
Hoje seria o 144° aniversário de uma das primeiras mulheres a ter seu nome ligado a história da ciência e uma das mais lembradas de seu portentoso panteão, a polonesa Marie Curie(Maria Skłodowska Curie, 1867—1934). Madame Curie, esposa do também exímio cientista Pierre Curie, foi a primeira personalidade a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel - de Física, em 1903 dividido com Pierre Curie, e com o francês Antoine Henri Becquerel(1852-1908), e o Nobel de Química de 1911.

Grande descobridora de elementos do campo da radioatividade e dos elementos químicos rádio e polônio. A única mulher sepultada no Panteão de Paris, não só mostrou como manipular o que não podemos ver mas também deu uso útil para o bem da humanidade.
No dia de hoje, a página inicial do Google deu uma singela e bela homenagem a uma das raras heroínas da ciência,

diria que a melhor homenagem que Madame Curie, e seu marido, ganharam foi o pequeno exercício de imaginação de Bart Simpson no epísódio Marge Arranja um Emprego(Marge Gets a Job) da quarta temporada do programa(1992), na ampla mente do ativo infante um transeunte incauto em meio a uma cidade japonesa grita horrorizado "Oh Não! São os Curie!!!", para logo ser uma das possíveis vítimas da fúria radioativa do gigantesco e monstruoso casal.


Por enquanto é só, até mais e que a força esteja com você.