segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Star Wars 1942


Aproveitando da atual onda de popularidade do gênero Steampunk e seu belo apelo estético e especulativo ao vislumbrar o passado baseado em um universo romântico e cavalheiresco de ficção cientifica, revirando a internet encontrei por acaso a série de action figures costumizadas da série "Star Wars 1942" da empresa Glorbes, que remetem ao subestilo Dieselpunk, o Steampunk associado ao meado do século XX.
Uma das definicões do estilo SteamPunk é a de ser uma perspectiva atual ou uma forma de olhar para o passado e imaginar um momento histórico que jamais aconteceu, juntamente com esse "jamais aconteceu", existe uma certa liberdade em remixar universos ficcionais equidistantes trazendo-os para um meio visual histórico reconhecível ao gênero.
No caso de Star Wars 1942 a analogia é a Segunda Grande Guerra, o que se formos pelo lado mais aventuresco que a mitologia do conflito apresenta, é possível traçar um perfeio paralelo entre o Império e o Reich, ou entre os Aliados e a Aliança Rebelde.
As imagens, e mais (de Star Wars ou não), são do excelente site


CAPTAIN HAN SOLO:
O mercenário corelliano virou um perfeito piloto de bombardeiros B-29, pela jaqueta a fortaleza aérea foge da comum ostentação de pin-ups curvelínias para uma das representações da liberdade, o falcão, no caso o Millenium Falcon, contraparte do lendário cargueiro YT-1300 mais rápido da galáxia.
A insignia rebelde é vista em seu ombro esquerdo e na mão do capitão uma arma alemã da Mauser(creio que o modelo Mauser C96), próxima visualmente da pistola do Han Solo original.



CHEWBACCA:
O velho Wookiee ostenta o visual de auxiliar de piloto, a arma em sua mão é uma submetralhadora Thompson M1A1 modificada para fazer alusão a balestra que Chewie originalmente usa.



LUKE SKYWALKER:
A figura de Luke Skywalker foi estilizada a fim de deixa-lo parecendo um piloto de P-47 Thunderbolt. Acredito que por fins de identificação, o capacete da Aliança Rebelde foi pouco mudado. Assim como no capitão Han Solo, o rosto de Skywalker apresenta com perfeição o semblante Mark Hamill. Luke está equipado com um paraquedas e, distante dos campos da Segunda Guerra, um sabre de luz conectado a uma bateria.



IMPERIAL SNOWTROOPER
Sim, são os Stormtrooper mutados para os soldados do eixo tal como eram na invasão da Rússia, expulsos na Batalha de Stalingrado. Podem ser vistos que ainda usam os peitorais da armadura imperial.



IMPERIAL BIKER SCOUT:
Remete as clássicas escoltas nazistas motorizadas. A figura advém dos Scout Trooper, pilotos de speeder, como os vistos na Batalha de Endor do último episódio da trilogia original. A motocicleta mantém a cor dos Speeder bikes do filme.



A coleção é acrescida de belas action figures todas devidamente adequadas ao seu intento, como o caçador de recompensas dos campos de batalha europeus, o trooper da Wehrmacht e o soturno "Arquiduque Vader".


Até mais e qu a força esteja com você.
Eternamente agradecido a Sillof@sillof.com

0 comentários:

Postar um comentário