quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sete outras Segundas Guerras(escrito originalmente em 27/08/2008)

Como o interressante na realidade alternativa é especular sobre o quase exato oposto do que aconteceu, é um tanto difícil encontrar a história como foi enxertada com pequenos mas radicais detalhes.Por isso, pelo menos no momento, três exemplos de Segunda Guerra com a vitória dos aliados, como o ocorrido na realidade vigente, mas com diferenças pertinentes, ou um embate que é imediatamente ultrapassado por algo maior.
O ótimo game de estratégia "Ring of Red"(2000)da Konami, mostra o pós guerra de 1960, onde os Estados Unidos nunca usaram armamento nuclear no Japão. A conquista do arquipélago foi convencional, a Operação Downfall das forças aliadas, como originalmente concebido e cancelada em nossa realidade em pról dos bombardeios atômicos. A Operação Downfall só poderia ser executada com o auxílio das tropas soviéticas.Com o Japão capturado, a Guerra Fria vai surgindo como nova ordem, a ilha de Hokkaidō é anexada ao território soviético e o norte do país transformasse em terreno comunista sob tutela dos russos e dos chineses. O sul democrático(?) é dos Estados Unidos, similar a Coréia que conhecemos.
Jogo muito bem cuidado e curso temporal com um desenvolvimento deveras acurado.
É possível acompanhar guerras analogas as nossas Guerra da Coréia e Indochina, no entanto o mais chamativo é o uso de Mechas, os AFWs(Armored Fighting Walkers), desenvolvidos nos anos 50, a excelente abertura e os filmes no decorrer do jogo misturam imagens de arquivo com belas montagens dos mechas em um clima documental.Na HQ "Zenith"(1987-2000), de Grant Morrison, Brendan McCarthy e Steve Yeowell publicado pela primeira vez na celebrada "2000 AD"(1977-), os alemães, com ajuda de um mal lovecraftiano extradimensional constroem Masterman, o Ubermenschen do Reich, logo após o sucesso do super-homem nazista, cientistas alemães desertores ajudam os ingleses com Maximan, o super-humano inglês.Os americanos, sem armas super-humanas, desenvolvem o armamento nuclear e encerram a guerra detonando a bomba sobre Berlim.
Berlin também é o alvo nuclear na realidade de "2009: Memórias Perdidas"(2009 Lost Memories, 2002), de Lee Si-myung, onde o político japônes, defensor da implantação de idéias ocidentais no Império d Japão, Itō Hirobumi(1841-1909), nunca foi vítima do atentado do ativista coreano An Jung-geun(1879-1910), transformando o império em uma potência industrial/militar, aliada aos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra, que lançou sua arma nuclear em Berlin.
O mestre da realidade alternativa, Harry Turtledove coloca a Segunda Guerra Mundial a um patamar ainda mais elevado na série "Worldwar" - composta por "Worldwar: In the Balance"(1994), "Worldwar: Tilting the Balance"(1995), "Worldwar: Upsetting the Balance"(1996) e "Worldwar: Striking the Balance"(1996), onde a raça reptiliana alienígena autodenominada "Race", havia coletado, através de uma sonda robótica, informações sobre a Terra e a humanidade no século XII, esperando encontrar um máximo de defesa humana na figura dos Cruzados em cavalos, eles invadem a Terra em 30 de maio de 1942, se surpreendendo com o avanço humano e obrigando o Eixo e os Aliados a cooperação mútua para sobreviverem ao invasor.
.
A série continua com o mesmo zelo histórico impecável na trilogia "Colonization" - formada por "Colonization: Second Contact"(1999), "Colonization: Down to Earth"(2000) e "Colonization: Aftershocks"(2001) - onde os alienígenas tem mais da metade o planeta em mãos, com exceção do Grande Reich Alemão, a URSS, o Império japonês, as Ilhas Britânicas, os EUA e algumas nações aliadas às grandes potências, principalmente no hemisfério norte. A luta da grande aliança entre Eixo e Aliados segue anos 1960 adentro, com destaque a guerra nuclear entre a Alemanha nazista, agora liderada por Heinrich Himmler(na nossa realidade: 1900-1945), e os Race.
Ainda podemos ter um vislumbre do futuro da chamada "Tosev Timeline" com "Homeward Bound"(2004), localizando a história após os eventos de Colonization.A Tosef Timeline parece ter sido influência para o game muito bem delineado "Resistance: Fall of Man"(2006), da Insomniac Games. O ano é 1951 e a Quimera domina a maior parte da Europa, vinda do leste eliminando tudo pela frente, com origem no evento de Tunguska em 1908.
Devido a presença da Quimera e sua influencia no cotidiano, nunca houve a guerra que conhecemos, a próxima guerra após a Primeira Grande Guerra é da raça humana contra a Quimera.Ainda no rastro de Worldwar, mas sem tanto refino, a série animada "Gunparade March"(2002, 12 episódios), com direção de Katsushi Sakurabi para o estúdio J.C.Staff. Em 1945 a maior das guerras é brutalmente interrompida pelos alienígenas que mais tarde seriam conhecidos como 'Phantom Beasts', forçando as nações da Terra a esquecerem as diferenças e formarem uma aliança para não sucumbir ao mal estrangeiro.

Gunparade March é baseado no game "Koukidou Gensou Gun Parade March"(2000), da Alfa System,Gunparade ainda conta com uma adaptação em uma HQ em três volumes de Hiroyuki Sanadura, lançados entre 2001 e 2003 na revista Monthly Comic Dengeki Daioh.
No cult selo Vertigo, da DC Comics, o herói "Homem-Animal"(AnimalMan,1965-), tem em "Homem-Animal: Nascido Para Ser Selvagem"(AnimalMan N°s27 a 32, 1990-1991), de Peter Milligan, Chas Truog e Mike Farmer, uma das mais fascinantes realidades. Um embrólhio temporal/dimensional leva Bernhard "Buddy" Baker a uma realidade, que além de Kennedy ter saído ileso do atentado em 63, Hitler não cometeu suicídio e foi julgado, assim como os outros criminosos de guerra nazistas, em Nuremberg.
É, no momento é só.
Que a força esteja com você.
Dedicado ao amigo W. M. Schneider(http://andarilhomental.blogspot.com/).

1 comentários:

Unknown disse...

Fantástico, Fantástico e Fantástico, ligações perfeitas e magníficas como sempre meu caro amigo.

Me interessei muito sobre trilogia Colonization" e na série "Worldwar".

Mas também me interessei muito pelas ligações com os jogos e demais HQs e Filmes.

Mistura perfeita.

Ficção Cientifica Guerras, principalmente o Reich alemão.

Muito bom mesmo e muito obrigado pela dedicatória :D

Abraços

Postar um comentário