segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Viva o Heliocentrismo!

Em meio a religiões, horóscopo, espirítos, capitalismo e leite com manga, poucas são as velas em meio a escuridão de ignorancia e supertição. Dizem que você precisa crer em algo para poder seguir em frente. Mas por que se iludir voluntariamente?
Deus é o caminho mais fácil por que te proíbe de fazer perguntas, já que ele se arroga como a única e debilitada resposta.
Imerso no meio da fumaça da ignorância, me vem Junpei em mente, o brucutu karateca de "Caçadores de Elfas"(Erufu Karu Monotachi, 1996, 24 episódios), da Amuse, baseado na HQ de Yuu Yagami.Jubei, a inteligente atriz ganhadora do Oscar, Airi, a colegial afixionada por coisas fofinhas e armas Ritsuko, dona do tanque tipo T-74 - mais tarde possuído pelo espírito felino chamado Mickey - são jogados em um mundo paralelo de índole medieval, repleto de elementos de fantasia, que vistos pela mente de Junpei só criava a resposta: "Eu odeio mundo de fantasia!"
Junpei, apesar de ter um intelecto beirando ao primevo, não se dobrava, não se rendia.
No 16° episódio, intitulado "Those Who Manipulate Heaven and Earth", o grupo se depara com o fato de que naquele mundo, ainda acreditam que seu planeta é plano, situado sobre o casco de uma tartaruga, a idéia também é abraçada por Celsia, a grande sábia Elfa, que como as massas, acha um absurdo o conceito de um planeta redondo. Por coincidência (sei...), Junpei e suas amigas se deparam com Bruna - nome referência a Giordano Bruno(1548-1600), filósofo assassinado pela igreja, a qual Junpei é um confesso e surpreenente fã -, elfa astrônoma, masquista e ridicularizada por defender que seu planeta é redondo como uma laranja. Junpei defende Bruna, contrariando toda a ordem vigente - não que isso fosse incomum - para evitar outra injustiça como a que fizeram com Bruno Giordano, e para que Bruna concluísse suas observações para provar sua tése. Durante um soneca, como um brado em pról da razão e da verdade, Junpei diz:
"E ela gira! Ela Gira! Viva o Heliocentrismo!" Desde então, por sua perseverança pela verdade, a frase de Junpei é a minha flamula contra a escuridão de ignorancia e conformismo com a ilusão que nos rodeia. O mundo é esférico, não importam o quanto tentem te iludir.
Meu singelo agradecimento a Bruna e a Junpei e sua sede pela razão.
Viva o Heliocentrismo!
Até mais e que a foça esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário