O preconceito embalado pela crônica falta de memória dos homens da Filmation impediam-lhes de tomarem exemplos, como a espevitada Batgirl de Yvonne Craig da série kitsch "Batman"(1966-1968, 130 episódios), da Warner
e o hit setentista que poderia ser sua mostra máxima, "A Mulher Biônica"(The Bionic Woman, 1976-1981, 51 episódios), vivida por um dos rostos mais marcantes daquele tempo, Lindsay Wagner, derivada do já desvalorizado "O Homem de Seis Milhões de Dólares"(The Six Million Dollar Man, 1974-1978, 100 episódios mais 6 telefilmes), da Fox, preconizava a cinética do que aconteceria com a série de He-Man e seu mais famoso subproduto.
Grandes consultores de desenho animado na época foram contratados para opinarem sobre a criação de uma animação voltada especialmente para as meninas. Consultores estes que não entendiam nada sobre o que deveriam fazer, o mais tarde gênio por detrás de Babylon 5 e que sob o pseudônimo de Fettes Grey faria convincentes personagens de apoio mulheres como a oficial médica soviética Katerina Anastacia da cult série animada "Zone Riders"(Spiral Zone, 1987, 65 episódios)
ou as complexas super-humanas de "Rising Stars - Estrelas Ascendentes"(Rising Stars, 1999-2005, 24 edições)Straczynski lembra que tais consultores diziam que num seriado de ação as personagens femininas não deveriam lutar.

A revelia da energumicidade dos consultores, J. Michael Straczynski como um dos principais roteiristas rememorou que ao criar uma série animada visando o público infantil feminino não tinha como intenção de tal programa fosse sobre uma princesa cheia de maneiras delicadas e melindres, mas sim uma verdadeira feminista.

Isso não queria dizer que a mídia seria destituída de personagens masculinos, mas as mulheres que estariam com as rédeas da situação, os homens serviriam como um apoio. O poder feminino, mesmo do elenco secundário de She-ra é palpável, como Cintilante(Glimmer) que nunca teve a extensão de seus poderes definida, podendo voar, ter a capacidade de teleporte e até mesmo ficar invisível.
Francis Moss, que também seria roteirista da série quelônia "Tartarugas Ninja", recorda que desde os primeiros esboços da história de She-Ra, todo o poder foi entregue as mulheres, para mostrar que elas podiam lutar tão bem quanto os homens e que a eles nada seria devido.
Uma boa cooperação entre os produtores foi muito bem vinda, eles não tentaram desvirtuar de qualquer forma o que seria a Princesa do Poder, dando ao mundo um de seus mais famosos programas pré-feminista. Dando tanto poder as mulheres e de um modo tão inovador em uma época em que a quase totalidade das programações televisivas eram direcionados para o público com cromossomo Y.
She-Ra foi a revolução de salto alto, era o fim da era das pobres donzelas que obrigatoriamente indefesas deviam ser salvas pelo herói galante e infalível por sua própria masculinidade. Por outro lado, os homens teriam o papel até então relegado as moças: o de se meterem em encrencas e, por vezes sem conta, serem resgatados pelas mulheres, o que incluiria até mesmo He-Man no longa de She-Ra, que falaremos mais adiante.

Também para que o programa ficasse mais atraente para as meninas, foram utilizadas cores vivas, porque teoricamente isso funcionava bem para as garotas e era muito bem utilizado no retrato MTV da época com a série "Jem e as Hologramas"(Jem and the Holograms, 1985-1988, 65 episódios), criação da casa dos Transformers, a concorrente Hasbro.
Esta referência a Jem é bastante visível nas extravagantes Irmãs Estrela vistas no episódio "O Segredo dos Gêmeos"(Bow´s Magical Gift, 1987), que ficaram apenas nos protótipos para os brinquedos mas tiveram sua chance na TV.
Recordo que no final de um episódio da série de He-Man, Teela diz a Adam que homens e mulheres são de fato diferentes,

por esta razão, Adam se transformava em He-Man com o uso da Espada do Poder, a futura Princesa do Poder seria através de sua Espada de Proteção, uma espada irmã a de He-Man, porém com uma jóia ostentada em sua empunhadura.
.png)
A bela detentora do poder de Grayskull é introduzida no longa animado "He-Man & She-Ra - O Segredo da Espada Magica"(The Secret of the Sword, também chamado de He-Man and She-Ra: The Secret of the Sword e She-Ra Princess of Power: The Secret of the Sword), que estreou nos cinemas em 22 de março de 1985.

O filme , mais tarde exibido na TV sob o formato de 5 episódios, abre com a Feiticeira tendo um pesadelo com uma criatura maligna chamada Hordak

, que tem sobre seu poder uma menina que atravessou um portal dimensional para outro mundo: Etheria.

A guardiã mística de Grayskull após seu premonitório devaneio vê uma espada, como a Espada do Poder dada a Adam, porém incrustada com uma jóia flutuando e levando a sacerdotisa até um portal.Após tais eventos , a Feiticeira constata Adam, lhe dá a espada com a jóia e o envia com Pacato através do portal, com a missão de encontrar a proprietária da espada.

mas a espada que a feiticeira deu a Adam reage na presença de Adora, mostrando sua imagem na jóia encravada, o que distrai o colosso eterniano que encontra a derrota e a captura.

Mantido encarcerado na "Ilha das Feras", He-Man relata à Adora sua missão e que a espada deveria pertencer a alguém que luta em pról do bem comum, e tenta abrir os olhos de Adora em relação a injustiça e maldade empreendidas por Hordak. Então, tal qual como a lendária saída de Buda, Adora decide perambular por Ethéria e ver com os próprios o que a Horda legava com seu governo.

Adora descobre o embuste que norteou toda sua vida e a verdade sobre a luta rebelde, que até então os tinha como um estorvo para a paz. Com a Espada da Proteção e
m mãos, Adora se liberta dos feitiços de controle de Sombria(Shadow Weaver), que havia criado e treinado Adora desde a mais tenra infância para liderar a Horda .


Mais lutas, nova traição de Adora para com He-Man quantizado pela perversa Sombria, que sente que uma grande força oposta a Horda está nascendo em Etheria, libertado por Gato-Guerreiro e pela linha de frente da Grande Rebelião, composta por Cintilante, Arqueiro, Madame Riso(Madame Razz), Vassourito(Broom) e Corujito, He-Man volta apenas para que logo caísse como componente da nova arma de Hordak para obliterar a Rebelião. A perda de Adora para a Horda parecia certa e He-Man fadado a perder toda sua força e virar escravo da Horda, no entanto, Adora continua portando a Espada da Proteção, e usufruindo disso, a Feiticeira intervém.

Através da espada, ela chama por Adora e revela outro de seus muitos mistérios, Adora é filha do Rei Randor e da Rainha Marlena de Eternia, raptada por Hordak quando era um bebê, separada de seu irmão gêmeo Adam, Hordak a leva para Etheria, O vilão era mestre do algoz de Eternia, o Esqueleto, sua fuga para o reino( o qual espero que os rebeldes promovam a democracia) de Etheria é devido o receio do crescente poder de seu pupilo. Para amenizar a dor dos soberanos Feiticeira apagou a existência de Adora da mente da coletividade de Eternia.




Finalmente com a verdade a tona, disposta a reparar os erros que cometera, Adora ergue a espada e brada "Pela honra de GraySkull". tranformando-se em She-ra ,
seu, e escapando da Zona do Medo, base da Horda.
O que se segue é previsível, a princesa conhece seus progenitores em Eternia e se torna a principal arma da Grande Rebelião, a luta não acaba no cinema e em 9 de setembro de 1985,

estreava "She-Ra, A Pricesa do Poder"(She-Ra, The Princess of Power), livre pela magia da Feiticeira de ter de explicar sua nunca mencionada existência ao longo de duas temporadas da série do irmã, She-Ra, com sua razão de existir plenamente justificada, podia dar um lado feminino a tomada da era 80 iniciada por He-Man e os Defensores do Universo. A Princesa do Poder logo substituiria a série do irmão que acabaria em 8 de dezembro.
Continua no próximo episódio