terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Série Elevação (Uplift Storm), de David Brin

"Sundiver" (1979)
Antes da chegada do Homo Sapiens, cinco Linhas Patronas foram estabelecidas para governar a criação e interação das espécies. Com o tempo as linhas e a Biblioteca Galatica devem ter sido corrompidas. Mas uma expedição humana com naves capazes de mergulhar no Sol começa a descobrir segredos ocultos.



arte de Jim Burns



"The tides of Kithrup"(1981)



A nave Streaker se refugia de seus muitos perseguidores no planete Kithrup. Orbitando a estrela Kthsemenee, é mundo rico em metais, repleto de oceanos, habitado pela raça pré-sapiente Kiqui , e serve como casa de recuperação para a psiônica Karrank .arte de George Angelini




"Maré Alta Estelar" (Startide Rising,1983)
Um universo em que nenhuma espécie pode chegar a senciência, sem ser "elevada" por uma raça patrona. Mas o maior mistério de todos permanece sem solução: quem elevou a humanidade? A nave de exploração da Terra, o Streaker caiu no mundo aquático e inexplorado de Kithrup, realizando uma das descobertas mais importantes da história galática. Abaixo, parte de sua tripulação formada por humanos e golfinhos enfrentam uma rebelião armada e um planeta hostil para proteger um segredo - o destino dos progenitores, e a fabulosa corrida ao Primeiro, que semeou a sabedoria em todas as estrelas.


arte de David Cherry


arte de Jim Burns

"A Guerra da Elevação" (The Uplift War, 1987)
A humanidade entrou em contato com sua linha Patrona e elevou os chimpanzés e os golfinhos a condição de parceria plena. Mas no distante planeta Garth, ocupado por terrestres, seres humanos e neo-chimpanzés, travam uma batalha de guerrilha com uma raça alienígena semelhante a aves, que invadiram o planeta devido a descoberta da espaçonave Streaker. Parece que os chimpanzés têm informações sobre a localização dos Progenitores.


arte de Micheal Whelan


arte de Fred Gambino


Filhos do Exílio (Brightness Reef, 1995)
O planeta Jijo, que, pelas regras do Instituto de Navegação, deveria ser deixado abandonado, para que seu ecossistema se recuperasse. Mas, ao longo dos séculos, sete raças diferentes vieram se refugiar, ilegalmente, no planeta: g'Keks, traekis, Glavers, Qheuens, Hoons, Urs e Humanos. O objetivo das seis raças não humasnas é involuir até o estado de pré-sapiência, como conseguiram os Glavers, apenas relíquias antigas e histórias fragmentadas contam parte do que foram as raças. A civilização que construíram deve enfrentar um grande desafio, quando uma nave, vinda da Civilização das Cinco Galáxias, desce no planeta.





arte de Micheal Whelan


arte de Fred Gambino

"Fronteiras do Infinito" (Infinity's Shore, 1996)
Por 2000 anos, as raças exiladas em Jijo viveram juntas. Seu maior desejo é serem deixadas sozinhas, Seu maior medo e o inevitável Dia do Juízo Final, quando as autoridades Galaticas vierem com a punição por sua colônia ilegal. Agora a civilização de Jijo tem de se defender dos Jophur, um implacável inimigo cujas poderosas espaçonaves escurecem o céu. No entanto, a colônia ilegal de Jijo conta com a ajuda de um inesperado aliado.


arte de Jim Burns


arte de Fred Gambino



Conto "Aficionado"(originalmente intitulado como Life in the Extreme, 1998)


"Câmeras perscrutam através de um deserto proibido, monitorando território disputado em um conflito que é tão amargo que os adversários não conseguem nem concordar como o nomear.
Um lado chama a luta de uma guerra repleta de vidas inocentes em perigo.
O outro lado afirma que não há vítimas.
E assim, as câmeras dão o alerta para a invasão. Monitores vigilantes camuflados digitalizam a partir do cimo de morros ou sob pilhas de pedras inócuos. Eles ficam sob bueiros da estrada, sondando constantemente um inimigo odiado. Por algum tempo - meses, pelo menos - esses guardiões conseguiram protelar incursões em toda a desolação de areia.
Isto é, até que a tecnologia mudasse mais uma vez, mudando rapidamente a vantagem da defesa para o ataque.
Quando o inimigo foi atingido, sua primeira providência foi tirar os olhos da guarda. "




O Céu Como Limite (Heaven's Reach,1998)
Após séculos de paz, as seis raças de Jijo fogem na espaçonave Streaker dos Jophur em sua nave Polkjhy. Com uma descoberta de artefatos que podem desvendar o passado, a Streaker passa acuada pelas galáxias e pelos variados níveis de hiperespaço.


arte de Fred Gambino



arte de Jim Burns

Novela "Temptation"(1998)

"O oceano de Jijo acariciou-lhe o flanco como toque de uma mãe ou uma carícia de um amante. Embora parecesse um pouco desleal, Makanee sentiu que este oceano alienígena tinha uma textura sedosa e sabor mais fino do que as águas da Terra, o planeta natal que ela não via a anos. Com batidas suaves de suas poderosas barbatanas , ela e seu companheiro acompanharam fácil uma multidão enorme de criaturas parecidas com peixes - barbatanas vermelhas , guelras violetas e longas caudas translúcidas que brilhavam ao sol, inclinadas como faíscas de plasma atrás de uma nave espacial. A escolta parecia estender-se para sempre, pastando à deriva nuvens de plâncton, movendo-se em uníssono através de baixios costeiros como o corpo ondulante de uma enorme e complacente serpente.
As criaturas eram lindas ... e deliciosas. Makanee realizado um toque ágil de seu corpo cinza elegante, para arrebatar um da massa fervilhante, provocou apenas uma ondulação ligeira de seus vizinhos mais próximos. Seu estilo casual de predação deve ser novo para Jijo, os animais pareciam bastante indiferentes com os golfinhos. A carne enborrachada tinha gosto de uma exótica cavalinha. "
Até mais e que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário