
Tal como o francês Jules Verne(Jules Gabriel Verne,1828–1905), outro pai da ficção contemporânea, Wells soube aproveitar muito bem a efervecencia científica do final do século XIX, principalmente as descobertas e especulações científicas relativas a astronomia, em especial o planeta Marte.









Eles são descritos em primorosos detalhes nas aventuras do veterano da Guerra Civil estadunidense em Barsoom(como é chamado Marte no dialeto de seus habitantes), "Jonh Carter de Marte", visto pela primeira vez no livro "A Princesa de Marte"(A Princess of Mars, 1917), do pai de Tarzan, Edgar Rice Burroughs(1875-1950).
Mas, diferente de Verne , Wells não acreditava no chamado "espíito humano" , sua crença era direcionada para a natureza humana.Com o boon informativo - na verdade mais especulativo - sobre o planeta escarlate e com império da rainha Victoria estendendo seus tentáculos colonialistas nojentos sobre o mundo, Wells fez sua analogia alusiva. Dizia que se as formigas são insignificantes diante dos homens, o mesmo pode se dizer destes diante de algum poder desconhecido, neste caso os marcianos. Se bem que para Wells, não longe da verdade, os marcianos não precisavam vir nos destruir, pois já estávamos fazendo isso sem a necessidade de uma influência externa.











A truculencia humana permitiu a Wells prever o surgimento das armas químicas(usadas pelos marcianos) e a forma como a Inglaterra é destruída nos remete a Europa da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais.

















Em 1962 Lazar Lagin(1903-1979), escritor satírico russo demoniza o capitalismo escrevendo "Major Well Andyou"(Майор Велл Эндъю), uma análise da política contemporânea na forma da história de um major inglês que colabora com o ataque marciano.
"Sherlock Holmes's War of the Worlds"(1975), de Manly Wade Wellman(1903-1986) e seu filho Wade Wellman que poem o famoso detetive de Sir Arthur Conan Doyle(1859–1930) em meio a invasão marciana.
O livro foi a base para a HQ em quatro partes "Sherlock Holmes In The Case Of The Missing Martian"(1990) de Doug Murray e Topper Helmers.



O personagem de Roy Thomas e Neal Adams , "Killraven"(1973-) e seus amigos, na HQ "Warrior of the Worlds" luta pela liberdade no futuro pós-apocaliptico de 2001 ,

A série de livros de ficção cyberpunk "Otherland"(1996-2002) de Tad Williams, que magistralmente reinterpreta grandes clássicos, chegando ao ponto de seus personagens encontrarem na Londres, por vota de 2070 , alienígenas remanescentes da Guerra dos Mundos.
A ótima A HQ stempunk "Scarlet Traces"(2002-) de Ian Edginton e D'Israeli para a Dark Horse , tem a premissa de que a Grã Bretanha usou a tecnologia abandonada dos marcianos para evoluir a sua própria.
O ano é 1908 e o progresso no império onde o sol nunca se põe é a única meta.



A genial trilogia de aventura steampunk de Robert Rankin , "The Witches of Chiswick"(2003-), apresenta uma linha de tempo alternativa que vai do século XIX ao XXIII .
Aqui , a invasão marciana é iniciada devido ao sinal de Joseph Carey Merrick(1862–1890), conhecido como o Homem-Elefante.











Anderson , sobre o pseudônimo de Gabriel Mesta , publicou em 2006 o livro "The Martian War: A Thrilling Eyewitness Account of the Recent Invasion As Reported by Mr. H.G. Wells" , no livro , Wells em pessoa junto de Thomas Huxley(1825–1895) e Percival Lowell aparecem. O governo britanico , o Dr. Moreau e Hawley Griffin desenvolvem uma variante da cólera para usar contra os marcianos.Emquanto isso , Wells viaja para a lua para libertar os selenitas que são escravos dos marcianos.
Algúns detalhes da premissa do livro de Anderson são muito similares as da HQ steampunk "As Aventuras da Liga Extraordinária"(The Adventures of The League of Extraordinary Gentlemen,1999-) de Alan Moore e Kevin O'Neill, mais exatamente de "A Liga Extraordinári , Volume II"(The League of Extraordinary Gentlemen , Volume II,2002-2003),
onde o grupo de figuras literárias clássicas vitorianas se vê em meio a Guerra dos Mundos. O governo britânico da HQ também utiliza de uma arma biológica criada pelo Dr. Moreau para combater os marcianos,








Guerra dos Mundos era um livro popular, mas não alcançava a todos, a tecnologia atribuída a Marconi transformou a obra em cultura de massa, dando seu primeiro pico de popularidade , em outro meio que não o impresso , na famosa encenação radiofônica de Orson Welles(1915–1985). Com muitos informes fictícios interronpendo a "programação normal":
"Senhoras e senhores , este é o último boletim da Intercontinental Radio News , em Toronto, Canadá. O professor Morse , da Universidade Macmillam , informa ter observado um total de três explosões no planeta Marte entre 19:45h e 21:20h , horário do leste. Isto confirma as informações anteriormente recebidas de observatórios americanos. Agora, de perto de nosso lar , Trenton, Nova Jersey , chega um boletim(...)"
A maioria dos ouvintes , naquele Dia das Bruxas de 1938 , não ouviu a abertura do programa:
"A Columbia Broadcasting System e as emissoras filiadas apresentam Orson Welles e o Mercury Theatre On The Air, em A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells".
No fundo , o trecho de um concerto musical de Tchaikovsky.O locutor continua:
"Senhoras e senhores: o diretor do Mercury Theatre e o astro deste programa, Orson Welles!"
Por estes pequenos detalhes , grande parte desta maioria , que só ouviu ou prestou atenção no rádio a parti dos bizarros eventos em Grover Mills , acreditou nesta invasão , brindando o evento com fugas em massa para as montanhas e a prontidão armada de uns mais exacerbados que , prontos para repelir as criaturas , atiravam nas caixas-dágua que eram confundidas com estes.
Repórter Carl Phillips: "Senhoras e senhores , é indescritível. Mal posso me forçar a continuar olhando. É tão horrível. Os olhos são pretos e brilham. Têm a forma de uma abelha. A saliva pingando de seus lábios que parecem tremer e pulsar. Este monstro, ou o que quer que seja, mal pode se mexer. Está sendo puxado para baixo por possivelmente a gravidade ou

algo assim. A coisa está se levantando agora e os espectadores caem para trás."
Mais ruídos , que poderiam ser interpretados como repórteres sendo desintegrados.
O alvoroço e confusão , só acabaram com:
"Aqui fala Orson Welles desligado do seu personagem para assegurar-lhes que 'A Guerra dos Mundos' não teve outro objetivo além de oferecer-lhes um bom divertimento para o domingo. Sua versão radiofônica vestiu um lençol branco e saiu de trás de uma moita fazendo um 'buuuu'. Aniquilamos o mundo diante de seus ouvidos e destruímos completamente a CBS.



Rádio de Santiago no Chile(1944).
Radio Quito, Equador (1949), com registro de uma pessoa morta em meio ao pânico causado pelo programa.
Rádio BBC londrina em 1950 , que repetiu a dose em 1967.
A WKBW, de Buffalo(NY), que realizou o programa em 1968 , 1971 e 1975.
A NPR, de rede nacional dentro dos Estados Unidos, em 1988 , que fez uma transmissão especial pelo aniversário de 50 anos da encenação de Welles.
No caso chileno houve balbúrdia generalizada , não pelo temor aos marcianos , mas para que a transmissão não fosse feita.

Um caso curioso sobre as representações de invasões marcianas, e experiências que resultaram em confusões e temor , pelo rádio aconteceu em nosso solo pátrio ,mais exatamente em Caratinga–MG e em São Luís-MR.O que lerão a seguir foi tirado da revista "Diálogos"(DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 3, p. 185-208,2005).
Em 22 de novembro de 1954, um radiotelegrafista de Caratinga - MG transmitiu durante quase uma hora a mensagem informando que um disco voador havia aterrissado na cidade. De forma insistente, pedia que enviassem “forças urgentes” ante a situação de pânico em que a cidade estaria em decorrência de uma invasão marciana.
A transmissão , que detalhou os marcianos , seus armamentos , suas naves e uma aterrorizante invasão , foi captada inicialmente em Belo Horizonte. Ao tomar conhecimento da impressionante transmissão , quatro jornais de Belo Horizonte teriam enviado seus repórteres a Caratinga em aviões monomotores alugados.


Logo após ser recebida na capital mineira, a notícia foi retransmitida para o Rio de Janeiro , onde fez muitos ouvintes acreditarem que Caratinga fora mesmo invadida. Em Belo Horizonte, os telefones das redações de alguns jornais não cessavam de tocar, e no Rio de Janeiro a transmissão gerou confusão no Ministério da Aeronáutica. De acordo com jornais da época , um brigadeiro que pedalava no Leblon guardou a sua bicicleta às pressas e retornou a sua base ministerial a fim de mobilizar as forças pedidas pelo até então desconhecido radiotelegrafista de Caratinga.

Quando a imprensa carioca já estava se mobilizando para documentar o grande acontecimento do século, enviando seus repórteres ao Ministério da Aeronáutica para cobrir as aterrissagens dos marcianos em Caratinga , o boato já havia sido desmentido com outra mensagem radiotelegráfica vinda da cidade mineira: “Aqui não desceu disco nenhum, cidade na mais perfeita calma”(JORNAL ULTIMA HORA, 1954, p. 6).
Pouco depois , o avião enviado pela FAB retornou de Caratinga também com o desmentido. A cidade voltou , enfim, à sua habitual tranqüilidade. Foi esta mesma tranqüilidade que deixou o radiotelegrafista entediado com a cidadezinha pouco movimentada , levando-o a inventar a história da invasão extraterrestre para “quebrar a pasmaceira”. O trote não passou , segundo os jornais , “de mais uma brincadeira de mau gosto no estilo de um certo Sr Orson Welles”. Obviamente , muitas pessoas não gostaram da brincadeira , entre elas o diretor regional do Departamento dos Correios e Telégrafos(DCT) em Minas Gerais , que mandou abrir inquérito para apurar devidamente o fato causado pela atitude de um radiotelegráfico que considerava Caratinga demasiado monótona. Ao divulgar suas desculpas -com a foto do rapaz aturdido e cabisbaixo– um jornal da época teria dito: "era um moço triste, e ficou mais triste ainda". Comparada a outro programa produzido quase 20 anos mais tarde , a transmissão feita em Caratinga-MG , não causou tanta confusão.
Durante a ditadura militar , em 30 deDurante a ditadura militar, em 30 de outubro de 1971, no aniversário da Rádio Difusora de São Luis-MA , os diretores da estação produziram um programa em que anunciaram que o mundo estava sendo atacado por ameaçadores extraterrestres(O IMPARCIAL, 1971). Em plena Guerra Fria , a invasão imaginada pelos diretores tornava a URSS e os EUA , antigos inimigos ideológicos , aliados em uma luta atômica contra os marcianos.



No início daquela manhã, antes de o programa da “invasão” ser transmitido , um radialista informou que um intelectual, em um furo de reportagem , entrevistaria um astrônomo do Observatório Nacional.De acordo com o radialista , o dito cientista estava no Maranhão para investigar vestígios de uma nave que teria aterrissado nas proximidades da capital , onde existia, e de fato existe, um tipo especial de areia denominado monazítica.
Durante a entrevista o cientista revelou ter encontrado uma peça de magnésio desconhecida no planeta Terra , objetivando criar certa expectativa entre os ouvintes. Pouco depois , o apresentador de “Paradão do Rayol” informou que um cientista do Observatório de
Monte Palomar teria visto uma série de explosões de gases incandescentes na superfície do planeta Marte que expeliam partículas em uma “velocidade fantástica” em direção ao planeta
Terra.
A informação foi confirmada pelo suposto cientista do Observatório Nacional do Rio de Janeiro , que comparou as explosões marcianas às “chamas azuladas saídas de um cano de revólver”.Os boletins informativos distribuídos ao longo do programa , assim como na transmissão de Orson Welles , contribuíram para convencer os ouvintes de que estavam presenciando acontecimentos verdadeiros.

Para impressionar os ouvintes, o roteirista buscou estratégias como o anúncio de que a Rádio Difusora AM entraria em cadeia com a Rádio Repórter do Rio de Janeiro e que manteria o seu sistema de escuta junto à emissora Voz da América e à BBC de Londres. Outro artifício utilizado foi noticiar que a Organização Meteorológica Internacional havia solicitado que todos os observatórios da Terra ficassem atentos às mudanças ocorridas em Marte.



O impacto que a “invasão” teve sobre a população pode ser avaliado pela decisão estabelecida em reunião do comandante do 24º BC com juízes federais, o procurador da Justiça Estadual e o delegado da Polícia Federal , de retirar imediatamente a emissora do ar. A penalidade só não foi maior porque a equipe montou um truque de edição. O programa que foi gravado e apresentado aos órgãos de segurança depois da transmissão teve acrescido o texto “ficção científica baseada em Orson Welles”, que não havia sido lido na transmissão. A fraude, associada aofato de que o programa havia sido previamente liberado pela censura , contribuiu para evitar que a emissora fosse punida pelo Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel). No entanto, o comandante do 24º BC em São Luís, depois de ouvir a versão que continha o texto “ficção científica baseada em Orson Welles”, exigiu que as empresas de comunicação do proprietário da emissora de rádio, a Rádio e a TV Difusora, veiculassem uma nota de esclarecimento a cada meia hora para tranquilizar a população .






Os ratinhos brancos de laboratório , "Pinky e o Cérebro"(Pinky and the Brain), quando ainda era um segmento de "Animaniacs", no episódio "Batalha pelo Planeta"(Battle For The Planet), Cérebro , faz as vezes de Welles para levar todos ao pânico e assim , como de praxe , tentar dominar o mundo.Mas no seu caminho estava um Pinky.

No aloprado "Pica-Pau"(Woody Woodpecker), no episódio "Formigas de Marte"(Termites from Mars, 1952), de Don Patterson (1909-1998), a TV tenta avisar o topetudo do perigo marciano.











Na cancelada série "O Visitante"(The Visitor, 1997-1998, 13 episódios), de Dean Devlin e Roland Emmerich, o genial episódio "A Noite do Dêmonio"(Devil`s Night ou Teufelsnacht, 1997), também tem radialista relatando uma invasão na noite de Hellowen, o detalhe é que ele vê uma nave alien de verdade, mas , pelo puro pavor , acaba relatando um pandemônio, que poucos houvem. "Welles saiu do túmulo."






Na década de 1970 a finada editora Gold Key publicava uma obscura mas cultuada revista em quadrinhos intitulada "UFO Flying Saucers", na quinta edição, de 1974, uma história de quatro páginas, cujos créditos se perderam no tempo, vagueava pelo temor real da falsa invasão transmitida por Wells.
A aclamada revista de horror "Creepy", dedicou o número 87, de Março de 1977, as histórias inspiradas pela estrela da guerra, com claras reminiscências a Burroughs, Ray Bradbury e com belos marcianos com tentáculos e trípodes a moda de Wells.

Outro herói clássico une-se ao mesmo jogo de alusões ao evento de 1938, O Sombra, originalmente criado para o rádio em 1930 por Walter B. Gibson(1897-1985), no número 7 da revista "Shadow Strike", lançado em Março de 1990, trazia na história "To Clouds Men´s Mind" em que o próprio encapuzado era o tema do pavor transmitido pelo microfone de Welles.



Outra HQ , a "Graphic Classics. H.G. Wells"(2005), da Eureka Productions, é uma graphic novel com quadrinizações das estórias de Wells, em Guerra dos Mundos, de Nick Miller e Antonella Caputo, mesclam-se os eventos do livro com a transmissão de Wells.



O filme "A Era do Rádio"(Radio Days,1987), de Woody Allen, uma espiadela na classe média estadunidense na era de ouro do aparelho de Marconi. Com vários clássicos dos anos 30 e 40, uma homenagem a Guerra dos Mundos também figura por sua programação.
O telefilme "The Night That Panicked America"(1975), de Joseph Sargent , relata a verdadeira história da radioteatro de Welles, a ótima dramatização é dividida entre transmissão e seus realizadores e a reação pública.
O tema já havia sido usado de maneira bem explorada em uma séries de interlúdios no bom, mais dramático e quase documental "Studio One The Night America Trembled"(1957), de Tom Donovan.
Donovan realizou o filme tendo como base a série de antologias dramáticas, de rádio e TV , "Studio One"(1948-1958), criada pelo diretor canadense Fletcher Markle(1921-1991) para a CBS, e mais tarde passando para a CBC, indicada 13 vezes ao Emmy Award e ganhando 5 vezes.





Ainda para a TV, pode-se colocar como "membro honorário" desta seleta galeria, os gigantes Zentraeds, primeiros vilões da franquia Macross, iniciada em "Choujiku Yousai Macross" - também conhecido no Brasil como "Guerra das Galáxias - , produzido entre 1982 e 1983 com 36 episódios. As máquinas alienígenas que figuram em Macross, apesar de serem bipódes, tem clara inspiração nos engenhos de três pés de Guerra dos Mundos.

Guerra dos Mundos em si ganharia o cinema em 1953, em uma obra que foi considerada imsuperável, e ainda o é por algúns.



Pal , alguns anos depois levaria outro escrito de Wells para as telas, sendo o diretor , produtor e um Morlock de "A Máquina do Tempo"(The Time Machine,1960) usando o livro homônimo publicado em 1895,
que poucos sabem , possuir uma boa continuação no livro "The Time Ships"(1995) de Stephen Baxter, com autorização dos herdeiros de Wells. Mostra a história acontecendo imediatamente após os eventos do livro de Wells.

que poucos sabem , possuir uma boa continuação no livro "The Time Ships"(1995) de Stephen Baxter, com autorização dos herdeiros de Wells. Mostra a história acontecendo imediatamente após os eventos do livro de Wells.
A direção de Guerra dos Mundos ficou ao cargo de Byron Haskin (1899–1984) muito ativo em sua época e com um respeitável currículo que incluia seis episódios da clássica série "Quinta Dimensão'(The Outer Limits,1963-1965,49 episódios)de Leslie Stevens(Leslie A. Stevens III,1924–1998), entre esses o episódio "Arquitetos do Medo"(The Architects of Fear) escrito por Meyer Dolinsky(1923-1984).
Cujo legado conta com a clara inspiração para a Graphic Novel do século XX e um dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923, "Watchmen"(1986-1987), de Alan Moore e Dave Gibbons.
Haskin , anos mais tarde , dirigiria "Robinson Crusoé em Marte" (Robinson Crusoe on Mars,1964), baseado no personagem de Daniel Defoe(1659/1661[?]-1731), onde coloca máquinas marcianas muito similares ao filme de 53.
O duo George Pál e Byron Haskin se uniriam novamente em 1955 para realizar a ficção hard "Conquista do Espaço"(Conquest of Space), baseado no livro não-ficção de mesmo nome do ilustrador Chesley Bonestell(1888–1986), conhecido como o "Pai da Arte Espacial" , e do escritor , ciêntista e advogado Willy Ley(1906-1969), publicado em 1949.
Conquista do Espaço também incorpora material do livro "The Mars Project"(1952) do gênio alemão, e nazista que levou o homem a Lua, Wernher von Braun(Wernher Magnus Maximilian Freiherr von Braun,1912–1977).
Voltando ao filme Guerra dos Mundos, a obra mostra devastação em escala global , o que é apenas insinuado no livro. Por motivos técnicos e orçamentais os tripods foram abandonados , em vez deles, naves com pernas magnéticas,
bem como os extraterrestres agora bípedes, aquém das formas de moluscos descritos por Wells.
As cenas que passeavam da decadente civilização marciana perscrutando os céus, passando pelosos objetos caindo na Terra até a queda alienígena, bem como a destruição magistralmente montada com filmagens reais da Segunda Guerra Mundial e de grandes desastres naturais - como o grande terremoto na San Francisco de 1906 - , atraíram o público ao filme de 2 milhões de dólares e merecido ganhador do Oscar de efeitos especiais, transformando a obra em um sucesso estrondoso.

O duo George Pál e Byron Haskin se uniriam novamente em 1955 para realizar a ficção hard "Conquista do Espaço"(Conquest of Space), baseado no livro não-ficção de mesmo nome do ilustrador Chesley Bonestell(1888–1986), conhecido como o "Pai da Arte Espacial" , e do escritor , ciêntista e advogado Willy Ley(1906-1969), publicado em 1949.

Conquista do Espaço também incorpora material do livro "The Mars Project"(1952) do gênio alemão, e nazista que levou o homem a Lua, Wernher von Braun(Wernher Magnus Maximilian Freiherr von Braun,1912–1977).


bem como os extraterrestres agora bípedes, aquém das formas de moluscos descritos por Wells.







Nos anos do bipolarismo da Guerra Fria, os Klingons eram os vis representantes alusivos do povo do senhor Chekov, uma raça de carniceiros desgraçados aos quais dar as costas é assinar a sentença de morte. Com o degelo da guerra nos anos 80 e a ruína final do império soviético em 1991 por seu próprio povo e sem um único míssil deixar seu silo,
uma nova perspectiva de aliança se apresentava no novo mundo monopolar, então , os Klingons passaram de sanguinários traiçoeiros para honrados inimigos cujo respeitável senso moral permitiria um futuro de duradoura aliança e paz. Diziam, inclusive, que se você não leu Hamlet na língua Klingon, você nunca pegou toda a essência do poeta.
Esta mudança de postura pode ser vista em "Jornada nas Estrelas VI-A Terra Desconhecida"(Star Trek VI: The Undiscovered Country,1991)de Nicholas Meyer.
O patamar de histeria anti-comuista, inspiração para todo um veio da ficção científica da época, também pode ser melhor notado na novela "Os Invasores de Corpos"(The Body Snatchers,1954), de Jack Finney(1911–1995)
e adaptada para o cinema quatro vezes ("Vampiros de Almas"[Invasion of the Body Snatchers, 1956], de Don Siegel(1912—1991), "Os Invasores de Corpos"(Invasion of the Body Snatchers, 1978), de Philip Kaufman , "Invasores de Corpos"(Body Snatchers,1993), de Abel Ferrara e "Invasores"(The Invasion, 2007), de Oliver Hirschbiegel) , a estória é um marco para a ficção de infiltração alien e é uma metáfora ao discurso do senador McCarthy, em 1957 - quando o Sputinik deixava a Nasa para trás e ao boato de que as crias de Stalim podiam espiar os decentes moradores dos Estados Unidos da órbita da Terra ou levar suas bombas a plataformas geocêntricas - , bastava um bom cidadão fechar os olhos por umbastava um bom cidadão fechar os olhos por um instante , os olhos que tornariam a abrir seriam os de um cruel comunista.

O patamar de histeria anti-comuista, inspiração para todo um veio da ficção científica da época, também pode ser melhor notado na novela "Os Invasores de Corpos"(The Body Snatchers,1954), de Jack Finney(1911–1995)


Continuando , por volta de 1975 , George Pal concebeu uma série que continuaria os eventos vistos no filme de 53. A série nunca foi além de algumas cenas e artes conceituais do que seria o episódio piloto. É um consenso de que teria dado um ótimo programa.








0 comentários:
Postar um comentário