terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

5 Ronin

No fim de janeiro a Marvel Comics anunciou para 2 de março o primeiro número da mini-série "5 Ronin", com roteiro do britânico Peter Milligan(Shade, X-Statix) que colocará os nascimentos de Wolverine, Justiceiro, Hulk, Psylocke, e o mercenário tagarela Deadpool no Japão do violento e injusto século XVII. Com arte a cargo de Tomm Coker(Demolidor Noir) , Leandro Fernandez(Stornwatch), Dalibor Talajic, , Goran Parlov(Justiceiro MAX) e o conterrâneo de Milligan, Laurence Campbell(Cavaleiro da Lua). A Marvel adiantou as primorosas capas de John Cassaday(Planetary) , Mark Brooks(Araña), Giuseppe Camuncoli(The Intimates), David Mack(Novos Vingadores), Ed McGuiness(Superman/Batman) e o espanhol David Aja(O Imortal Punho de Ferro) e um preview.
A mini-série será centrada na jornada de vingança e honra de quatro exímios ronins e uma mortal gueixa contra um poderoso shogun. Milligan promete jogar os cinco heróis e anti-heróis alternativos em uma trama repleta de elementos dos filmes de Akira Kurosawa, além de um uso para as versões diferentes de seus poderes e habilidades. Do ponto de vista para remeter ao mais ocidental dos japoneses, Akira Kurosawa(1910-1998), se Milligan tivesse recrutado mais dois herói para sua realidade alternativa poderia conseguir uma alusão direta ao icônico "Sete Samurais"(Shichinin no Samurai,1954)
Pelos esboços lançados na web, pode-se notar uma forte e inescapável influência de Kazuo Koike e Goseki Kojima(1928-2000),
os pais da excelência do quadrinho oriental "Lobo Solitário"(Kozure Ōkami, 1970-1976, 28 volumes),
apadrinhado no ocidente por Frank Miller, que também se deixou influenciar por sua agíl arte cinematográfica, o que pode ser visto em "Ronin"(1983-1984) e no inovador "O Cavaleiro das Trevas "(The Dark Knight Returns, 1986) .
Quatro dos protagonistas de 5 Ronin tem ou já tiveram contato em algum momento de suas trajetórias com elementos japoneses. Parte respeitável do preview envolve o x-man, e atual vingador,Wolverine, o mais famoso mutante da editora tem uma relação intrínseca com o arquipélago oriental, parte de seu passado no Japão,
incluindo seu treinamento são mostrados na mini-série "Wolverine"(1982), escrita por Chris Claremont, ilustrada por Franck Miller e colorizada por Joe Rubinstein.

seu relacionamento com Mariko Yashida, finada chefe do clã Yashida e prima do mutante Samurai de Prata a japonesa é bem conhecido, bem como sua filha adotiva Amiko.
Da mesma longínqua terra vem o filho de Logan (ou James), Daken, o Wolverine Sombrio.
Frank Castle, a temida máquina de matar conhecida como Justiceiro teve seus encontros com os ninjas da seita terrorista Tentáculo, que já deram trabalho para o Demolidor, Homem-Aranha, Punho de Ferro ,Wolverine e para a maioria dos heróis urbanos da Marvel.
O Tentáculo também acolheu e treinou Elizabeth "Betsy" Braddock, que diferente do que o seu atual visual diz, é britânica, irmão de James Braddock, o Capitão Britania,
sua mudança é devido ao Portal do Destino, que dá aquele que o atravessar uma segunda chance, que pode ser interpretado como uma nova vida .
É evidente que o mercenário Deadpool tem treinamento em artes marciais do oriente, sua capacidade de matraquear como uma socialite em um salão de beleza e sua constante necessidade de dinheiro o levam a qualquer lugar.
Baseando-se novamente pelo preview pode-se notar que Milligan manteve as características que fazem dos personagens o que eles são, sobretudo nas imagens da versão alternativa do Justiceiro que parece que também terá como motivação a perda da família de maneira brutal.
Uma das belas páginas liberadas lembrou-me uma versão de índole nipônica da ótima mini-série "Nascido Para Matar"(Born, 2003) de Garth Ennis e Darick Robertson,
passando da sufocante selva vietnamita para os campos igualmente cheios de morte do antigo Japão.
De qualquer forma, este Frank Castle me parece mais propenso a ser o "Yojimbo" da Marvel (compare o último quadro com a imagem do filme).
O leitor assíduo e de certa data irá lembrar que a Distinta Concorrente (não me forcem, a explicar o trocadilho), também teve suas experiências no sangrento Japão feudal, a começar com "Batman, O Ninja"(originalmente Robin Annual n° 3, 1994), de Chuck Dixon(Asa Noturna) e Enrique Villagrán(O Justiceiro), o segundo número da mini-série lançada em 1995 pela editora Abril intitulada "Batman No Túnel do Tempo" - a série limitada na verdade se tratava de uma pequena coletânea do selo Elsewords -
que transportava Batman e o terceiro Robin, Tim Drake, entre outros elementos vistos em Gotham City, para o contexto geo-histórico em questão.
Mais recentemente a Liga da Justiça encenou uma rebelião contra um terrível Shogun em "Liga da Justiça: Xogum de Aço"(JLA: Shogun of Steel, 2002), lançado no país pela editora Mythos.
Além da interessante arte de Ben Raab(Sociedade da Justiça) sobre o roteiro despretensioso de Justiniano (Senhor Destino), traz uma origem para o Superman vista aos olhos do humilde japonês vítima daqueles tempos.

Como o velho oeste estadunidense, o velho japão shogunal rende uma infinidade de sanguinolentas histórias de honra e vingança.
Mantenha sua honra acima do fio da espada.


Que a força esteja com você.

Veja esta matéria, e mais, no Nerd Way of Life (http://nerdwayoflifegroup.blogspot.com/)

0 comentários:

Postar um comentário