terça-feira, 29 de março de 2011

Tron, Cenas do Amanhã

Embora eu veja muitos méritos em "Tron: O Legado"(Tron: Legacy, 2010), do estreante Joseph Kosinski(de comerciais de TV do game Halo 3), como um filme muito respeitosamente executado e cuidadoso, inovador por sua "virtualidade física", drama coerente e dinâmica espetacularO Legado, não chegou a empolgar e não creio que causará o mesmo impacto cultural que "Tron: Uma Odisséia Eletrônica"(Tron, 1982), de Steven Lisberger (de Slipstream, e consultor do segundo Tron).
Creio que foram com os discos usados na Grade,
tenham sido a inspiração para a arma indiana, o chakram, e seu uso pela Princesa Guerreira.
O Tron original, além de se destacar como o pioneiro na utilização de computação gráfica, também foi um dos primeiros a ostentar a flâmula de uma realidade em que todos teriam acesso a um computador(ou pelo menos o direito), por isso recorreu a uma linguagem própria, que na época uns poucos dominavam . Todo grande evento acontece por uma sucessão de pequenas contribuições, responsáveis por dar forma a idéia de seu criador, o Tron original contou com gênios de uma respeitável estirpe, como o francês Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, mestre do devaneio científico ficcional de "O Incall"(1981),e o clássico design do amanhã de Syd Mead(de Blade Runner).
Tron já era fantático em sua refinada preprodução, imagens e conceitos fantásticos da era cyberpunk de Moebius e Mead, mas também de Richard Taylor(Trilogia Senhor dos Anéis), John Scheele(Batman - O Retorno), Marta Russell e Douglas Eby( Jornada nas Estrelas- O Filme).



Até mais e que a força esteja com você.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Noiva do Dragão

A Editora Jambô, conhecida por sua variedade de lançamentos de RPGs, estréia no mercado de HQs, com o especial "DBride - A Noiva do Dragão", da dupla da série não-infantil de maior sucesso editorial do país e que foi bicampeã do Troféu HQ Mix(2001 e 2002),"Holy Avenger"(2001-2003, 42 edições),


Marcelo Cassaro(U.F.O. Team) e Erica Awano(de Alice no País das Maravilhas com roteiros de Leah Moore, filha de Alan Moore), são a equipe criativa de "DBride, A Noiva do Dragão", coleção da aventura de fantasia, originalmente serializada na revista de RPG DragonSlayer da editora Escala em 18 capítulos.Como Holy Avenger, o traço similar ao manga é usado em profusão, além do humor, a trama de DBride também é ligada a dialética de RPG, passando-se nos Reinos de Moreania, as pessoas parecem tão comuns como em qualquer outro lugar, mas, segundo as lendas, na verdade foi onde os animais pediram a seus deuses para serem transformados em humanos (extintos na ocasião). Denominados como o povo Moreau, estes ainda apresentam traços ligados aos animais.
Em breve ocorrerá o aguardado feriado em que acontece o Festival dos Noivos, ovcasião em que ocorrem grandes torneios, jogos e casamentos, onde o guerreiro errante que ostenta a cabeça de lobo Koi é desafiado por Betta, o poderoso tirano que rege a aldeia de Brando. A aventura se inicia aí, com orcs e ogros, entre outras vis criaturas sempre a espreita.
O roteirista Marcelo Cassaro decidiu doar todo o dinheiro dos direitos autorais ligados a obra para as vítimas da tragédia japonesa.

Até mais e que a força esteja com você.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Built to Kill

O Alan Moore pop, Warren Ellis(The Authority, Planetary) havia desafiado seus fãs, leitores de seu blog no fórum Whitechapel a criarem em uma semana pôsteres de um filme imaginário do Homem de Ferro, com direção do maior gênio da sétima arte, Stanley Kubrick(1928-1999), diretor de "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "Laranja Mecânica" e "Barry Lyndon", entre outras obras de arte. Eis o resultado do exercício de imaginação sobre a esplêndida obra de Kubrick.

O mesmo Ellis já tinha incentivado seus leitores a fazerem o mesmo com o Homem-Aranha, desta vez com direção do quase de um existencialismo quase surrealista, David Lynch(Veludo Azul, Duna, Estrada Perdida).

Por Enquanto é só, até mais e que a força esteja com você.