoluiu a parte do Homo Sapiens e do Homo Mutatis, se declarando superior a ambos. Como os Arrancars, os Neos eram belicosos e muito poderosos, suas bioarmas não ficavam abaixo de uma zanpakutou .

A cinética do primeiro embate entre o grupo shirigami liderados por Abarai Renji é similar ao primeiro grande confronto entre os NEO e os X-men, nos dois casos a luta era mais para sobreviver ao inimigo, com os grupos galgando cada ferimento não letal como uma nova chance de contra-ataque, e quando acabou não havia nenhuma réstia de vitória no ar.

Tal como os mutantes, e os shinigamis com sua zampakutous, o Neo e o Arrancar são variedades mais poderosas da biologia de seus mundos (o Neo do homo mutatis e o Arrancar do hollow e shinigami), e como eles, possuem uma matriz de habilidades individuais, porém, mais otimizadas que o adversário médio.

Para os Arrancars a humanidade e os shinigamis não passam de estorvo a ser contornado, os NEOs tem as outras subspécies humanas um perfeito alvo para seu ódio racial. Tanto Ichigo Kurosake e os shinigamis, quanto os X-men, estarão sempre em seus encalços.




Kurotsuchi Mayuri = En Sabah Nur/Apocalipse

"Os fins justificam os meios"
Nicolau Maquiavel(1469-1527)
Obssessão pela melhora do corpo e a visão de tudo como um possível e provável experimento é o que caracteriza os personagens Kurotsuchi é um empenhado pesquisador adentrado dentro do campo prático, tudo é passível de experimentação, o que inclui a si mesmo. Sua meta é a perfeição, sua maior realização é Kurotsuchi Nemu, "filha" e Tenente, a qual não perdoa falhas e não tem escrúpulos em declara-lá como um experimento mal-sucedido.


Foi Kurotsuchi quem matou o avô de Ishida em uma bateria de experiências, bem como outros Quincys, Kurotsuchi queria saber como os Quincy funcionavam.
En Sabah Nur é o um dos mais antigos mutantes que existe, nascido na metade do século XXX a. C, no antigo Egito, suas mazelas o ensinaram que só o mais forte sobrevive. O vilão criado por Jackson Guice e Louise Simonson (estréia em X-Factor #6,Julho de 1986) é o algoz genético das subspécies humanas. Modela suas vítimas como lhe convir.

O atual Capião do 12° Esquadrão é considerado um indivíduo potencialmente perigoso, Apocalipse vem cometendo os mais vis atos de atrocidade em seus milênios de existência.

Como seu congênere seguidor de uma terrorificante espécie de darwinismo, En Saba Nur transforma partes de seu corpo em um variado arsenal. Assim como Mayuri Kurotsuchi criou a "filha" Nemu Kurotsuchi, Apocalipse transforma mutantes para serem os seus Cavaleiros do Apocalipse" que morreriam por ele.

A genética está tão impregnada em Kurotsuchi que seu bankai se destaca pelas formas organicas de um feto.
Se um dia se encontrarem com a morte, vão desesja-lá , pois se estão ali quer dizer que não são perfeitos o suficiente, como os fracos.




Dedicado aos companheiros do Otakuara Bier e Gabriel(eu sei, também acho que mereciam coisa melhor)por gentilmente emprestarem suas HQs.

E que a força esteja com você.




0 comentários:

Postar um comentário