













que tem a pretensão de se aparentar com o armário da dor de "Guerra ao Terror"(The Hurt Locker, 2009), da excelente diretora Kathryn Bigelow(de K-19: The Widowmaker).



sua participação na Batalha de Huế(1968), durante o conflito no Vietnã é retratada pelo mestre Stanley Kubrick(1928–1999), no filme "Nascido para Matar(Full Metal Jacket, 1987)

, baseado no romance semi-autobiográfico "The Short-Timers"(1979), de Gustav Hasford( 1947-1993).

A 2/5 de Batalha de Los Angeles é encabeçada pelo Sargento-Ajudante Michael Nantz (Aaron Eckhart, o Duas-Caras de Cavaleiro das Trevas), veterano condecorado e prestes a se aposentar e mal visto pelo resto da corporação por ter perdido todo um batalhão.




















A questão da chuva de "meteoros" segue a cinética de eventos da invasão primordial, a "Guerra dos Mundos"(War of the Worlds, 1898), do visionário inglês W. G. Wells(1866-1946),

- Uma parcela razoável de informações sobre o inimigo pode ser obtida no site viral do filme -






Los Angeles entra em ebulição enquanto cai nas garras extraterrestres. 

para achar seu ponto fraco sem esgotar o que lhes resta de munição, enquanto tentam segurar as forças alienígenas do lado de fora do prédio com granadas de M203. Entrementes, a chegada da Sargento da Inteligência Técnica da 40 ª Divisão de Infantaria da Força Aérea, Elena Santos (Michelle Rodriguez, de Machete) que rastreava emissões de um grande centro de controle das criaturas.

As máquinas voadoras, que pelo corajoso ataque furtivo de Nantz, se revelam como armas aéreas não tripuladas,




onde o ferrenho conquistador povo de Marte aporta na Terra através de grandes cilindros expelidos pelos grandes canhões da superfície marciana,

com a emissão radiofônica da obra por Orson Welles(1915-1985) em 1938 , os cilindros foram adaptados para meteoros
Também como em Guerra dos Mundos, os grandes objetos do espaço exterior ocultam o maior dos perigos, e que nada parece deter seu avanço.
A 2/5 terá o encontro com o cão perdido Glenn, como seu último momento de paz.


Batalha de Los Angeles também mostra a chance de redenção do Sargento Ajudante Nantz, disposto a expiar o passado e tendo que encorajar o inexperiente Tenente Martinez a exercer seu e tirar todos inteiros, sobretudo os civis barricados no departamento de polícia de L.A., da zona de bombardeiro em 3 horas, que tentará varrer as forças alienígenas aproveitando-se do domínio do espaço aéreo.Martinez não sabe lidar com a pressão que o novo inimigo impõe. Um inimigo que resiste a rajadas de 5.56x45 mm NATO.












Não demora muito para a cidade dos anjos ficar reduzida a um monte de escombros, como uma paisagem médio-oriental,




O grande e generalizado caos de tiros e explosões parece ter a plasticidade das fascinantes cenas de batalha do filme anglo-americano "Filhos da Esperança"(2006), do diretor mexicano Alfonso Cuarón(de "O Labirinto de Fauno"), basedo no romance de mesmo nome do escritor inglês P. D. James , publicado em 1992.





A cinética da guerra em Filhos da Esperança de Cuarón foram inspiradas no grandioso filme de guerra italiano "A Batalha de Argel" (La Battaglia di Algeri,1966).
Voltando a L.A., o tenso cerco da delegacia, em que a 2/5 encontra os cinco civis em meio aos corpos sem vida da força policial da cidade, tem a interessante vivissecção do alienígena encontrado inconsciente, sob supervisão da veterinária Michele(Bridget Moynahan, de "Eu, Robô"),



A insegurança é uma grande constante em Batalha de Los Angeles, o grupo de fuzileiros parece sempre estar em meio a uma emboscada, por esta razão não chega a ser surpresa o letal ataque ao transporte de feridos e o subseqüente isolamento da 2/5 e os cinco civis,


ainda mais vindo de um adversário que, como diz o observador da TV - um subterfúgio muito bem utilizado a guisa de esclarecimento na estória, embora a de cair no didatismo -
, quer colonizar a Terra, obliterando tudo em seu caminho, sem prisioneiros e nenhuma clemência .


O ataque ao transporte de feridos é o primeiro vislumbre das unidades aéreas alienígenas, que logo tiram a vantagem aérea das forças da Terra, dominando os céus e visto em detalhes nas nervosas cenas do ônibus.





máquinas rastreadoras de sinais de rádio que obrigam a 2/5 ao isolamento de comunicação, já haviam sido vistas em um segmento da publicidade viral do filme, um vídeo postado no YouTube e tratado como uma avistagem de OVNI no espaço aéreo de Los Angeles.
O grupo de civis é outro ponto alto da película, eles complementam o insight do inicio do filme com os fuzileiros navais, em especial o zeloso pai Joe Rincon(Michael Peña, de "Buffalo Soldiers") e seu corajoso filho Hector(Bryce Cass, de pequenas participações em séries como "The Guardian" e "Plantão Médico").



Sob as cerradas e realistas saraivadas de tiros que não se sabem de onde vem, assim como o inimigo, - dando a Batalha de Los Angeles o parentesco mais com filmes de guerra como "Falcão Negro em Perigo"(Black Hawk Down, 2001), de Rydley Scott,
jogando- o no contexto da ficção científica com militares, - tecnicamente falando são poucas as obras que retratam o ponto de vista de quem é mandado para defender -
A água da Terra é motivo de cobiça em muitas mídias, entre elas pode-se destacar o episódio "O Ataque do Mutilor"(When Strikes Mutilor, 1994), escrito por Lance Falk e com direção de Robert Alvarez para a realidade felina da série animada "SWAT Cats"(SWAT Kats: The Radical Squadron, 1993-1995, 30 episódios, 3 deles não terminados e dois nunca produzidos), criação de Christian Tremblay(de Loonatics) para a Hanna-Barbera.
Pela campanha publicitária de Batalha de Los Angeles, os alienígenas não cometem o erro dos de Turtledove, o monitoramento da Terra é constante,
Evento que também foi explorado pelo filme, direto para o mercado de vídeo, "Battle of Los Angeles"(2011), com direção de Mark Atkins(de "2012: Supernova") , com uma premissa similar a Independence Day(que já não era original) e que usa imagens de "Guerra dos Mundos 2 "(War of the Worlds 2: The Next Wave, 2008) para compor seu trailer.


A busca e inserção no centro de controle dos drones alienígenas, não apresenta nada demais, fora a tensão que permeia a película, mesmo o apoio que Nantz recebe do restante de seu grupo é esperado,
fato que só fica enojantemente piegas graças a trilha sonora enfadonha e mal conduzida(uma das pedras da crítica que deixo voar), mas é compensado pela infiltração no refúgio do controle das máquinas aliens, que mesmo menos enérgicas, não perde o gigantismo de ação em seu combate subsequente .




Particularmente considerei muito bem conduzida a escaramuça para destruição do centro de controle, que se ergue do solo, com a 2/5 resistindo ao fogo inimigo para manter os misséis da artilharia guiada em sua marcação de laser.



Com a queda das máquinas alienígenas e os seres forçados a retroceder sob os tiros dos últimos projéteis da 2/5, a qual Nantz conseguiu honrar o lema de nunca se render.
, as agéis cenas com a infantaria sob o fundo de ruínas, Batalha de Los Angeles é quase um Falcão Negro menos denso e em primeira pessoa.
A redefinição da visão da guerra cinematográfica de "O Resgate do Soldado Ryan"(Saving Private Ryan, 1998), de Steven Spielberg, também parece contribuir -.




Não é certo dizer que Invasão do Mundo seja um empreendimento de completa originalidade, como o sacrifício do Tenente Rodriguez
para dar algum tempo para a fuga do que sobrou do batalhão e dos civis remanescentes sob o incessante fogo do inimigo imparável ,






remete as heróicas mortes dos soldados Jenette Vasquez(Jenette Goldstein) e Mark Drake(Mark Rolston), no filme "Aliens: O Resgate"(Aliens, 1986), de James Cameron(Exterminador do Futuro).
Na parte didática do filme, as emissões de TV,Uma enorme nave chega para roubar a água do planeta, dita por ele, a Terra é a única fonte de água em estado líquido no universo conhecido , não se tratam de extraterrestres arredios a água como os de tez camaleônica do talentoso diretor indiano M. Night Shyamalan em seu "Sinais"(Signs, 2002).



No episódio, o vilão Mutilor vende água do planeta para uma raça de seres dependentes dela. Mutilor usurpa a água em uma nave roubada da espécie Aquians, uma raça de alienígenas pacíficos. Mutilor é um pirata do espaço tem planos para sugar o planeta e deixá-lo perecer seco.
Em meio as esperanças de vitória e sobrevivência se despedaçando no tempo se esvaindo até o cair das bombas, não chega a surpreender quando o bombardeiro, ele mesmo uma esperança,
não ocorre, e a ansiada salvação da chegada ao F.O.B seja apenas para recolher munição que os mortos não irão usar, além de deixar um bravo civil morrer com um pouco mais de conforto.
O que vem em mente nesta seqüencia é o ataque a base de El Toro, 



no blockbuster, cópia de Guerra dos Mundos, "Independence Day"(1996), do alemão sem criatividade, Roland Emmerich.
Embora as forças conquistadoras alienígenas possam cobrir distancias além do imaginável, e sejam aprimorados por uma complexa biotecnologia, ao menos a tecnologia de combate deles não parece milênios distante da nossa, projéteis e mísseis.







Tal fato parece remeter a série de livros "Worldwar"(1994-1996, 4 volumes) e a trilogia "Colonization"(1999-2001), do novelista mestre da realidade alternativa Harry Turtledove, onde o invasor, chamado apenas de "Race" que ataca em meio a Segunda Grande Guerra com um aparato não muito distante de nossa própria tecnologia de inicio de século XXI.
Na saga alternativa de Turtledove, os aliens reptlianos enviaram uma sonda a Terra do século XII, para enfim atacarem na primeira metade do século XX, surpreendendo-se pelas defesas das nações do planeta poderem contar com mais do que cruzados com espadas em suas montarias.

incluindo até mesmo o evento ufológico presenciado por mais de 100.000 pessoas, conhecido como "A Batalha de Los Angeles" (Battle of Los Angeles) , incidente ocorrido na noite de 24 para 25 de Fevereiro de 1942 , em que forças militares abriram fogo contra um objeto voador não identificado( possivelmente apenas uma confusão relacionada com a psicose pós o ataque japonês em Pearl Harbor) , que pela versão apresentada no filme seria uma das incursões de reconhecimento extraterrestre.


O acontecimento também é visto satiricamente, e sem efeito ufológico e usando da tese da psicose coletiva, em "1941 - Uma Guerra Muito Louca"(1941, 1979), de Steven Spielberg(Contatos Imediatos de Terceiro Grau).
Voltando ao filme de Liebesman,
com o resgate de civis, a clara derrota pela supremacia dos céus, vem a informação de que Los Angeles está perdida,




A cidade é um dos campos de batalha que afloram pelo globo, poderiam ter mostrado qualquer uma das forças de resistência da Terra, mas esse é o front escolhido,

por esta razão, é de se esperar que algo especial, que o difere dos outros locais atacados pelas forças colonizadoras, não é mesmo para ser uma surpresa, mas funciona razoavelmente.













Logo após, a equipe é extraída a uma base temporária no deserto de Mojave, bem recebidos por sua bravura excepcional e com o novo alento de serem a inspiração para os combatentes de toda a Terra, que reproduzirão sua estratégia com os centros de controle locais.
A seqüencia a qual Nantz recusa o merecido descanso e re-municia os carregadores de sua M4A1 para voltar a luta, são quase as mesmas de Falcão Negro em Perigo, sobretudo a que envolve o também Sargento, este de Primeira Clasee, Hoot(interpretado por Eric Bana), porém, sem discurso.




Mais forças estão sendo enviados para recuperar Los Angeles e acabar com os alienígenas, o filme se encerra sem uma vitória completa e definitiva, mas com uma promessa de uma gloriosa retomada pela iniciativa humana,
o mesmo da adaptação "Tropas Estelares"(Starship Troopers, 1997), do tealentoso diretor holandês, Paul Verhoeven - que alias usava muito o recurso das telas de TV como uma informativa e bem, sucedida meta-linguagem em Tropas Estelares e em Robocop -, confesso que esperava que o final de Batalha de Los Angeles também fosse uma propaganda de alistamento, só faltou a esplêndida trilha sonora de Basil Poledouris(1945-2006), que seria bem melhor que a horrível música de Brian Tyler(o mesmo de "Os Mercenários").
depois de todo o clima de insegurança, uma palpável sensação de que não há para onde correr de que você vai ser explodido segundos antes que o próprio mundo, Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles se encerra sem reinventar o gênero da ficção de invasão e sem revelar nada de novo sobre a condição humana. Batalha de Los Angeles tem êxito por sua simples fórmula: fornecer duas horas contínuas de luta desesperada, que pode ser resumida a equação unhas+dentes+granadas. É um filme que Michael Bay faria se tivesse sido abençoado com o dom da narrativa e está distante de sua propaganda militarista de ssuas adaptações para "Transformers".










É o caso, para os mais impressionáveis, de ler o não-ficção "An Introduction to Planetary Defense: A Study of Modern Warfare Applied to Extra-terrestrial Invasion"(um estudo extremamente sério sobre como defender a Terra de uma potencial excursão alienígena lançado em 2006), de Travis S. Taylor e ficar atento aos sinais.

Sobre a principal crítica a obra, de que não passa de um folheto abusadamente patriota, digo que os fuzileiros são patriotas sim, se alguém empenhado em defender seu país não o for ninguém o é. Tão patriotas como qualquer soldado de qualquer nação da Terra.

Até mais e que a força esteja com você.
Dedicado aos irmãos Schell e Bier,
Semper Fi.
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