sábado, 21 de julho de 2012

Marte de Kim Stanley Robinson

Do pálido vermelho ao resplandescente azul:
Red Mars (1993) — Colonização
A esterilidade de Marte ao mesmo tempo que proíbe, simboliza os sonhos da humanidade em sua conquista do espaço. Desde os pioneiros que olharam de volta para Terra e viram uma pequena estrela azul, até os primeiros colonos - escolhidos a dedo por suas habilidades, necessárias para criar vida a partir do deserto frio - Marte é uma nova gênese onde o homem deve lutar contra seus próprios mecanismos auto-destrutivos para alcançar seus sonhos.
Mas antes mesmo da humanidade por os pés no solo vermelho, as facções estão se formando, as tensões estão crescendo e a violência está se formando, em uma civilização que sempre se inclinou para o incivilizado.
Green Mars (1994) — Terraformação
Quase uma geração se passou desde que os primeiros pioneiros desembarcaram, mas a transformação de Marte para um planeta parecido com a Terra apenas começou. A luta intemporal da humanidade para sobreviver em sua mais distante fronteira esbarra em suas minúcias ideológicas. O plano de terraformação é contestado por aqueles determinados a preservar a beleza natural, hostil estéril, do planeta. Liderados por rebeldes como Peter Clayborne, estes jovens são a primeira geração de crianças nascidas em Marte. Eles serão acompanhados pelos colonos originais, Maya Toitovna, Simon Frasier, e Sax Russell. Contra esse pano de fundo cósmico, uma miríade de sentimentos humanos explodem em um evento tão complexo quanto o próprio planeta.
Blue Mars (1996) — Resultados a longo prazo
O planeta vermelho já não condiz com a cor de seu título, Marte tornou-se um mundo perfeitamente habitável. Mas, enquanto o quarto planeta floresce, a Mãe-Terra está ameaçada pela superpopulação e o iminente desastre ecológico. Não tarda para que as pessoas olhem para Marte como um refúgio, iniciando um conflito interplanetário, conflito que não se estende apenas ao planeta berço, no novo planeta Marte, os conflitos políticos entre os Reds, que desejam preservar o planeta em seu estado deserto fazem oposição aos Greens, os "terraformadores". O destino final da Terra, bem como a possibilidade de novas explorações para o sistema solar, estão em um extremamente frágil equilíbrio da balança cósmica.

The Martians (1999) - Crônicas no Quarto Planeta
Os entrementes de um épico da conquista e sobrevivência, os que lutaram na mais distante fronteira humana e não tiveram seu nome registrado na história da transformação da esfera escarlate. Contos, poemas ou ensaios relativos a Marte.

0 comentários:

Postar um comentário