sexta-feira, 12 de novembro de 2010

X-men em Neo Tóquio

A primeira história da nova série dos X-Men , intitulada "Generation Hope", além de introduzir mais mutantes,
a primeira leva da subspécie em franco declínio desde o Dia M, em especial o evento "Dizimação"(Decimation, 2005),
leva os grupo fundado por Xavier a Tóquio, onde uma mega-explosão advinda de um vilão com poderes psiônicos e com capacidade de moldar e estender partes do corpo mesclando as com metal.
A devastação na segunda maior cidade do globo é completa.A edição com roteiro do jornalista britânico Kieron Gillen e arte de Salva Espin(ou Salvador Espin, de "Zumbis Marvel") , não teve escrúpulos em colocar seu mutante psiônico com uma esvoaçante capa vermelha e o que já era um tanto óbvio, ficou escancarado .
O vilão é nada mais nada menos que uma referencia/alusão/homenagem/plágio de Tetsuo, o paranormal do divisor de águas "Akira", de Katsuhiro Otomo.
A cópia, digo, "homenagem" teve seu efeito instantâneo, o site Bleeding
Cool(http://www.bleedingcool.com/2010/11/07/swipe-file-akira-and-x-men-generation-hope/) se prestou a fazer algumas comparações de Generation Hope e páginas originais de Akira.
Pelo preview de Gneration Hope postado pelo blog Underwire(http://www.wired.com/underwire/), que pertence a revista Wired, nota-se que Gillen e Espin até tentaram fazer o seu diferencial e mesmo assim pareciam estar copiando Akira - aposto ue há quem possa defende-los com o argumento de que não queriam velar a referência...-
Não é a primeira vez que a Marvel "reverencia" Akira, basta dar uma olhada na seqüência do assassinato do pai de Elektra no filme "Demolidor - O Homem Sem Medo"(Daredevil, 2003), de Mark Steven Johnson(o mesmo que estragou a adaptação do Motoqueiro Fantasma em 2007) e compara-la com as cenas do embate de Kaneda com o motoqueiro da gangue dos Palhaços na transposição para o cinema de Akira em 1988.
Claro que também não se pode largar a exclusividade da dita homenagem a Marvel, o protegido de Ridley Scott(de Blade Runner - O Caçador de Andróides), o diretor de vídeos comerciais Carl Erik Rinch lançou o curta "The Gift"(2010), em que mostra a alucinante fuga de um servo andróide da polícia. Rinch literalmente pegou toda uma sequencia do filme Akira quadro a quadro.
Não se pode esquecer a (boa) referência do game "King of Fighter 2001"(2001), da SNK Playmore, com o caçador de clones K9999, que, inclusive, teve o mesmo dublador de Tetsuo, Nozomu Sasaki.
Voltando ao tema principal: Tais alusões da Marvel só não merecem mais escárnio por que a Disney quer ganhar dinheiro sem um mínimo de esforço.

Sobre o caso da Marvel, é um dos sinais de que sua boa fase apoiada pela magistral reestruturação de Mark Millar(Kick Ass) e Brian Michael Bendis(100 Balas), que começou lá atrás com "Vinagadores: A Queda"(Avengers Disassembled, 2004-2005) e com "Dinastia M"(House of M, 2005-2006)
e que nesse instante (no Brasil) acompanhamos seu melhor momento com a saga Reinado Sombrio(Dark Reign), pode estar acabando.
Bem, como li certa vez: "Quando a homenagem é direta demais, é melhor chamar a polícia."

Até mais e que a força esteja com você

2 comentários:

Bier disse...

Como Fã do K9999 falando, excelente, cara!

Anônimo disse...

O K9999 e muito fodaaaaaaaaaaaaaaaaa

Postar um comentário